Portal do Professor

Início do Conteúdo

Pontos brilhantes no céu

Autor e Co-autor(es)

Thiago Machado Mello de Sousa imagem do usuário

BRASILIA - DF Universidade de Brasília

Maria das Graças M. de Souza

Estrutura Curricular

Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Final Ciências Naturais Terra e universo

Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula

1. Elaborar os conceitos sobre o sistema solar, estrelas, planetas e satélites naturais; 2. Identificar diferenças entre os planetas.

Duração das atividades

2 horas-aula de 50 minutos cada

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Saberes sócio-culturais sobre o tema

Estratégias e recursos da aula

Aula 1 – 50 minutos

 

Professor, as atividades desta aula devem ser realizadas na sala de informática.

 

Uma boa forma de começar a discutir um assunto novo com os alunos é verificar o que eles já sabem sobre o assunto. Questione-os. O que eles acham que são as estrelas? E os planetas? Eles já sabem qual é a diferença entre satélites naturais e artificiais? Eles sabem o que é o sistema solar? Deixe-os construírem suas próprias hipóteses. Separe a turma em grupos e peça que cada grupo discuta e tente responder estas quatro perguntas.

 

Para ajudar nesta atividade você pode apresentar-lhes algumas imagens e/ou fotografias de corpos celestes. Aqui fica a sugestão de alguns sites de busca de imagens:

http://www.fotosearch.com.br/

http://images.google.com.br/

http://br.search.yahoo.com/

http://pro.corbis.com/ (este é em inglês)

Outro site que pode ser consultado: Visões do Sistema Solar .

 

Dica! Deixe registradas as hipóteses dos alunos. Cada grupo deve entregar-lhe as respostas separadamente. Essas serão utilizadas para a atividade proposta a seguir.

 

Atividade – Checando as hipóteses construídas pelos alunos. Uma forma de desenvolver esta atividade é fazendo uma pesquisa no glossário do site do Observatório Nacional. Clique aqui para acessar o glossário. Peça aos alunos para procurarem na página os termos utilizados na atividade do início da aula. As definições do glossário estão diferentes das idéias dos alunos? Uma sugestão é que cada grupo corrija as hipóteses de outro grupo.

 

Dica! As defini ções do glossário são muito simplificadas. Utilize esta atividade para que os alunos possam notar as diferenças entre o que pensavam e as definições corretas. Aproveite estas definições resumidas como gancho para aprofundar com os alunos os conceitos do que são estrelas, planetas e satélites.

 

Atividade para casa – Como os alunos percebem o noss o sistema solar? Cada aluno pode trazer como atividade de casa um desenho esquemático de como ele entende o sistema solar. Oriente os alunos a colo carem no esquema os planetas que eles já ouviram falar e a ordem desses planetas. Os planetas são todos iguais? Eles possuem o mesmo tamanho? Estas são algumas perguntas que você pode fazer para os alunos como orientação da atividade.

 

Aula 2 – 50 minutos

 

Atividade – Quais são as diferenças entre os planetas de nosso sistema solar? Para que os alunos colham mais informações sobre cada um dos planetas de nosso sistema solar fica aqui a sugestão atividade:

 

  1. Explorar o site Visões do Sistema Solar . Ele é um roteiro educacional que contém imagens e informações sobre o Sol, planetas, luas, asteróides, cometas e meteoros encontrados no sistema solar.

 

Dica! Para melhor aproveitar a exploração dos sites pelos alunos uma idéia é montar um questionário para que os alunos respondam enquanto navegam na net! O questionário também pode servir como parte da avaliação dos alunos. Algumas perguntas que podem constar no roteiro são: Qual é o tamanho de cada planeta? Qual é a sua distância do Sol? Ele é gasoso ou sólido? Ele possui satélites naturais? Quantos?  Professor, este questionário servirá como um guia para que os alunos não se dispersem enquanto exploram o site.

 

Atividade para casa - Peça aos alunos que montem outro modelo do sistema solar, como na atividade para casa da primeira aula. Peça-lhes que compar em o primeiro modelo com o novo.

 

Atividade complementar – Como atividade complementar a esta aula você pode montar com os alunos um sistema solar em escala. Ele pode ser feito no pátio da escola. Veja como concretizar este projeto aqui . Esta atividade pode servir como um projeto para a feira de ciências da sua escola!

 

Dica! Converse com o professor de Matemática de seus alunos, ele pode ajudar nesta maquete. Como a montagem do sistema solar é em escala , ele também pode aproveitar esta atividade para suas aulas!

 

Atenção! Caso alguns dos links da aula não estejam funcionando, você pode acessá-los pelos seguintes endereços (copie e cole no seu navegador):

Sites:
1. http://www.fotosearch.com.br/
http://images.google.com.br/
http://br.search.yahoo.com/
http://pro.corbis.com/ (este é em inglês).
Estes sites funcionam como bancos de imagens que poder ser utilizados para pesquisa.
 

2. http://www.on.br/glossario/frame_ie.html - Glossário de termos sobre astronomia do site do Observatório Nacional.


3. http://www.if.ufrgs.br/ast/solar/homepage.htm. Site Visões do Sistema Solar. Este é um roteiro educacional que traz informações e imagens sobre os diversos corpos celestes presentes em nosso sistema solar.


Roteiro de atividade:
1. http://cienciahoje.uol.com.br/controlPanel/materia/view/3252. Orientações de como montar um sistema solar em escala.

Avaliação

A avaliação dos alunos pode ser feita da seguinte maneira: 1. Por meio da atividade de correção das hipóteses da primeira aula. Existem diferenças muito discrepantes entre as idéias dos alunos e as definições formais? Os alunos foram capazes de corrigir as idéias dadas pelos colegas? Os quão exigentes eles foram ao corrigir? 2. Por meio das atividades passadas para casa. O que há de diferente entre os dois modelos elaborados pelos alunos? Nessas representações os planetas são diferentes?