Portal do Professor

Início do Conteúdo

Brincadeiras de antigamente

Autor e Co-autor(es)

Adriane Silva Tomaz imagem do usuário

JUIZ DE FORA - MG Universidade Federal de Juiz de Fora

Agostinho Beethoven Macedo Beghelli Filho

Estrutura Curricular

Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Educa??o F?sica Esportes, jogos, lutas e gin?sticas

Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula

Construir um conceito para jogos populares e ampliar o acervo pessoal e coletivo em torno das formas de brincar atrav?s dos jogos populares.

Duração das atividades

50 minutos

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

N?o h? necessidade de conhecimentos pr?vios.

Estratégias e recursos da aula

Atividade 1

Iniciar a aula fazendo o seguinte questionamento ?s crian?as: Voc?s sabem o que s?o jogos populares?

Neste momento, o professor dever? encaminhar a discuss?o no sentido de que a turma compreenda que jogos populares:

- s?o brincadeiras criadas pelas pessoas ao longo dos tempos de acordo com o modo de vida de cada grupo social;

- possuem o objetivo principal de divers?o e, por isso n?o tem regras fixas, ou seja, podemos mudar as regras de acordo com os interesses das pessoas envolvidas;

- fazem parte da nossa cultura e passam de gera??o para gera??o,

Em seguida o professor (a) poder? levantar um segundo questionamento:

Ser? que as brincadeiras de antigamente s?o as mesmas que voc?s conhecem e brincam hoje? Ou s?o diferentes? E por qu??

A id?ia aqui ? propiciar ?s crian?as uma reflex?o sobre as caracter?sticas de vida das pessoas no passado (lugar onde moravam, os n?veis de viol?ncia, a quantidade de espa?os livres nas cidades poss?veis de se brincar e etc.) e por isso as formas de brincar eram criadas de acordo com essas caracter?stica e necessidades. O professor (a) poder? ainda, destacar que apesar das caracter?sticas de vida das pessoas de hoje dia serem diferentes, ? importante conhecermos e aprendermos as brincadeiras de ?antigamente?, pois s?o divertidas e assim poderemos ensinar a outras crian?as, o que contribuir? para que essas brincadeiras n?o desapare?am.


Como estamos trabalhando com o conte?do jogos populares nas aulas de educa??o f?sica, vamos pesquisar informa??es sobre este assunto. A id?ia ? conhecermos as brincadeiras de gera??es mais velhas. Por isso, fa?a uma entrevista com uma pessoa de mais de 60 anos e pergunte:

Qual brincadeira voc? costumava brincar na inf?ncia?

Como era essa brincadeira?

E como voc? aprendeu?

OBS: Professor, o objetivo desta atividade e relacionar diversas brincadeiras ?antigas? para serem experimentadas pela turma em aulas posteriores com o objetivo de ampliar o acervo pessoal das crian?as sobre os jogos populares

Recursos Complementares


Avaliação

A avalia??o desta aula se dar? durante as atividades atrav?s da observa??o do professor, (a) durante os di?logos identificando se as crian?as apreenderam o conceito de jogos e brincadeiras populares.