Portal do Professor

Início do Conteúdo

Quem quer ser ecologista?

Eziquiel Menta

imagem do usuário

CURITIBA - PR

SECRETARIA ESTADUAL DE EDUCA??O

Leda Maria Correa Moura

imagem do usuário

CURITIBA - PR

SECRETARIA ESTADUAL DE EDUCA??O

ROSANGELA MENTA MELLO

imagem do usuário

TELEMACO BORBA - PR

WOLFF KLABIN CE E FUND MED NOR E PROF

Estrutura Curricular

Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Ci?ncias Naturais Ambiente

Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula

Ao t?rmino das atividades que visam desenvolver a consci?ncia ecol?gica, o aluno dever? ser capaz de:
- identificar a??es ecol?gicas;
- conhecer/reconhecer organiza??es n?o governamentais de a??o ecol?gica;
- compreender que a a??es do cotidiano s?o importantes para ambiente.

Duração das atividades

02 horas-aula.

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

N?o h? necessidade

Estratégias e recursos da aula

Professor, apresente aos seus alunos imagens de a??es de ecologistas das grandes organiza??es n?o governamentais como o greenpeace e a wwf-Brasil. Fa?a de forma r?pida, apenas para incitar a curiosidade e a imagina??o dos pequenos.

Depois, apresente as mesmas imagens, de forma dialogada.

  • Diante das quest?es levantadas pela turma, vamos definir as que s?o mais significativas para o estudo do tema. ? importante que neste momento, o professor fa?a um desafio, ou seja, ? a cria??o de uma necessidade para que o educando, atrav?s de sua a??o, busque o conhecimento e estabele?a uma rela??o com os que j? possuem.

Instrumentaliza??o

Inicie as atividades apresentando um conjunto de imagens:

 


ecologista1 (http://www.redesul.am.br/penseverde/wp-content/uploads/2009/07/greenpeace.jpg)
[a imagem mostra um banner gigante colocado no bra?o do Cristo Redentor, no Rio de Janeiro - a??o do Greenpeace)

ecologista2 (http://ces.fgvsp.br/images/Greenpeace-AngraDosReis.jpg)
[a imagem mostra ativistas do Greenpeace protestando contra a produ??o de usinas nucleares]

ecologista3 (http://www.greenpeace.nl/raw/image_full/photosvideos/photos/greenpeace-voert-campagne-zeer.jpg)
[a imagem mostra a??o contra a polui??o dos oceanos]

ecologista4 (http://www.greenpeace.org/raw/image_full/poland/multimedia/galeria/setki-nagich-os-b-pozowa-o-we-6.jpg)
[na Fran?a, volunt?rios posam nus para alertar quanto ao aquecimento global]

ecologista5 (http://www.wwf.fr/va r/wwf/storage/images /media/wwf-dossier-spe ciaux/portfolio/flash-mob-ultimatum-climatique-c-wwf-martin-leers2/27500-1-fre-FR/flash-mob-ultimatum-climatique-c-wwf-martin-leers.jpg)
[manifesto, na Fran?a, contra a??es que provocam o aquecimento global]

Elas podem ser apresentadas com uso de TV-multim?dia, por meio de apresenta??o de slides com projetor multim?dia ou ainda no laborat?rio de inform?tica onde os alunos acessam os slides, neste ?ltimo caso, pe?a que agrupem-se em 2 ou 3 alunos, para poderem conversar sobre as imagens e soltar suas imagina??es.


Antes de cada imagem, pergunte ?s crian?as: quem gostaria de fazer... (apresente a imagem) isso? [elas v?o se divertir].
A cada imagem, converse com as crian?as. Pe?a que eles apresentem hip?teses do que ela representa; porque aquelas pessoas organizaram aquela a??o.
Depois das conversas sobre as hip?teses das crian?as, informe sobre a institui??o que organizou a a??o e porque ela o fez.

Ao t?rmino das discuss?es, explique para as crian?as que as a??es em defesa do ambiente devem ser tomadas todos os dias, por todas as pessoas.

Utilize um dicion?rio explicando para as crian?as o que ? este livro e para que serve; procure o significado das palavras "ecologia" e "ecologista". Aproveite para ensinar as crian?as a fazer uso destes livros.
1. ecologia: ("Parte da Biologia que tem como objectivo!objetivo o estudo das rela??es dos seres vivos com o seu meio natural." - dicion?rio priberam - http://www.priberam.pt/DLPO/)
2. ecologista: ("Que ou quem defende o ecologismo." - dicion?rio priberam - http://www.priberam.pt/DLPO/)

Com um computador e um projetor multim?dia, utilize o recurso "Lixo! Nem pensar" (recursos/mec_6200/Lixo%20em%20vias%20p%c3%bablicas.swf).

Lixo? Nem pensar!
Jogue com as crian?as:


1. leia cada bal?o para as crian?as;
2. converse com crian?as quando o personagem precisa tomar uma decis?o;
2. s? fa?a a a??o depois de discutir e chegarem a um consenso sobre ela (a a??o);
3. pergunte o que aconteceria se tivessem escolhido a outra op??o;
4. mostre, no jogo, como seria.


Aula 2
Converse sobre a necessidade de reciclagem do lixo, lembre da aula anterior e das a??es das ONG. Explique, novamente, que somos ecologistas em nosso cotidiano.
Tamb?m sobre o jogo, que a a??o tomada vai muito al?m de deixar a cidade limpa: ? uma a??o ecol?gica.

...

As crian?as v?o "brincar" de reciclagem. Baixe v?rios jogos para eles (todos do portal do professor):
1. "? tempo de reciclar" - recursos/mec_4914/Tempo%20de%20Reciclar.swf;
- neste jogo as crian?as devem pres tar aten??o nas cores das latas de lixo.

? tempo de reciclar

2. "onde colocar o lixo" - recursos/mec_3742/Onde%20colocar%20o%20lixo.swf;
- neste jogo as crian?as montam um quebra-cabe?a com mensagem final de ajuda ao meio ambiente.

Onde colocar o lixo

3. "jogo das cores" - recursos/mec_6201/Jogo%20das%20Cores.swf;
- as crian?as precisam escolher em qual lat?o o lixo deve ser jogado, se as crian?as souberem ler, ter?o a informa??o sobre o tempo que demora para decomposi??o de cada material, caso ainda n?o sejam alfabetizadas, voc~e pode informar a eles, conforme realizem esta atividade.

Jogo das cores

4. "jogo da reciclagem" - recursos/mec_9910/JogoDaReciclagem.swf
- a crian?a precisa pegar o lixo e colocar no lat?o correto; h? indica??o escrita no lat?o, al?m da cor.

Jogo da reciclagem

Nesta aula, leve material para que as crian?as fa?am cartazes sobre as cores dos lat?es de lixo. Os cartazes devem ser afixados na sala de aula e nos corredores da escola, fazendo uma prepara??o para a pr?tica social final.

Nossa a??o de ecologista: professor, converse com os alunos e convide-os a fazer uma "a??o de ecologista".

Eles devem lembrar que as a??es quotidianas s?o as mais importantes, mas que fazer pequenos eventos podem sensibilizar as demais pessoas a adotarem atitudes ecol?gicas em seu dia-a-dia.

A sugest?o ?: organize com os alunos para uma campanha que vise o uso de lat?es coloridos para o lixo da escola.
A campanha pode envolver os pais das crian?as, num mutir?o de pintura das latas de lixo; outra op??o ? arrecadar fundos para comprar as lixeiras coloridas.

Recursos Educacionais

Nome Tipo
Lixo? Nem pensar! Anima??o/simula??o
Jogo das cores Anima??o/simula??o
? tempo de reciclar Anima??o/simula??o
Jogo da reciclagem Anima??o/simula??o
Onde colocar o lixo Anima??o/simula??o

Recursos Complementares

Voc? ? ecol?gico? Visite o site Planeta Web e fa?a j? o teste em: http://www.terra.com.br/planetanaweb/quiz/ecologia/index.htm.

Avaliação

Deve ser feita durante todo o processo de aprendizagem. Professor, utilize crit?rios para verifica??o da aprendizagem e reestrutura??o de suas aulas. Para essa aula, os crit?rios podem ser:
a) as crian?as conversaram a aprtir das imagens apresentadas;
b) as crian?as apropriaram-se dos conceitos de ecologia e ecologista;
c) as crian?as participaram conversando e discutindo as a??es do recurso utilizado de forma coletiva;
d) as crian?as jogaram no laborat?rio;
e) as crian?as participaram da elabora??o dos cartazes educativos;
f) as crian?as participaram da campanha em prol das lixeiras coloridas na escola;
g) as crian?as mudaram o comportamento no sentido de utilizar corretamente as lixeiras coloridas.