Portal do Professor

Início do Conteúdo

CONHECENDO O BIOMA EM QUE VIVO: O CERRADO

Autor e Co-autor(es)

Jaqueline da Silva Santos imagem do usuário

BRASILIA - DF Universidade de Brasília

Estrutura Curricular

Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Geografia Natureza

Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula

Caro professor, essa aula consiste em desenvolver com os alunos o conhecimento e conseqüentemente a valorização do bioma em que eles vivem. Pois partimos do pressuposto de que a criança deve conhecer e respeitar primeiro o que está a sua volta para depois partir para o que está mais distante da sua realidade.

Duração das atividades

2 aula de 50 minutos

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Saberes sócio-culturais

Estratégias e recursos da aula

• Comece a aula questionando com seus alunos como eles percebem o ambiente em que nós vivemos;


• Pergunte como são as árvores, as flores, quais animais eles conhecem do cerrado, etc;


• Partindo do conhecimento prévio de seus alunos vá anotando ou peça para seus alunos escreverem no quadro ou em uma cartolina todas as idéias que forem destacadas pelos alunos. Provavelmente surgirão idéias que não condiz com o bioma do Cerrado, mas deixe que seja registrado para uma comparação posterior.


• Caso a escola tenha um laboratório de informática leve seus alunos e passe o seguinte vídeo: (é aconselhável baixar antes da aula):

 

http://br.youtube.com/watch?v=JsQG9EbNW4k

 

• Se for o caso também pode ser passado por meio de data show na própria sala;


• Após o vídeo você pode pedir para que seus alunos visitem o seguinte site:

 

http://www.soscerrado.com/

 

• Caso a escola não conte com computadores para todos os alunos, leve fotografias da flora e fauna do Cerrado. Como por exemplo:

 

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/1258/imagens/cerrado_4.jpg http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/1258/imagens/cerrado_3.jpg

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/1258/imagens/cerrado_7.jpg http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/1258/imagens/cerrado_2.jpg http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/1258/imagens/cerrado_8.jpg http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/1258/imagens/ema.jpg http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/1258/imagens/cerrado_5.jpg http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/1258/imagens/capivara.jpg

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/1258/imagens/cerrado_3.jpg

 

• Após analisarem as fotos e/ou vídeo e/ou site eles podem continuar fazendo as anotações das impressões na cartolina.


• Em seguida convide seus alunos para um pequeno passeio ao redor da escola para que eles percebam o Cerrado e coletem materiais,


• Durante o passeio vá perguntando qual semelhança eles percebem entre as fotos e o vídeo e a paisagem da cidade.


• Após as descobertas feitas pelos alunos você pode dar uma pequena aula expositiva partindo das conclusões dos alunos e corrigindo o que não condiz com o bioma do Cerrado.


• Após essa pequena explanação faça as devidas correções das anotações da cartolina junto com os alunos, tente fazer com que eles mesmos indiquem onde estão os equívocos.


• Em seguida, peça para que eles façam um painel em papel pardo com recortes de jornais e/ou revistas, desenhos, pinturas e com o material que eles coletaram durante o passeio. Deixe que seus alunos usem a imaginação e a criatividade. 

 

Avaliação

• Como continuidade dessa atividade você pode pedir aos seus alunos como dever de casa para que eles pesquisem em revistas e/ou jornais e/ou internet reportagens sobre o cerrado e pode abordar em uma aula seguinte os perigos que rondam o Cerrado, como as queimadas, o desmatamento, extinção de fauna e flora, etc.