![]() CURITIBA - PR SECRETARIA ESTADUAL DE EDUCA??O |
![]() CURITIBA - PR SECRETARIA ESTADUAL DE EDUCA??O |
![]() TELEMACO BORBA - PR WOLFF KLABIN CE E FUND MED NOR E PROF |
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Ci?ncias Naturais | Ambiente |
Ao t?rmino das atividades que visam desenvolver a consci?ncia ecol?gica, o aluno dever? ser capaz de:
- identificar a??es ecol?gicas;
- conhecer/reconhecer organiza??es n?o governamentais de a??o ecol?gica;
- compreender que a a??es do cotidiano s?o importantes para ambiente.
N?o h? necessidade
Professor, apresente aos seus alunos imagens de a??es de ecologistas das grandes organiza??es n?o governamentais como o greenpeace e a wwf-Brasil. Fa?a de forma r?pida, apenas para incitar a curiosidade e a imagina??o dos pequenos.
Depois, apresente as mesmas imagens, de forma dialogada.
Inicie as atividades apresentando um conjunto de imagens:
ecologista1 (http://www.redesul.am.br/penseverde/wp-content/uploads/2009/07/greenpeace.jpg)
[a imagem mostra um banner gigante colocado no bra?o do Cristo Redentor, no Rio de Janeiro - a??o do Greenpeace)
ecologista2 (http://ces.fgvsp.br/images/Greenpeace-AngraDosReis.jpg)
[a imagem mostra ativistas do Greenpeace protestando contra a produ??o de usinas nucleares]
ecologista3 (http://www.greenpeace.nl/raw/image_full/photosvideos/photos/greenpeace-voert-campagne-zeer.jpg)
[a imagem mostra a??o contra a polui??o dos oceanos]
ecologista4 (http://www.greenpeace.org/raw/image_full/poland/multimedia/galeria/setki-nagich-os-b-pozowa-o-we-6.jpg)
[na Fran?a, volunt?rios posam nus para alertar quanto ao aquecimento global]
ecologista5 (http://www.wwf.fr/va
r/wwf/storage/images
/media/wwf-dossier-spe
ciaux/portfolio/flash-mob-ultimatum-climatique-c-wwf-martin-leers2/27500-1-fre-FR/flash-mob-ultimatum-climatique-c-wwf-martin-leers.jpg)
[manifesto, na Fran?a, contra a??es que provocam o aquecimento global]
Elas podem ser apresentadas com uso de TV-multim?dia, por meio de apresenta??o de slides com projetor multim?dia ou ainda no laborat?rio de inform?tica onde os alunos acessam os slides, neste ?ltimo caso, pe?a que agrupem-se em 2 ou 3 alunos, para poderem conversar sobre as imagens e soltar suas imagina??es.
Antes de cada imagem, pergunte ?s crian?as: quem gostaria de fazer... (apresente a imagem) isso? [elas v?o se divertir].
A cada imagem, converse com as crian?as. Pe?a que eles apresentem hip?teses do que ela representa; porque aquelas pessoas organizaram aquela a??o.
Depois das conversas sobre as hip?teses das crian?as, informe sobre a institui??o que organizou a a??o e porque ela o fez.
Ao t?rmino das discuss?es, explique para as crian?as que as a??es em defesa do ambiente devem ser tomadas todos os dias, por todas as pessoas.
Utilize um dicion?rio explicando para as crian?as o que ? este livro e para que serve; procure o significado das palavras "ecologia" e "ecologista". Aproveite para ensinar as crian?as a fazer uso destes livros.
1. ecologia: ("Parte da Biologia que tem como objectivo!objetivo o estudo das rela??es dos seres vivos com o seu meio natural." - dicion?rio priberam - http://www.priberam.pt/DLPO/)
2. ecologista: ("Que ou quem defende o ecologismo." - dicion?rio priberam - http://www.priberam.pt/DLPO/)
Com um computador e um projetor multim?dia, utilize o recurso "Lixo! Nem pensar" (recursos/mec_6200/Lixo%20em%20vias%20p%c3%bablicas.swf).
Lixo? Nem pensar!
Jogue com as crian?as:
1. leia cada bal?o para as crian?as;
2. converse com crian?as quando o personagem precisa tomar uma decis?o;
2. s? fa?a a a??o depois de discutir e chegarem a um consenso sobre ela (a a??o);
3. pergunte o que aconteceria se tivessem escolhido a outra op??o;
4. mostre, no jogo, como seria.
Aula 2
Converse sobre a necessidade de reciclagem do lixo, lembre da aula anterior e das a??es das ONG. Explique, novamente, que somos ecologistas em nosso cotidiano.
Tamb?m sobre o jogo, que a a??o tomada vai muito al?m de deixar a cidade limpa: ? uma a??o ecol?gica.
As crian?as v?o "brincar" de reciclagem. Baixe v?rios jogos para eles (todos do portal do professor):
1. "? tempo de reciclar" - recursos/mec_4914/Tempo%20de%20Reciclar.swf;
- neste jogo as crian?as devem pres
tar aten??o nas cores das latas de lixo.
2. "onde colocar o lixo" - recursos/mec_3742/Onde%20colocar%20o%20lixo.swf;
- neste jogo as crian?as montam um quebra-cabe?a com mensagem final de ajuda ao meio ambiente.
3. "jogo das cores" - recursos/mec_6201/Jogo%20das%20Cores.swf;
- as crian?as precisam escolher em qual lat?o o lixo deve ser jogado, se as crian?as souberem ler, ter?o a informa??o sobre o tempo que demora para decomposi??o de cada material, caso ainda n?o sejam alfabetizadas, voc~e pode informar a eles, conforme realizem esta atividade.
4. "jogo da reciclagem" - recursos/mec_9910/JogoDaReciclagem.swf
- a crian?a precisa pegar o lixo e colocar no lat?o correto; h? indica??o escrita no lat?o, al?m da cor.
Nesta aula, leve material para que as crian?as fa?am cartazes sobre as cores dos lat?es de lixo. Os cartazes devem ser afixados na sala de aula e nos corredores da escola, fazendo uma prepara??o para a pr?tica social final.
Nossa a??o de ecologista: professor, converse com os alunos e convide-os a fazer uma "a??o de ecologista".
Eles devem lembrar que as a??es quotidianas s?o as mais importantes, mas que fazer pequenos eventos podem sensibilizar as demais pessoas a adotarem atitudes ecol?gicas em seu dia-a-dia.
A sugest?o ?: organize com os alunos para uma campanha que vise o uso de lat?es coloridos para o lixo da escola.
A campanha pode envolver os pais das crian?as, num mutir?o de pintura das latas de lixo; outra op??o ? arrecadar fundos para comprar as lixeiras coloridas.
Nome | Tipo |
---|---|
Lixo? Nem pensar! | Anima??o/simula??o |
Jogo das cores | Anima??o/simula??o |
? tempo de reciclar | Anima??o/simula??o |
Jogo da reciclagem | Anima??o/simula??o |
Onde colocar o lixo | Anima??o/simula??o |
Voc? ? ecol?gico? Visite o site Planeta Web e fa?a j? o teste em: http://www.terra.com.br/planetanaweb/quiz/ecologia/index.htm.
Deve ser feita durante todo o processo de aprendizagem. Professor, utilize crit?rios para verifica??o da aprendizagem e reestrutura??o de suas aulas. Para essa aula, os crit?rios podem ser:
a) as crian?as conversaram a aprtir das imagens apresentadas;
b) as crian?as apropriaram-se dos conceitos de ecologia e ecologista;
c) as crian?as participaram conversando e discutindo as a??es do recurso utilizado de forma coletiva;
d) as crian?as jogaram no laborat?rio;
e) as crian?as participaram da elabora??o dos cartazes educativos;
f) as crian?as participaram da campanha em prol das lixeiras coloridas na escola;
g) as crian?as mudaram o comportamento no sentido de utilizar corretamente as lixeiras coloridas.