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Definindo figuras congruentes e relações de congruência nos triângulos – Parte I

Raquel Fernandes Gonçalves Machado

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UBERLANDIA - MG

Universidade Federal de Uberlândia

Edilamar Ferreira

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UBERLANDIA - MG

ESC DE EDUCACAO BASICA

Antomar Araújo Ferreira

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ESC DE EDUCACAO BASICA

Marcia Aparecida Mendes

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ESC DE EDUCACAO BASICA

Maísa Gonçalves da Silva

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ESC DE EDUCACAO BASICA

Gislaine Saraiva

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ESC DE EDUCACAO BASICA

Hellen Cristina Borges Pires

Estrutura Curricular

Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Final Matemática Espaço e forma

Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula

Definir figuras congruentes e percebê-las em nosso cotidiano.

Duração das atividades

Uma hora-aula de 50 minutos.

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Noções básicas de geometria (nível 0 e 1 do conhecimento geométrico).

Estratégias e recursos da aula

Material necessário para a aula:
-Figuras geométricas diversas para confecção de um mosaico.


Para iniciar o assunto de congruência, o professor precisa primeiramente definir o que é congruência. Para isso, utilize como recurso pedagógico os mosaicos.

É comum vermos hoje o piso das casas e das calçadas, balcões nos comércios e peças de arte em geral contendo mosaicos em seus formatos. O mosaico é uma combinação perfeita de formas geométricas.

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Após apresentar alguns modelos de mosaicos, deixe que o próprio aluno construa o seu mosaico a partir de figuras geométricas dadas. Faça em uma folha, várias figuras geométricas e distribua entre os alunos. Peça para que eles pintem as figuras e construam com elas um mosaico. Nestas figuras, algumas deverão ser congruentes.

Neste momento, destaque que em alguns mosaicos, pode-se perceber figuras geométricas que tem a mesma característica: mesma medida dos ângulos correspondentes e a mesma medida dos lados correspondentes também.

Cabe agora a explicação do que são lados e ângulos correspondentes

Peça para que eles observem nas figuras distribuídas para montar o mosaico, se existem figuras congruentes e, caso exista, quais são.

Depois disto, questione com a turma: Mas será que podemos dizer que estas figuras são iguais?

Após a discursão conclua que, embora elas sejam idênticas (réplicas) umas as outras, e quando sobrepostas coincidem, seus possuem pontos são distintos e ocupam lugares distintos no espaço. Por isso, quando tem-se figuras com as mesmas medidas (de ângulos e lados correspondentes), da-se o nome de figuras congruentes.

Agora sim, apresente a definição de figuras congruentes: “Duas ou mais figuras quaisquer são ditas congruentes somente se seus lados correspondentes tiverem a mesma medida e seus ângulos correspondentes tiverem a mesma medida, simultaneamente”.

Trabalhe alguns exemplos de figuras diferentes das apresentadas para a construção dos mosaicos.

Recursos Complementares

Avaliação

Cada aluno deverá construir o mosaico e indicar quais são as figuras congruentes. O professor pode também observar e avaliar a participação e envolvimento do aluno na atividade.