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Definindo figuras congruentes e relações de congruência nos triângulos – Parte IV

Raquel Fernandes Gonçalves Machado

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UBERLANDIA - MG

Universidade Federal de Uberlândia

Edilamar Ferreira

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UBERLANDIA - MG

ESC DE EDUCACAO BASICA

Antomar Araújo Ferreira

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ESC DE EDUCACAO BASICA

Marcia Aparecida Mendes

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ESC DE EDUCACAO BASICA

Maísa Gonçalves da Silva

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ESC DE EDUCACAO BASICA

Gislaine Saraiva

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UBERLANDIA - MG

ESC DE EDUCACAO BASICA

Hellen Cristina Borges Pires

Estrutura Curricular

Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Final Matemática Espaço e forma

Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula

- Reconhecer triângulos congruentes.

- Conhecer e aplicar as relações de congruência entre triângulos, identificando os ângulos e os seus lados correspondentes, bem como o caso de congruência em que este se enquadra.

Duração das atividades

Duas horas-aula de 50 minutos.

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

-Congruência de figuras
-Condição de existência de triângulos

Estratégias e recursos da aula

O caso de congruência explorado nesta aula será A.L.A. (Ângulo-Lado-Ângulo).

Outro caso de congruência é o caso em que os três lados correspondentes são congruentes.


Passos:
1) Construa dois ângulos (cuja soma seja menor que 180°) e um segmento AB.

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2) Tome um dos ângulos e coloque sobre um dos seus lados o segmento AB, de forma que o vértice do ângulo coincida com o ponto A.

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3) Sobre o ponto B, coloque o vértice do outro ângulo de forma que um lado do ângulo coincida com o segmento .

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Observe que os outros dois lados ficaram determinados.

4) Marque o ponto de intercessão das semi-retas que formam os ângulos, e construa os segmentos que determinam os outros dois lados do triângulo.

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5) Meça os lados e os ângulos do triângulo.

6) Peça para que os alunos construam outro triângulo usando dois ângulos e um segmento com a mesma medida daqueles construídos inicialmente.

7) Através da manipulação dos ângulos e segmentos, peça para que eles construam outro triângulo. Para formar o triângulo, depois de manipulados ângulos e lado, eles deveram construir os outros dois lados que ficaram determinados.

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8) Peça para que os alunos determinem a medida de cada lado e ângulo e depois escrevam uma conclusão sobre os dois triângulos construídos.


A resposta esperada é: Logo, se temos um ângulo, um lado e outro ângulo, nesta ordem, congruentes em dois ou mais triângulos, então os outros dois lados e outro ângulo ficam determinados. Temos então, o caso de congruência ângulo-lado-ângulo.

Concluídas as demonstrações, podemos fazer alguns exemplos e deixar que os alunos façam exercícios de fixação.

Recursos Complementares

Software Cabrí Geométrè ou similar como o Goegebra para as construções.

Estas construções podem ser feitas no quadro usando régua, compasso e transferidor. Os passos são os mesmos.

O Cabri pode ser obtido em:

www.cabri.com.br

educar.sc.usp.br/licenciatura/2003/cg/cabri_geometre.html

O Geogebra pode ser obtido em:

www.geogebra.org/cms/index.php?lang=pt

superdownloads.uol.com.br/download/143/geogebra-mac

Para a construção da reta perpendicular no caso cateto-hipotenusa o professor pode usar, se for de sua preferência, o esquadro.

Avaliação

Cada aluno deverá registrar as conclusões observadas em cada caso de congruência. Se possível, o professor pode imprimir as construções feitas no Cabri pelos alunos para avaliar. O professor deverá avaliar durante a atividade o interesse e a participação dos alunos