Portal do Professor

Início do Conteúdo

Cuidando do meu corpo (higiene pessoal)

Eziquiel Menta

imagem do usuário

CURITIBA - PR

SECRETARIA ESTADUAL DE EDUCA??O

ROSANGELA MENTA MELLO

imagem do usuário

TELEMACO BORBA - PR

WOLFF KLABIN CE E FUND MED NOR E PROF

Maura Gislaine Barros

imagem do usuário

TELEMACO BORBA - PR

JARDIM ALEGRE C E ENS FUND MED PROF

Ros?ngela Menta Mello

Estrutura Curricular

Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Educa??o F?sica Conhecimentos sobre o corpo
Ensino Fundamental Inicial Sa?de Cuidados do corpo
Ensino Fundamental Inicial Ci?ncias Naturais Ser humano e sa?de

Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula

Aprender cuidados b?sicos de higiene.

Duração das atividades

2 horas-aula

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

N?o necessita  se trabalhar conte?dos previamente.

Estratégias e recursos da aula

PR?TICA SOCIAL INICIAL

Se uma pessoa n?o se valoriza, ela n?o se cuida. Os cuidadpos pessoais incluindo a higiene s?o de fundamental import?ncia para termos boa sa?de.

PROBLEMATIZA??O

undefined

PBWORKS.COM Dispon?vel em: http://deisehm.pbworks.com/f/1212539333/higiene.JPG acessada em: 19/11/2009.

Qual a import?ncia? Por que devemos tomar banho todos os dias? Do que precisamos quando vamos tomar banho? Ser? que o banho ? a ?nica forma de demonstrarmos higiene?

INSTRUMENTALIZA??O

A higiene do corpo ? de fundamental import?ncia para a sa?de. Muitas doen?as, principalmente as de pele, surgem pela falta de higiene.

A primeira coisa a ser ensinado ?s crian?as e jovens ? manter o corpo asseado e perfumado e as roupas limpas, isso deve partir de casa para a escola.

Atividade

Apresente aos alunos o v?deo a seguir:

undefined

YOUTUBE.COM Dispon?vel em: http://www.youtube.com/watch?v=WJEjEuHBWoM acessada em 19/11/2009.

Ap?s assistir ao v?deo poderemos conversar com os alunos sobre o assunto dando ?nfase para:

O corpo: cheiro do corpo (origem do odor) - podendo falar sobre o que influencia no odor: as gl?ndulas sudor?paras, ra?a, gen?tica, atividade f?sica, alimenta??o, fungo, alguns tipos de tecidos.

undefined

HAREKRISHINA.ORG.BR Dispon?vel em: http://www.harekrishna.org.br/imagens/banho.jpg acessada em 19/11/2009.

Os dentes: a forma correta de se escova??o e quando escovar.

undefined

S8.COM.BR Dispon?vel em: http://i.s8.com.br/images/books/cover/img9/130799.jpg acessada em 19/11/2009.

As orelhas: como limp?-las.

undefined

WORDPRESS.COM Dispon?vel em: http://serfranco.files.wordpress.com/2008/05/orelha.jpg acessada em: 19/11/2009.

Cabelos: como lavar os cabelos e a import?ncia de mante-los bem cortados para se evitar piolhos.

undefined

FOTOSEARCH.COM Dispon?vel em: http://comps.fotosearch.com/bigcomps/GLW/GLW123/gwil20815.jpg acessada em: 19/11/2009.

M?os, p?s e unhas: como e quando lavar as m?os, sempre mantendo as unhas dos p?s e m?os bem aparadas.

undefined

COOLKIDS.GUARDA.PT Dispon?vel e m: http://www.coolkids.guarda.pt/files/shared/lavarmaos.gif acessada em 19/11 /2009.

undefined

SLEEK.COM.BR Di spon?vel em: http://www.sleek.com.br/imagens/Quantotemponavidaagentepassa_F71B/unhas.jpg acessada em: 19/11/2009.

Corpo humano feminino

Corpo humano masculino

 ROTEIRO DE DISCUSS?O:

1. Existem algumas diferen?a sentre homens e mulheres, mas ser? que na hora da higiene essas diferen?as existem?

2. De que formaa falta de higiene pode causar mal a nossa sa?de?

3. Ser? que as mulheres tem mais aten??o com a higiene pessoal do que os homens?

Todos devemos cuidar da nossa higiene pois a falta dessa poder? causar malef?cios para nossa sa?de.

Agora que todos j? sabem os cuidados b?sicos de higiene que devemos ter com nosso corpo, vamos colocar em pr?tica o que aprendemos.

1. Vamos trazer para a escola: bonecas, banheiras, produtos de higiene pessoal (sabonete, shampo, etc), toalhas e daremos um banho em nossos brinquedos. Usando tudo o que se aprendeu sobre a higiene do corpo.

2. Pedir para que os alunos desenhem produtos que representem cuidados com a higiene pessoal. Ap?s desenharem cada um dever? recortar os desenhos e juntos vamos montar um m?bilo de produto de higiene.

Podemos trabalhar os cuidados parte por parte do corpo.

Revisando o que aprendemos at? aqui:

- Qual a melhor maneira de limpar as orelhas? Com meus ouvidos eu... Conversar sobre a audi??o.

- Como devo conservar meus p?s e unhas? Por qu?? Vamos conversar sobre o tato... Com meus p?s e m?os posso sentir...

- Que cuidados devo ter com meu cabelo? O que ? piolho? (Se ouver possibilidade mostrar aos alunos um piolho no microsc?pio).

- Como devo cuidar de minhas roupas?

- Como cuidar de minha boca?

Sabe que mais sofre com a sujeira? Seus poros! mas para que seu corpo fique bem limpo, n?o precisa demorar muito no chuveiro, uma boa passada de esponja com sabonete em todo o corpo ? suficiente para botar pra correr muitos micr?bios.

CATARSE

Cuidados b?sicos co m nosso corpo s?o de fundamental import?ncia para nossa sa?de por isso n?o devemos esquecer de, tomar banho todos os dias, escovar os dentes ao se levantar, antes de dormir e ap?s as refei??es, manter nossas unhas e cabelos sempre cortados, lavar as m?os antes das refei??es e ap?s usar o banheiro e manter nossa orelha bem limpa.

PR?TICA SOCIAL FINAL

Vamos pedir para que nosso alunos construam uma hist?ria em quadrinho sobre a Higiene do nosso corpo, para a realiza??o desta atividade poderemos usar o Hag?qu?, um editor de hist?ria em quadrinhos com fins pedag?gicos, que pode ser acessado em: http://www.nied.unicamp.br/~hagaque/

Recursos Educacionais

Nome Tipo
Corpo humano feminino Anima??o/simula??o
Corpo humano masculino Anima??o/simula??o

Recursos Complementares

Higiene Pessoal -  Dispon?vel em: http://www.cobra.pages.nom.br/bmp-higicorpo.html - acassada em 19/11/2009.

Avaliação

Pela participa??o nos momentos de conversa, pelas produ??es realizadas pelos alunos.