Portal do Professor

Início do Conteúdo

Visita ? Casa do Pontal: Festas Populares (aula2)

Autor e Co-autor(es)

Maria Teresa Lopes da Cruz imagem do usuário

RIO DE JANEIRO - RJ COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO

Estrutura Curricular

Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial L?ngua Portuguesa L?ngua oral: g?neros discursivos
Ensino Fundamental Inicial L?ngua Portuguesa L?ngua oral: usos e formas

Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula

? Ampliar seu conhecimento sobre cultura popular brasileira, o artesanato brasileiro: obras e artistas.
? Desenvolver a linguagem oral.
? Valoriza??o das artes e dos artistas populares.
? Reconhecer na feitura das obras de artistas a raiz popular.
? Trabalhar com as m?ltiplas linguagens.
? Vivenciar o tema que est? trabalhando em sala de aula extrapolando os muros da escola.
? Observa??o dos aspectos hist?ricos e geogr?ficos que existem no trajeto at? chegar ? Casa do Pontal.
? Refletir sobre o mundo do campo e o mundo urbano e seus aspectos migrat?rios

Duração das atividades

50min

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

? O aluno dever? ter como eixo tem?tico Cultura Popular Brasileira, quer seja em livros, em hist?rias orais, em filmes ou outros recursos.
? O professor deve, antes da visita, conversar com os alunos sobre o Museu Casa do Pontal, seu fundador, seu acervo e sua import?ncia para o cen?rio cultural brasileiro.

Estratégias e recursos da aula

Estrat?gias e recursos da aula.

? Visita ? Casa do Pontal.

Atividade 1

Os alunos s?o convidados a conhecer festas populares como a do reisado, a cavalhada, folia de reis e tantas outras.
Assistem ao teatro dos mamulengos. O mamulengo ? um fantoche t?pico do nordeste brasileiro. A origem do nome ? controversa, mas acredita-se que ela se originou de m?o molenga. M?o mole, ideal para dar movimentos vivos ao fantoche.
Tipo de teatro popular, cujos personagens s?o bonecos entalhados em madeira e vestidos com tecidos, manipulados por atores, que escondem-se atr?s do cen?rio, composto por pequeno palco elevado. Desenvolvido em todo o Brasil, em cada regi?o recebe um nome diferente.

Atividade 2


A grande festa!


Os alunos chegam a uma sala onde se encontra o bumba- meu- boi contado e recontado atrav?s dos tempos, na tradi??o oral nordestina. Os violeiros convidam alguns alunos para contar e dramatizar a hist?ria.

Atividade 3:

Retorno ? escola.

Obs: Professor esta acesse as aulas: Visita ? Casa do Pontal ? Retorno ? escola. (aula 3) e Visita ? Casa do Pontal ? artesanato brasileiro/pequenos mestres (aula 4) para ver a sequ?ncia desta aula.

Obs: O Museu Casa do Pontal de Arte Popular Brasileira fica na cidade do Rio de Janeiro. Mas em diferentes cidades brasileiras existem outros museus com o mesmo objetivo. Cabe a n?s, professores, pesquis?-los e principalmente observar se eles t?m atividades como essa da Casa do Pontal, educativa, voltada para escolas: crian?as e adolescentes.


Rio de Janeiro
Museu Casa do Pontal

http://www.popular.art.br/museucasadopontal/

Avaliação

Avalia??o ser? ao longo da visita??o observando a participa??o e o interesse dos alunos, tanto no que se refere as respostas ao violeiro quanto na absor??o do conte?do, participa??o nas brincadeiras e dramatiza??es. Observa??o do desempenho individual nas atividades orais.