Andr?a Vassallo Fagundes
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | L?ngua Portuguesa | L?ngua escrita: g?neros discursivos |
Ensino Fundamental Inicial | L?ngua Portuguesa | L?ngua escrita: usos e formas |
O aluno entrar? em contato com textos informativos, percebendo sua utilidade nas pr?ticas sociais.
Ser? necess?rio que o aluno j? tenha manuseado jornais e percebido que tal suporte apresenta diferentes textos.
Precisar?, ainda, estar alfabetizado e inserido no processo de letramento.
Momento 1
O professor entregar? o texto abaixo, ?Brinquedos do tempo do vov??, xerocado para os alunos realizarem uma leitura silenciosa e colarem no caderno.
Em seguida, realizar? uma leitura oral e iniciar? uma discuss?o com os alunos a respeito da tem?tica do texto.
Poder?o ser feitas as seguintes perguntas visando esse objetivo:
- O que voc?s entenderam do texto?
-Voc?s j? brincaram de pipa?
- Gostam de brincar de pipa? Por qu??
- Quais s?o suas brincadeiras preferidas?
- Voc?s acham que as brincadeiras de antigamente s?o as mesmas de hoje em dia?
Posteriormente, o professor dever? explorar a estrutura do texto, fazendo perguntas orais:
- Que informa??es novas o texto lhe trouxe? (Resposta pessoal)
- Quais informa??es voc? conhecia? (Resposta pessoal)
- Voc?s j? leram textos como esse que traziam informa??es a respeito de um tema? (Resposta pessoal)
Dessa forma, o professor dever? explicar que esse texto ? um texto informativo, porque traz informa??es para o leitor. Assim, ao ler um texto como esse podemos aprender algo atrav?s de informa??es novas que ele nos traz.
Chamar a aten??o para o fato de que as informa??es s?o baseadas em uma fonte. No caso dessa not?cia, o autor se baseia nas afirma??es de um especialista em pipas, para dar mais credibilidade ?s informa??es que ele est? passando.
Perguntar, ainda, se h? nesse texto alguma opini?o do autor, Concluindo que em um texto informativo, o autor, geralmente, n?o d? sua opini?o sobre o assunto, apenas apresenta algumas informa??es.
Momento 2
Em um segundo momento, o professor far? as seguintes atividades, dirigidas, no caderno:
1- De onde o texto foi retirado? (Do jornal Estadinho de 15 de fevereiro de 1997)
2- De qual assunto ele trata? (Ele trata da brincadeira de empinar pipa)
3- Qual a finalidade do texto? (Dar v?rias informa??es sobre a pipa e prevenir sobre o uso do cerol)
4- Sublinhe no texto os diferentes nomes que a pipa recebe no Brasil.
5- De que voc? costuma chamar esse brinquedo? (Resposta pessoal)
Para responder essas quest?es, o professor dever? escrever uma a uma no quadro negro e chegar ?s conclus?es junto com os alunos. ? importante que, ao longo dessas atividades, o professor enfatize que esse texto foi retirado de um jornal conhecido e que tem o objetivo de trazer uma informa??o para os leitores, sendo assim um texto de conte?do informativo que nos permite aprender sobre algum assunto.
Perguntar, neste momento, quem lembra de j? ter lido um texto desse tipo no jornal e qual informa??o ele trazia.
Momento 3
Pedir para os alunos anotarem no caderno o seguinte lembrete:
O texto informativo ? aquele cuja a principal fun??o ? informar, ou seja, passar uma informa??o.
Encontramos esse tipo de texto, principalmente, em jornais.
? importante que as informa??es citadas tenham uma fonte e sejam exemplificadas. Al?m disso, esse texto n?o deve conter opini?es pessoais.
Momento 4
Para complementar a aula, o professor poder? realizar uma atividade em grupo de tr?s ou quatro alunos.
Para tanto, ele entregar? o texto abaixo "Crise da ?gua?" para os grupos e pedir? que eles o leiam e discutam as informa??es contidas, refletindo, inclusive, sobre ?quelas que s?o novas para eles, dando sua opini?o sobre o tema.
As conclus?es da discuss?o dever?o ser anotadas em uma folha, a ser entregue, da seguinte forma:
T?tulo do texto:
De onde foi retirado:
Data de publica??o do texto:
Informa??es que o texto traz: (orientar a listagem de informa??es em t?picos, como, por exemplo: as principais fontes de ?gua doce s?o os rios, os lagos...../ o len?ol fre?tico ? a camada de ?gua que fica no solo..)
Fontes citada: (Alguns cientistas)
Conclus?es do grupo sobre o texto:
?Crise da ?gua??
As principais fontes de ?gua doce s?o os rios, os lagos, as lagoas e os len??is fre?ticos., como ? chamada a camada de ?gua que fica sob o solo. Aqui no Brasil, essas fontes, que j? s?o mal distribu?do pelo territ?rio, sofrem tamb?m com a polui??o.
Os rios est?o com a qualidade de ?guas comprometidas. ? que, ao mesmo tempo em que fazem uso das ?guas, as industrias lan?am nelas toda a sujeira que acumulam enquanto est?o trabalhando. Grande parte dessa sujeira ? formada por subst?ncias venosas ?s plantas e aos an imais. Por isso, vemos com freq??ncia peixes morto s em rios e lagos.
Alguns cientistas acreditam que o aumento do consumo de ?gua doce soma do ? sua polui??o s?o os fatores que ma is v?o colaborar para a redu??o desse liquido no nosso planeta. Pesquisadores avaliam que num futuro muito pr?xi mo alguns pa?ses doce do que por petr?leo. E essa ?crise da ?gua ? poder? acontecer j? no s?culo 21.
Por isso, temos a importante tarefa de evitar o desperd?cio de ?gua doce e reduzir a polui??o. N?o devemos tamb?m nos esquecer de recuperar o que j? foi destru?do. Ser? preciso muito trabalho para trazer de volta a qualidade desse liquido que se torna cada vez mais raro.
A grande preocupa??o dos cientistas ? que, ao contr?rio de outros recursos, como o petr?leo, para o qual existem meios de compensar a falta, a ?gua doce n?o tem substituto. Ent?o, ? bom controlar a torneira!
Estadinho , S?o Paulo, O Estado de S?o Paulo, 7 dez. 1996,p.4.
Momento 5
As conclus?es de cada grupo poder?o ser lidas numa grande roda e cada grupo poder? tecer coment?rios sobre os demais.
Ao final desta aula o professor dever? avaliar se o aluno:
- Compreendeu a import?ncia e a especificidade dos textos informativos.
- Entendeu que esse conte?do informacional pode apresentar-se, principalmente, em textos de jornal.
- Foi capaz de discutir e opinar sobre o tema em quest?o nos textos.
- Realizou a atividade do momento 4 demonstrando dominar as caracter?sticas do texto.