Suzana Maria Brito de Medeiros
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Educa??o Infantil | Linguagem oral e escrita | Falar e escutar |
Educa??o Infantil | Matem?tica | N?meros e sistemas de numera??o (contagem; nota??o e escrita num?ricas e opera??es) |
Educa??o Infantil | Linguagem oral e escrita | Pr?ticas de leitura |
Os alunos da Educa??o Infantil, na faixa et?ria de 2 a 3 anos, poder?o:
Para vivenciar esta aula os alunos precisam j? ter presenciado discuss?es iniciais sobre o tema Os Pintos. Esses conhecimentos poder?o ser trabalhados por interm?dio das aulas, apresentadas neste portal, intituladas: ?O Pintinho o que ?? ? um Passarinho?? e ?O ovo ? Tarsila do Amaral?.
Atividade - Conhecendo a comida dos pintos
1? Passo - Em uma grande roda o (a) professor (a) questiona os seus alunos sobre qual a comida que eles acham que o pinto come? Nesse momento, ele vai anotando as suas respostas, em seguida o (a) professor (a) apresenta a comida que o pinto come quando pequeno e a comida que ele come quando cresce.
2? Passo - O (a) professor (a) chamar? individualmente cada crian?a para pegar/sentir e ir colando o farelo e o milho em uma folha de (cartolina ou papel madeira), como mostra a imagem abaixo.Durante a realiza??o desta atividade o (a) professor (a) dever? tomar todos os cuidados necess?rios por se tratar de crian?as muito pequenas, assim quando terminada a colagem, ele (a) dever? passar cobrir o cartaz com pl?stico transparente em cima dos farelos e gr?os de milhos. Para a pr?xima atividade, enviar para os pais um comunicado solicitando, a cada crian?a, um ingrediente para fazermos um cuscuz com ovos.
Atividade - Preparando o cuscuz
1? Passo -Em um outro momento, o (a) professor (a) deve questionar as crian?as sobre os ingredientes (cuscuz, ovos, sal) que trouxeram. Que ingrediente ? esse? Em quais comidas tamb?m pode ser usado?).Realizar a culin?ria explorando com as crian?as os numerais relacionando-os as quantidades, (Quantos ovos?) Vamos contar?.Explorar tamb?m o ovo por fora e por dentro, o cheiro e as cores do ovo e do cuscuz.
2? Passo - Degustando o cuscuz
Depois de pronto ? s? reunir os aluno para realizar a degusta??o do cuscuz com ovos e suco.
3? Passo - O (a) professor (a) pode solicitar aos alunos que registrem individualmente esta aula atrav?s do desenho.
Despertar junto ? crian?a o interesse pela alimenta??o que envolve a tem?tica, para tanto, o professor pode trabalhar receitas ou alimentos variadas, como: bolos, pipoca, arroz com frango desfiado, dentre outros.
Ao final da aula o professor dever? observar: