Pedro Luiz A. Malagutti
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Final | Matem?tica | Tratamento da informa??o |
Conceitos b?sicos de estat?stica.
Opera??es b?sicas. Sistema de coordenadas cartesianas.
* As amplitudes das classes devem ser de acordo com os dados da amostra.
Outra forma de representar um conjunto de dados de uma vari?vel quantitativa s?o as medidas de tend?ncia central. Tais medidas s?o importantes pois fornecem uma ideia dos valores mais t?picos assumidos pela vari?vel em estudo. As mais comuns s?o: m?dia. moda e mediana.
Pe?a para que os grupos obtenham cada uma delas para as duas vari?veis quantitativas e promova uma discuss?o sobre qual delas ? a melhor representa??o. Note que a moda e a mediana s?o menos influenciadas por valores extremos do conjunto de dados.
Caso seja poss?vel leve a classe para montar os gr?ficos em softwares espec?ficos. Abaixo temos algumas sugest?es mais indicadas para crian?as do Ensino Fundamental, pois existem ferramentas computacionais muito eficientes mas tamb?m mais complicadas de usar.
Para a constru??o de gr?ficos de barras sugerimos:
Uma op??o bastante completa ? o software livre GeoGeabra. Ele pode se acessado atrav?s do link abaixo, ele encontra-se no Banco Internacional de Objetos Educacionais ?
http://objetoseducacionais2.mec.gov.br/handle/mec/3538
Ele permite a constru??o de uma palnilha de dados bem como de gr?ficos de barras, histogramas, box plots e ainda c?lculo de m?dia, mediana, ...
Nome | Tipo |
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Simple bar chart | Anima??o/simula??o |
1 - Livro Temas e Problemas Elementares - Cap?tulo 9 - Cole??o do Professor de Matem?tica - SBM
2 -http://www.cienciamao.if.usp.br/tudo/exibir.php?midia=vntc&cod=_asmedias - v?deo do telecurso 2000
O professor pode pedir um relat?rio com as conclus?es da discuss?o final sobre os melhores gr?ficos para represnetar cada tipo de vari?vel e sobre a melhor medida de tend?ncia central que resume toda a amostra.
Os grupos podem trocar gr?ficos (principalmente se houverem vari?veis distintas) e deve ser feita uma leitura da representa??o, da mesma forma que foi realizada com as figuras de jornais e revistas.
Al?m disso, todo o material feito pelos estudantes pode ser recolhido e analisado.