Portal do Professor

Início do Conteúdo

Trabalhando com a oralidade através de fábulas

Autor e Co-autor(es)

Livia Fagundes Neves imagem do usuário

JUIZ DE FORA - MG COL DE APLICACAO JOAO XXIII

Andréa Vassallo Fagundes

Estrutura Curricular

Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua oral: gêneros discursivos

Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula

O aluno se  familiarizará com o gênero textual fábula e desenvolverá a linguagem oral.

Duração das atividades

Aproximadamente 3 aulas de 50 minutos cada

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Será necessário que o aluno já tenha lido fábulas e que conheça as características desse tipo de texto.

Estratégias e recursos da aula

Momento 1

Recordar com os alunos o que são fábulas, deixando que verbalizem suas opiniões.

Concluir que fábulas são histórias curtas, nas quais os personagens são, geralmente, animais que assumem personalidade de humanos.

Apresentação do vídeo da fábula “A cigarra e a formiga” e/ou da fábula “A raposa e a dona corvo” (Disponível nos sites recomendados em recursos complementares )

Momento 2

Comentários a respeito dos vídeos, discutindo a temática (que no caso da "Cigarra e a formiga " é a necessidade de se planejar para fazer atividades e, no caso da "A rapoza e a dona corvo" é a crença em tudo que nos dizem) e questionando se os alunos já viveram situações semelhantes àquelas apresentadas; ou seja, se eles já deixaram, alguma vez, de planejar algo (como um passeio ou um trabalho escolar) e se prejudicaram com isso ou se eles já acreditaram em algo que era, na verdade, mentira.

Deixar que os alunos contem suas experiências.

Momento 3 – Trabalhando com a oralidade.

Dividir a turma em grupos de três ou quatro alunos e entregar uma fábula xerocada para cada grupo (As sugestões de fábulas encontram-se no site disponível em Recursos complementares)

Caso a fábula seja muito pequena, o professor poderá entregar duas para cada grupo.

Pedir que eles leiam, discutam a(s) história(s) e reflitam a respeito da moral para, em seguida, contarem oralmente à turma o que leram. Orientá-los para dividir as partes da(s) história(s) para que cada um conte uma com suas palavras. Assim, um contará o príncipio da fábula, o outro o meio, um outro aluno o fim e um quarto anunciará a moral da história.

Entregar uma cartolina para cada grupo ilustrar a(s) fabula(s). Esse desenho será utilizado no momento da apresentação.

Se possível, disponibilizar canetinha, tinta colorida, papel colorido ou outros materiais para que a ilustração fique bem criativa.

Momento 4:

Após a apresentação de cada grupo, os demais alunos deverão se posicionar diante da fábula, fazendo perguntas ao grupo.

Cada pergunta deverá ser endereçada a um membro do grupo para que todos participem. Nesse momento a professora deverá ficar atenta para que as perguntas não fujam do tema proposto nem da história contada.

Recursos Complementares

Avaliação

Nessa sequência o aluno será avaliado quanto:

- à capacidade e à desenvoltura em contar oralmente a fábula;

- à habilidade em expressar-se através de desenhos;

- à compreensão do tema e da história, a partir das respostas dadas;

 -E quanto ao envolvimento e participação numa atividade coletiva.