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Medindo alturas inacessíveis: aplicação das Razões Trigonométricas – Utilizando o teodolito.

Raquel Fernandes Gonçalves Machado

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UBERLANDIA - MG

Universidade Federal de Uberlândia

Edilamar Ferreira

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UBERLANDIA - MG

ESC DE EDUCACAO BASICA

Antomar Araújo Ferreira

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ESC DE EDUCACAO BASICA

Marcia Aparecida Mendes

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ESC DE EDUCACAO BASICA

Maísa Gonçalves da Silva

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ESC DE EDUCACAO BASICA

Gislaine Saraiva

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UBERLANDIA - MG

ESC DE EDUCACAO BASICA

Valiana Alves Teodoro

Estrutura Curricular

Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Final Matemática Grandezas e medidas
Ensino Médio Matemática Geometria
Ensino Fundamental Final Matemática Espaço e forma

Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula

- Utilizar o teodolito e fazer medições de ângulos.
- Utilizar a trena e fazer medições de comprimentos.
- Aplicar as razões trigonométricas para obter alturas inacessíveis.
- Fazer aproximações e arredondamentos.

Duração das atividades

Duas horas-aula de 50 minutos.

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

- Triângulo retângulo: conceito, elementos, relações métricas e razões trigonométricas.

Estratégias e recursos da aula

Escolha uma parte da escola onde seja possível realizar a atividade de campo. Posicione o teodolito caseiro de modo que a sua base fique perpendicular à vertical que passa pelo ponto mais alto do objeto que vai observar.
Meça a distância do objeto até o teodolito, utilizando uma trena. Através do canudo, mire o pico do objeto (o ponto mais alto), assim o arame marcará um ângulo no transferidor. Faça a leitura.
Com esse ângulo use os seus conhecimentos de Trigonometria para medir a altura inacessível.

Solicite aos alunos que representem a situação por meio de uma figura como a que aparece abaixo:
- a altura inacessível, representada pela letra h, sem desprezar a altura x do suporte (base) do teodolito.
- a distância do observador até a linha vertical que passa pelo ponto mais alto, representada por r.
- a hipotenusa (p) do triângulo retângulo.
- o ângulo a obtido no Teodolito.



Em seguida, proponha as atividades experimentais utilizando o Teodolito.

1) Escolha um poste, por exemplo, e defina um ponto que você vai medir a sua altura até o chão. Meça a distância do pé do poste até você e em seguida, observe o pico do poste pelo Teodolito e faça a leitura do ângulo que você obteve. Anote os dados:
Ângulo:______
Distância:_________

Em seguida:
a) Calcule a altura do poste.

b) Calcule a hipotenusa do triângulo que foi definido a partir de sua observação, utilizando as razões trigonométricas seno ou cosseno.

2) Agora, determine a altura de um outro poste ou do mesmo. Para isso utilize o Teodolito a uma distância fixa de 10 m do pé do poste. Anote os dados:
Ângulo:________
Desafie os alunos propondo o seguinte:
Num dia ensolarado, teria alguma outra maneira de resolver este mesmo problema?
Depois, proponha outras atividades experimentais utilizando o Teodolito.
3) Escolha uma das partes do prédio da escola e observe com o teodolito o seu ponto mais alto. Veja qual foi o ângulo que você obteve, e depois meça qual é a distância entre você e a base do prédio. Anote os dados:
Ângulo:______
Distância:_________
a) Qual é a altura do prédio?


c) Qual é a medida da hipotenusa? Calcule a hipotenusa por seno, cosseno e Teorema de Pitágoras.


4) Escolha uma das partes da escola que seja possível medir a distância considerada inacessível. Observe com o teodolito o seu ponto mais alto e veja qual foi o ângulo que você obteve, e depois meça qual é a distância entre você e a base do prédio. Anote os dados:
Ângulo:______
Distância:_________
a) Qual é a altura da parte escolhida?
b) Qual é a medida da hipotenusa? Calcule a hipotenusa por seno, cosseno e Teorema de Pitágoras.
c) Agora, meça com a trena a distância considerada inacessível e compare o valor obtido com os cálculos realizados anteriormente utilizando as razões trigonométricas.

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Recursos Complementares

Levante com a turma algumas discussões como:
1) Seria possível utilizar este método para medir outras distâncias? Quais?
2) Em que situações você utilizaria este método?
3) Você conhece outros métodos para efetuar medidas indiretas? Cite-os.
4) Tente imaginar como seriam feitas as seguintes medidas:
• Distância entre dois planetas.
• Distância da Terra até a Lua.
• Raio de um planeta.
• Tamanho de uma bactéria.
Agora os descreva.

Avaliação

Peça aos alunos que justifiquem suas conclusões, a partir dos exercícios que foram feitos e das discussões acima. Solicite do grupo que respondam a seguinte questão:

Quais foram as dificuldades do grupo:
a) nas medidas?
b) nos cálculos?
c) no uso do teodolito?