Andr?a Marques Le?o Doescher, Erwin Doescher.
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Educa??o de Jovens e Adultos - 2? ciclo | Outros | ?tica (respeito m?tuo, justi?a, solidariedade e di?logo) |
Educa??o de Jovens e Adultos - 2? ciclo | L?ngua Portuguesa | Linguagem escrita: leitura e produ??o de textos |
Estas aulas visam proporcionar uma reflex?o sobre o papel da mulher na sociedade, as mudan?as culturais e os direitos alcan?ados, os preconceitos que ainda imperam nas rela??es entre os sexos.
Em termos cognitivos ser?o trabalhados os seguintes aspectos:
Capacidade de efetuar pesquisas em diferentes fontes;
L?ngua escrita (leitura e produ??o de texto);
Disciplina e organiza??o no trabalho em grupo;
Criatividade, argumenta??o e an?lise cr?tica de material informativo.
Estrat?gias e recursos da aula
Uso de jornais e not?cias dispon?veis na Internet.
Apresenta??o de v?deo, sala de v?deo.
Uso do Laborat?rio de Inform?tica.
Sugest?o ao professor:
Para enriquecer e diversificar as fontes de pesquisa desta aula o professor poder? disponibilizar para os alunos jornais e revistas imprensos que apresentem reportagens sobre o tema discutido.
Motiva??o
O professor poder? iniciar a aula apresentando a primeira parte (bloco 1) do v?deo ?Casais da Atualidade? dispon?vel no site ?Tome Ci?ncia? (Fig. 1), conforme postado abaixo. O v?deo de 13 minutos ? um debate com especialistas da ?rea e discute as transforma??es sofridas ao longo dos s?culos no papel da mulher, os direitos conquistados e as transforma??es que ainda faltam para a conquista da igualdade.
Recurso:
v?deo ?Casais da Atualidade?
http://www.tomeciencia.com.br/217.htm
Acessado em 04 nov. 2009.
Figura 1 ? Imagem do v?deo.
Sugest?es:
1) O professor poder? baixar o recurso no computador e salv?-lo em DVD para apresentar para a turma na sala de v?deo, se este espa?o estiver dispon?vel na escola.
2) Se o professor tiver tempo dispon?vel, ou em outras oportunidades, poder? apresentar o v?deo todo, que ? composto de quatro blocos de 13 minutos cada.
Atividade 1
Ap?s assistirem o v?deo o professor pode r? reservar um tempo de aproximadamente 20 minutos para debat?-lo com os alunos. Ele poder? iniciar o debate perguntando a opini?o dos alunos sobre o assunto e, principalmente, pedir que eles, tomando como exemplo suas pr?prias hist?rias de vida, opinem se existe ou n?o igualdade entre homens e mulheres em nossa sociedade e porqu?. O professor poder? aprovei tar o momento do debate e perguntar sobre a jornada de vida, a di?ria de cada aluno, quais s?o suas atividades al?m da escola e do trabalho, e no caso de EJA, se h? obriga??es como cuidados com os filhos e tarefas dom?sticas, e se existe uma divis?o de tarefas destas dentro de casa.
Atividade 2
Estando os alunos no laborat?rio de inform?tica, ap?s ouvir as opini?es deles, sugerimos que o professor os questione sobre como eles acham que a m?dia retrata a mulher, seus direitos e obriga??es, e sugerir que eles pesquisem, em duplas ou trios, propagandas dispon?veis na Internet e tentem identificar como estas retratam homens e mulheres. Pe?a que os alunos comparem, de forma que eles percebam as diferen?as que s?o passadas pela m?dia para o comportamento feminino e masculino.
Ap?s pesquisa livre dos alunos, em jornais na Internet, revistas ou jornais impressos. O professor poder? apresentar alguns dos v?deos sugeridos abaixo (Figs. 2, 3 e 4):
Sugest?o de Sites:
1. Mulher usa cerveja para chamar aten??o do namorado.31 segundos. http://www.youtube.com/watch?v=ZOc-j8lPJ48&feature=fvw
Acessado em 04 nov. 2009.
Figura 2 ? Imagem do v?deo 1
2. Homem se finge de b?bedo para enganar mulher. 50 segundos.
http://www.youtube.com/watch?v=60ucaH10PTo
Acessado em 04 nov. 2009.
Figura 3 ? Imagem do v?deo 2
3. M?e se preocupa com a roupa do filho que est? suja. 45 segundos.
http://www.youtube.com/watch?v=DfZFMQpXRJI&feature=related
Acessado em 04 nov. 2009.
Figura 4 ? Imagem do v?deo 3
Pe?a que os alunos formem duplas e discutam entre si como a mulher e o homem s?o retratados nas propogandas apresentadas. Estimule que os alunos discutam sobre cada um dos v?deos que foram projetados e pe?a que eles opinem e registrem suas opini?es em um caderno (durante a discuss?o em duplas) para que depois as duplas possam expor para o restante da turma suas impress?es.
Atividade 3
Neste momento, o professor dever? apresentar os recursos dispon?veis abaixo (Fig. 5, 6 e 7), s?o li nks de uma propaganda, um artigo e uma reportagem que ajudar?o na reflex?o sobre a imagem da mulher na m?dia e suas transforma??es. Pe?a para que os alunos analisem, grifando os trechos que mais lhes interessa, das mat?ria e retomem as discuss?es sobre o papel da mulher na sociedade, seus direitos e suas conquistas.
4. Comercial da marca DOVE prop?e uma nova abordagem da imagem feminina. 1:03 minutos.
http://www.leorama.org/2008/09/mulher-na-publicidade.html
Acessado em 06 nov. 2009.
Figura 5 ? Imagem do v?deo 4.
5. Artigo jornal?stico discute os comerciais de cerveja e imagem feminina.
http://www.observatoriodaimprensa.com.br/artigos.asp?cod=415OPP001
Acessado em 06 nov. 2009.
Figura 6 ? Imagem do artigo.
6. Mat?ria que apresenta nova configura??o da participa??o da mulher no mercado de trabalho. Dispon?vel em:
http://www.observatoriodaimprensa.com.br/artigos.asp?cod=415OPP001
Acessado em 06 nov. 2009.
Figura 7 ? Mulher se inscreve em curso de pedreiro.
Para finalizar a aula o professor poder? propor que cada dupla crie uma ?T?bua de direitos? em que os alunos, em uma cartolina grande, listem quais s?o os direitos da mulheres e as conquistas que faltam para existir igualdade entre os sexos. Para finalizar as duplas poder?o apresentar sua ?T?bua? para o restante da turma, expondo tamb?m verbalmente sua opini?o sobre o tema da aula. A ?T?bua de direitos? de cada dupla poder? ser fixada em sala de aula ou o professor poder? ainda sugerir que os alunos confeccionem uma ?nica ?T?bua? da turma, reunindo nela todos os principais direitos e deveres..
Cartolina e canetas coloridas
A avalia??o dever? recair sobre o processo de envolvimento da turma com os debates e a participa??o de todos nas atividades propostas, desde as pesquisas at? a confec??o dos cartazes da ?T?bua de direitos?. O professor tamb?m poder? avaliar a an?lise critica dos alunos em rela??o ao conte?do das propagandas analisadas.