Portal do Professor

Início do Conteúdo

Transportation

Autor e Co-autor(es)

Luana Vieira de Assis imagem do usuário

BELO HORIZONTE - MG ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO

Luciana de Oliveira Silva

Estrutura Curricular

Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Final L?ngua Estrangeira Aspectos morfol?gicos, sint?ticos e fonol?gicos

Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula

Vocabul?rio para falar sobre meios de transportes.

Duração das atividades

03 horas/aulas de 50 minutos, aproximadamente.

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

O aluno dever? saber como responder WH questions (What, What kind of, How, How much), e dever? ter no??o do uso do verbo BE nas suas formas afirmativas, negativas e interrogativas.

Estratégias e recursos da aula

Aula 1

Pergunte aos alunos: What are the transportations used around the world?

Mostre as figuras e anote as respostas dos alunos no quadro. Pe?a-os que transcrevam para o caderno todos os meios de transportes citados.

a- CAR

Figura 1: Carro.
Fonte: http://cyberauto.files.wordpress.com/2007/02/acura_adcd-sportscar_79_1280x1024.jpg  (acesso em 09 de Novembro de 2009)

b- AIRPLANE

Figura 2: Avi?o.

Fonte: http://www.faqs.org/photo-dict/photofiles/list/8/667airplane.jpg  (acesso em 09 de Novembro de 2009)

c- BUS

Figura 3: ?nibus.
Fonte: http://lastfeeling.files.wordpress.com/2009/03/school-bus-773212.jpg  (acesso em 09 de novembro de 2009)


d- TRUCK

Figura 4: Caminh?o.
Fonte: http://www.herculesvanlines.com/images/truck_road.jpg  (acesso em 09 de Novembro de 2009)

e- BOAT

Figura 5: Barco.
Fonte: http://www.zerkamorenofoundation.org/wp-content/uploads/2009/04/boat.jpg  (acesso em 09 de Novembro de 2009)


Sugest?o: Se achar oportuno, use figuras que ilustrem outros meios de transporte.


Pergunte aos alunos:


Figura A- How much is this car?
Figura B - What kind of plane is this?
Figura C- What kind of bus is this?
Figura D ? What is the height of this vehicle?
Figura E ? What is the difference between a boat and a ship?


Observa??o:  Com essas perguntas,os alunos ter?o chance de falar sobre os transportes em quest?o. Se achar necess?rio d? suporte aos alunos, em rela??o ao vocabul?rio.

Aula 2


Acesse http://www.esltower.com/VOCABSHEETS/transport/transport.html  (acesso em 09 de Novembro de 2009). Neste site h? 3 handouts que poder?o servir para praticar o vocabul?rio sobre meios de transporte:

http://www.esltower.com/VOCABSHEETS/transport/Transport%20Crossword.pdf

http://www.esltower.com/VOCABSHEETS/transport/how%20do%20you%20come%20school.pdf

http://www.esltower.com/VOCABSHEETS/transport/Transport%20Word%20Search.pdf

(acesso em 09 de Novembro de 2009)

Sugest?o: Divida a sala em grupos pequenos (m?ximo de 4 pessoas) e fa?a uma gincana nesta aula. Use os exerc?cios do site citado anteriormente. Determine um tempo para a resolu??o de cada exerc?cio. Voc? poder? come?ar de um mais simples e a cada rodada aumentar o n?vel de dificuldade das crosswords. Os ?ganhadores? poder?o receber pr?mios (balas, bombons, etc) como motiva??o.

Incentive os alunos a conhecer diversos tipos de transportes existentes ao redor do mundo. Deixe-os pesquisarem, se tiver tempo, dentro de sala. Caso contr?rio, pe?a-os que fa?am a pesquisa como exerc?cio de casa. Esclare?a que eles dever?o estar com o resultado da pesqui sa na pr?xima aula.


Aula 3

Organize os alunos em um grande c?rculo para debate na sala. Eles dever?o apresentar, para o restante da turma, o resultado da pesquisa feita em casa. Com a ajuda dos alunos, fa?a uma vota??o para escolher qual ? o meio de transporte mais interessante, estranho ou curioso.

Observa??o: A apresenta??o dever? ser feita usando, ao m?ximo, a l?ngua alvo.

Recursos Complementares

Avaliação

Mantenha formados os grupos da aula 2. Escolha cinco dos meios de transportes apresentados e pe?a aos alunos que escrevam, em ingl?s, a maior quantidade poss?vel de curiosidades sobre tal transporte (peso, velocidade, altura,etc.). Dependendo do n?vel ling??stico da turma, coloque como padr?o um par?grafo para cada item. Se for uma turma de n?vel b?sico, aceite frases soltas. Dessa forma, os alunos ter?o confian?a, para em uma pr?xima oportunidade, escrever textos maiores.