Maria das Graças M. de Souza
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Final | Ciências Naturais | Terra e universo |
Aula 1 – 50 minutos
Professor, as atividades desta aula devem ser realizadas na sala de informática.
Uma boa forma de começar a discutir um assunto novo com os alunos é verificar o que eles já sabem sobre o assunto. Questione-os. O que eles acham que são as estrelas? E os planetas? Eles já sabem qual é a diferença entre satélites naturais e artificiais? Eles sabem o que é o sistema solar? Deixe-os construírem suas próprias hipóteses. Separe a turma em grupos e peça que cada grupo discuta e tente responder estas quatro perguntas.
Para ajudar nesta atividade você pode apresentar-lhes algumas imagens e/ou fotografias de corpos celestes. Aqui fica a sugestão de alguns sites de busca de imagens:
http://pro.corbis.com/ (este é em inglês)
Outro site que pode ser consultado:
Visões do Sistema Solar
.
Dica! Deixe registradas as hipóteses dos alunos. Cada grupo deve entregar-lhe as respostas separadamente. Essas serão utilizadas para a atividade proposta a seguir.
Atividade – Checando as hipóteses construídas pelos alunos. Uma forma de desenvolver esta atividade é fazendo uma pesquisa no glossário do site do Observatório Nacional. Clique aqui para acessar o glossário. Peça aos alunos para procurarem na página os termos utilizados na atividade do início da aula. As definições do glossário estão diferentes das idéias dos alunos? Uma sugestão é que cada grupo corrija as hipóteses de outro grupo.
Dica! As defini ções do glossário são muito simplificadas. Utilize esta atividade para que os alunos possam notar as diferenças entre o que pensavam e as definições corretas. Aproveite estas definições resumidas como gancho para aprofundar com os alunos os conceitos do que são estrelas, planetas e satélites.
Atividade para casa – Como os alunos percebem o noss o sistema solar? Cada aluno pode trazer como atividade de casa um desenho esquemático de como ele entende o sistema solar. Oriente os alunos a colo carem no esquema os planetas que eles já ouviram falar e a ordem desses planetas. Os planetas são todos iguais? Eles possuem o mesmo tamanho? Estas são algumas perguntas que você pode fazer para os alunos como orientação da atividade.
Aula 2 – 50 minutos
Atividade – Quais são as diferenças entre os planetas de nosso sistema solar? Para que os alunos colham mais informações sobre cada um dos planetas de nosso sistema solar fica aqui a sugestão atividade:
Dica! Para melhor aproveitar a exploração dos sites pelos alunos uma idéia é montar um questionário para que os alunos respondam enquanto navegam na net! O questionário também pode servir como parte da avaliação dos alunos. Algumas perguntas que podem constar no roteiro são: Qual é o tamanho de cada planeta? Qual é a sua distância do Sol? Ele é gasoso ou sólido? Ele possui satélites naturais? Quantos? Professor, este questionário servirá como um guia para que os alunos não se dispersem enquanto exploram o site.
Atividade para casa - Peça aos alunos que montem outro modelo do sistema solar, como na atividade para casa da primeira aula. Peça-lhes que compar em o primeiro modelo com o novo.
Atividade complementar – Como atividade complementar a esta aula você pode montar com os alunos um sistema solar em escala. Ele pode ser feito no pátio da escola. Veja como concretizar este projeto aqui . Esta atividade pode servir como um projeto para a feira de ciências da sua escola!
Dica! Converse com o professor de Matemática de seus alunos, ele pode ajudar nesta maquete. Como a montagem do sistema solar é em escala , ele também pode aproveitar esta atividade para suas aulas!
Atenção! Caso alguns dos links da aula não estejam funcionando, você pode acessá-los pelos seguintes endereços (copie e cole no seu navegador):
Sites:
1. http://www.fotosearch.com.br/
http://images.google.com.br/
http://br.search.yahoo.com/
http://pro.corbis.com/ (este é em inglês).
Estes sites funcionam como bancos de imagens que poder ser utilizados para pesquisa.
2. http://www.on.br/glossario/frame_ie.html - Glossário de termos sobre astronomia do site do Observatório Nacional.
3. http://www.if.ufrgs.br/ast/solar/homepage.htm. Site Visões do Sistema Solar. Este é um roteiro educacional que traz informações e imagens sobre os diversos corpos celestes presentes em nosso sistema solar.
Roteiro de atividade:
1. http://cienciahoje.uol.com.br/controlPanel/materia/view/3252. Orientações de como montar um sistema solar em escala.