Portal do Professor

Início do Conteúdo

Quem foi C?ndido Portinari?

Autor e Co-autor(es)

L?via Raposo Bardy imagem do usuário

SAO CARLOS - SP Universidade Federal de S?o Carlos

Andr?a Marques Le?o Doescher, Erwin Doescher, Andreza Marques de Castro Le?o.

Estrutura Curricular

Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Educa??o de Jovens e Adultos - 1? ciclo Estudo da Sociedade e da Natureza Cultura e diversidade cultural
Educa??o de Jovens e Adultos - 1? ciclo L?ngua Portuguesa Leitura e escrita de texto
Educa??o de Jovens e Adultos - 1? ciclo L?ngua Portuguesa Linguagem oral
Ensino Fundamental Inicial L?ngua Portuguesa L?ngua escrita: g?neros discursivos
Ensino Fundamental Inicial L?ngua Portuguesa L?ngua oral: usos e formas
Ensino Fundamental Inicial Hist?ria Localidade

Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula

Com estas aulas os alunos poder?o aprender quem foi o artista brasileiro C?ndido Portinari por meio de uma visita virtual ao museu do artista. Em termos cognitivos ser?o trabalhados os seguintes aspectos:
- Capacidade de efetuar pesquisas em diferentes fontes;
- L?ngua escrita (elabora??o de murais);

- Disciplina e organiza??o no trabalho em grupo.

Duração das atividades

Aproximadamente 100 minutos; Duas (2) Aulas.

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

N?o h? necessidade de que conhecimentos pr?vios sejam trabalhados para o desenvolvimento destas aulas.

Estratégias e recursos da aula

As estrat?gias utilizadas ser?o:
- Aula interativa;
- Uso do Laborat?rio de Inform?tica.


Motiva??o:

Para dar in?cio aos estudos sobre o tema destas aulas, o professor dever? perguntar aos alunos se eles j? ouviram falar de C?ndido Portinari. Em seguida, poder? mostrar uma foto do artista (Fig. 1), como postado abaixo:

Figura 1- Imagem de C?ndido Portinari
Dispon?vel em: http://www.saopaulo.sp.gov.br/patrimonioartistico/sis/fl/imagem/artistas/C%C3%A2ndido%20Portinari.jpg  Acesso em: 31.Out.2009.

O professor poder? dizer aos alunos que ele foi um artista brasileiro reconhecido mundialmente, e em seguida perguntar qual o tipo de arte que eles acham que Portinari criava, se era poesia, escultura, pintura e etc. Ap?s ouvir os conhecimentos pr?vios ou as opini?es dos alunos, o professor poder? mostrar a imagem de algumas das obras mais famosas do artista (Fig. 2). Mostrar? as imagens e dever? discutir com os alunos o que cada uma delas representa; qual foi a inten??o de Portinari ao cri?-las. 


Figura 2- Imagem da obra ?Estivador?
Dispon?vel em: http://www.portinari.org.br/ppsite/homepage/100_anos/sobre/pop_01.htm  Acesso em: 08. Nov. 2009.


Atividade 1

Neste momento os alunos dever?o ser divididos em duplas para que possam explorar o site do museu de C?ndido Portinari (Fig. 3).


Recurso:

Link do Recurso dispon?vel no Site do Portal do Professor:

http://casadeportinari.com.br/principal.htm

Figura 3- Imagem do Museu Virtual

O site, como um todo, dever? ser explorado pelas duplas - tanto a parte destinado ao ?Museu? que cont?m as obras, o hist?rico deste, o acervo, quanto ? parte destinada ao ?Artista? em que a vida do artista ? contada, sua biografia entre outras informa??es.
Para nortear as pesquisas, sugerimos que na parte destinado ao ?Museu?, os itens ?Hist?rico? e ?Acervo? sejam explorados pelas duplas e na parte ?O Artista? que os itens ?Biografia?, ?O pol?tico?, ?O poeta? e o ?Desenhista? sejam explorados.

Observa??o: O professor poder? disponibilizar aos alunos outras fontes para a realiza??o das pesquisas, como: livros did?ticos, jornais, revistas, entre outros materiais que falem da vida e da obra do artista trabalhado nestas aulas.

Atividade 2

Ap?s a explora??o do museu virtual, o professor dever? propor algumas reflex?es sobre todo conte?do pesquisado. Neste momento, os alunos dever?o saber que C?ndido Portinari foi um artista que tinha a preocupa??o de representar seu pa?s e seu povo. Para isso, sugerimos que o professor mostre aos alunos algumas de suas obras (Figs. 4, 5 e 6), para que possam a partir destas informa??es discutir cada uma delas, isto ?, o que elas querem nos falar; o objetivo de cada uma e etc.

Figura 4-Imagem de uma obra ?Figuras na praia com ba? azul?
Dispon?vel em: http://www. portalsaofrancisco.c om.br/alfa/candido-portinari/imagens/o-centenario-de-candido-portinari.jpg Acesso em: 09. Nov. 2009.

Figura 5- Imagem da obra ?O casamento na ro?a?
Dispon?vel em: http://veja.abril.com.br/vejarj/150904/imagens/arte1.jpg Acesso em: 10. Nov. 2009.

Figura 6- Imagem da obra ?O Cangaceiro?
Dispon?vel em: http://www.estadao.com.br/fotos/cangaco-int.jpg Acesso em: 09. Nov. 2009.


Al?m das imagens acima, o professor dever? apresentar aos alunos a seguinte frase:

?Nenhum outro pintor pintou mais um pa?s do que Portinari pintou o seu?? (Israel Pedrosa, 1983, em depoimento ao Projeto Portinari), para que possam perceber como Candido Portinari era visto pelas pessoas, o quanto ele foi e ? respeitado.
Em seguida esta frase de Chopin, tamb?m poder? ser apresentada aos alunos e em seguida, discutida: ?A arte ? o espelho da p?tria.
O pa?s que n?o preserva os seus valores culturais
Jamais ver? a imagem de sua pr?pria alma.?
(Chopin)

 

Atividade 3


Feitas as discuss?es das obras de Portinari e das frases acima,  todos os alunos dever?o elaborar alguns textos para compor um ?Mural informativo? sobre o artista, que posteriormente ser?o apresentados aos demais alunos da escola. Estes textos para o Mural Informativo dever?o conter imagens das obras do artista e logo abaixo, uma breve s?ntese sobre a obra ? data de produ??o, t?tulo, e o que tal obra se prop?e, a inten??o do artista com ela.
? importante que os alunos elaborem um breve hist?rico sobre a vida de C?ndido Portinari e suas contribui??es para a cultura brasileira, de forma que este possa ser a introdu??o do Mural Informativo sobre o artista.


Ap?s a confec??o destes materiais, os alunos dever?o organizar uma exposi??o destes materiais, para ent?o propor uma visita aos ?corredores de Portinari?, em que ser?o colocadas suas produ??es para que os demais alunos e professores da escola possam visitar!
Os alunos dever?o ser os guias dos ?Corredores de Portinari?, apresentando aos visitantes (professores, alunos e funcion?rios da escola) a vida e a obra do artista.

Recursos Complementares

1. Sugerimos que em outra oportunidade o professor trabalhe com os alunos esta aula publicada no site do Portal do Professor que aborda a mesma tem?tica ? Vida e obras de C?ndido Portinari, mais ligada ? ?rea das Artes Manuais.

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=5142

 
2. Sugerimos tamb?m que os alunos elaborem um v?deo apresentando suas produ??es e a exposi??o aos ?Corredores de Portinari? para que tal v?deo seja submetido ? publica??o no site ?YouTube?.

Avaliação

A avalia??o dever? ocorrer em todos os momentos. ? importante que o professor perceba ao final das aulas se os alunos entenderam quem foi C?ndido Portinari, o que ele representou e representa para a cultura brasileira. ? importante que o professor avalie tamb?m os seguintes aspectos:
- Capacidade de efetuar pesquisas em diferentes fontes;
- L?ngua escrita (elabora??o do texto informativo);
- Postura dos alunos diante de uma atividade em grupos; dupla e depois coletiva.