Portal do Professor

Início do Conteúdo

No??es de estat?stica descritiva

Autor e Co-autor(es)

Rita Santos Guimar?es imagem do usuário

SAO CARLOS - SP Universidade Federal de S?o Carlos

Pedro Luiz A. Malagutti

Estrutura Curricular

Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Final Matem?tica Tratamento da informa??o

Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula

Conceitos b?sicos de estat?stica.

Duração das atividades

Uma aula dupla (100 min).

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Opera??es b?sicas. Sistema de coordenadas cartesianas.

Estratégias e recursos da aula

* As amplitudes das classes devem ser de acordo com os dados da amostra.

Outra forma de representar um conjunto de dados de uma vari?vel quantitativa s?o as medidas de tend?ncia central. Tais medidas s?o importantes pois fornecem uma ideia dos valores mais t?picos assumidos pela vari?vel em estudo. As mais comuns s?o: m?dia. moda e mediana.

Pe?a para que os grupos obtenham cada uma delas para as duas vari?veis quantitativas e promova uma discuss?o sobre qual delas ? a melhor representa??o. Note que a moda e a mediana s?o menos influenciadas por valores extremos do conjunto de dados.

Atividades na sala de inform?tica

Caso seja poss?vel leve a classe para montar os gr?ficos em softwares espec?ficos. Abaixo temos algumas sugest?es mais indicadas para crian?as do Ensino Fundamental, pois existem ferramentas computacionais muito eficientes mas tamb?m mais complicadas de usar.

Para a constru??o de gr?ficos de barras sugerimos:

Simple bar chart

Uma op??o bastante completa ? o software livre GeoGeabra. Ele pode se acessado atrav?s do link abaixo, ele encontra-se no Banco Internacional de Objetos Educacionais ?

http://objetoseducacionais2.mec.gov.br/handle/mec/3538

Ele permite a constru??o de uma palnilha de dados bem como de gr?ficos de barras, histogramas, box plots e ainda c?lculo de m?dia, mediana, ...

Recursos Educacionais

Nome Tipo
Simple bar chart Anima??o/simula??o

Recursos Complementares

1 - Livro Temas e Problemas Elementares - Cap?tulo 9 - Cole??o do Professor de Matem?tica - SBM

2 -http://www.cienciamao.if.usp.br/tudo/exibir.php?midia=vntc&cod=_asmedias - v?deo do telecurso 2000

Avaliação

O professor pode pedir um relat?rio com as conclus?es da discuss?o final sobre os melhores gr?ficos para represnetar cada tipo de vari?vel e sobre a melhor medida de tend?ncia central que resume toda a amostra.

Os grupos podem trocar gr?ficos (principalmente se houverem vari?veis distintas) e deve ser feita uma leitura da representa??o, da mesma forma que foi realizada com as figuras de jornais e revistas.

Al?m disso, todo o material feito pelos estudantes pode ser recolhido e analisado.