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A diversidade dos tipos clim?ticos no Brasil

Autor e Co-autor(es)

Marcos Paulo Batalha Bispo imagem do usuário

BRASILIA - DF Universidade de Bras?lia

Estrutura Curricular

Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino M?dio Geografia Quest?es ambientais, sociais e econ?micas

Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula

A perceber e compreender as diferen?as entre os espa?os clim?ticos do Brasil.

Duração das atividades

Uma aula de 50 minutos

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Clima, gr?ficos, esta??es do ano, tempo atmosf?rico e fei??es de relevo

Estratégias e recursos da aula

Introdução
 

Caro(a) Professor(a) para iniciar a aula comece perguntando para os alunos qual é o conhecimento deles sobre os motivos que causam as diferenças climáticas no Brasil.Utilize perguntas do tipo:
 

Por que chove mais em Manaus do que em Goiânia?
Porque o inverno de Brasília é seco?
 

Caro(a) Professor(a) é importante utilizar a sua cidade como principal ponto de comparação para ajudar o aluno a reforçar sua identidade territorial
Trabalhe em cima das respostas do alunos questionando as razões apresentadas por eles.
 

Atividade 1
 

Peça para que os alunos acessem o site do INMET :
http://www.inmet.gov.br/html/clima.php?lnk=http://www.inmet.gov.br/html/clima/graficos/index4.html
Peça para eles compararem primeiramente a temperatura de diversas cidades, e depois a precipitação entre as mesmas cidades.

Inicio da aula expositiva

Depois dessa atividade e da consideração das indagações do aluno apresente a seguinte imagem:

data/img-1
http://www.juliobattisti.org/tutoriais/arlindojunior/geografia004_clip_image002.jpg

E a partir dessa imagem e da atividade realizada pelos alunos comece a fazer a ligação entre a caracterização apresentada e os dados comparados.Continue dando ênfase maior a cidade onde a aula esta sendo realizada para manter a curiosidade e a ligação entre o conteúdo e o dia-a-dia dos alunos.

A partir desse ponto comece a expor as causas que levam a diferenciação do clima começando pelo elemento principal que são os movimentos terrestres.Relacione as estações do ano com o clima local primeiro apresente essa imagem e relembre com os alunos os conceitos de solstício e de equinócio.

data/img-2
Discorra também sobre os elementos de circulação atmosférica como os ciclones e anti-ciclones.

A partir desse ponto relacione as estações com a atuação das massas de ar no Brasil expondo quais massas de ar ficam mais forte no verão e quais se fortalecem no inverno.Para isso utilize a seguinte imagem:

 

data/img-3
www.portaltosabendo.com.br/editor/assets/Figura38.jpg

Por ultimo apresente uma pequena caracterização do clima em função do relevo.Para isso comece dando exemplos interessantes sobre atuação do relevo no clima, como por exemplo, na região semi-árida do Nordeste.Para embasar melhor a exposição utilize essa imagem:
data/img-4
http://www.suapesquisa.com/relevo/relevo.gif

Para saber mais sobre o tema consulte a página http://www.esec-odivelas.rcts.pt/Clube%20de%20Meteorologia/ALTERA_CLIMA2.htm

Conclusão da atividade

Por ultimo solucione algumas questões dos alunos e proponha que os alunos realizem comparações entre os mapas de clima e os mapas de relevo para causar uma relação entre os dois elementos.

 

Avaliação

Uma sugest?o de avalia??o ? pedir pra que os alunos escolham uma cidade para colher os dados do INMET e depois explicar as causas desse tipo clim?tico nessa regi?o.Tamb?m ? interessante pedir para os alunos escreverem sobre rela??es entre o clima e as massas de ar e o relevo.