Portal do Professor

Início do Conteúdo

O que ? que o pinto come: degustando

Autor e Co-autor(es)

Solange K?tia Epif?nio Soares imagem do usuário

NATAL - RN NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI

Suzana Maria Brito de Medeiros

Estrutura Curricular

Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Educa??o Infantil Linguagem oral e escrita Falar e escutar
Educa??o Infantil Matem?tica N?meros e sistemas de numera??o (contagem; nota??o e escrita num?ricas e opera??es)
Educa??o Infantil Linguagem oral e escrita Pr?ticas de leitura

Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula

Os alunos da Educa??o Infantil, na faixa et?ria de 2 a 3 anos, poder?o:

  • Familiarizar-se com alguns aspectos relativos ? vida do pinto - a alimenta??o;
  • Conhecer a import?ncia desta ave para o homem.

Duração das atividades

Duas aulas com dura??o de 20 a 30 minutos.

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Para vivenciar esta aula os alunos precisam j? ter presenciado discuss?es iniciais sobre o tema Os Pintos. Esses conhecimentos poder?o ser trabalhados por interm?dio das aulas, apresentadas neste portal, intituladas: ?O Pintinho o que ?? ? um Passarinho?? e ?O ovo ? Tarsila do Amaral?.

Estratégias e recursos da aula

Atividade - Conhecendo a comida dos pintos

1? Passo - Em uma grande roda o (a) professor (a) questiona os seus alunos sobre qual a comida que eles acham que o pinto come? Nesse momento, ele vai anotando as suas respostas, em seguida o (a) professor (a) apresenta a comida que o pinto come quando pequeno e a comida que ele come quando cresce.

2? Passo - O (a) professor (a) chamar? individualmente cada crian?a para pegar/sentir e ir colando o farelo e o milho em uma folha de (cartolina ou papel madeira), como mostra a imagem abaixo.Durante a realiza??o desta atividade o (a) professor (a) dever? tomar todos os cuidados necess?rios por se tratar de crian?as muito pequenas, assim quando terminada a colagem, ele (a) dever? passar cobrir o cartaz com pl?stico transparente em cima dos farelos e gr?os de milhos. Para a pr?xima atividade, enviar para os pais um comunicado solicitando, a cada crian?a, um ingrediente para fazermos um cuscuz com ovos.

undefined

undefined

Atividade - Preparando o cuscuz

1? Passo -Em um outro momento, o (a) professor (a) deve questionar as crian?as sobre os ingredientes (cuscuz, ovos, sal) que trouxeram. Que ingrediente ? esse? Em quais comidas tamb?m pode ser usado?).Realizar a culin?ria  explorando com as crian?as os numerais relacionando-os as quantidades, (Quantos ovos?) Vamos contar?.Explorar tamb?m o ovo por fora e por dentro, o cheiro e as cores do ovo e do cuscuz.

undefined

undefined

 

2? Passo - Degustando o cuscuz

Depois de pronto ? s? reunir os aluno para realizar a degusta??o do cuscuz com ovos e suco.

undefined

 

3? Passo - O (a) professor (a) pode solicitar aos alunos que registrem individualmente esta aula atrav?s do desenho.

Despertar junto ? crian?a o interesse pela alimenta??o que envolve a tem?tica, para tanto, o professor pode trabalhar receitas ou alimentos variadas, como: bolos, pipoca, arroz com frango desfiado, dentre outros. 

Recursos Complementares

Sugest?o: Ao final do estudo cada crian?a poder? levar para casa um pintinho para que possa cuidar dele.

Avaliação

Ao final da aula o professor dever? observar:

  •  Se a crian?a participou da realiza??o e degusta??o da culin?ria;
  •  Se a crian?a registrou a aula atrav?s do desenho.