Portal do Professor

Início do Conteúdo

Aula Passeio - Conhecendo o habitat dos Pintinhos

Autor e Co-autor(es)

Solange K?tia Epif?nio Soares imagem do usuário

NATAL - RN NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI

Estrutura Curricular

Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Educa??o Infantil Linguagem oral e escrita Falar e escutar
Educa??o Infantil Natureza e sociedade Os seres vivos

Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula

Os alunos da Educa??o Infantil, na faixa et?ria de 2 a 3 anos, poder?o:

  • Conhecer o habitat dos pintinhos e como eles vivem;
  • Observar: textura, movimentos e som que o pintinho produz;
  • Familiarizar-se com aspectos relativos ? vida do pintinho (habitat; alimenta??o e reprodu??o);

Duração das atividades

Duas aulas (As atividades 15 a 20 minutos e a aula de campo ser? realizada em um turno completo

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Para vivenciar esta aula, os alunos precisam j? ter presenciado discuss?es iniciais sobre o tema dos pintinhos. Esses conhecimentos poder?o ser trabalhados por interm?dio da aula, apresentada neste portal, intitulada: O Pintinho o que ?? ? um passarinho?.

Estratégias e recursos da aula

 

Atividade ? Visita a uma granja

1? Momento -  Durante o seu planejamento o (a) professor (a) deve:

  • Planejar a aula passeio, envolvendo os pais ou outros profissionais que tenham rela??o com a escola;
  • Participar de situa??es de ensino-aprendizagem, ajudando as crian?as na compreens?o do tema estudado.  Para realiza??o da aula passeio, o (a) professor (a) constr?i junto com as crian?as o roteiro de observa??o dos pintinhos na granja;
  • Construir com o grupo alguns combinados necess?rios para a realiza??o desta aula de campo.

Observa??o: ? necess?ria a autoriza??o dos pais ou respons?veis, para realiza??o da aula passeio. 

2? Momento - Chegando ao local combinado as crian?as devem observar e experimentar o espa?o orientado pelo professor, como nos exemplos expressos nas fotos abaixo.

O (a) professor (a) deve registrar esta atividade com fotos ou v?deos para posterior retomada da aula passeio com as crian?as.

undefined

undefined

undefined

3? Momento ? Ao voltarem para a escola o (a) professor (a) poder? encaminhar uma atividade para que as crian?as registrem atrav?s do desenho e texto coletivo como foi a aula passeio, o que observaram, o que aprenderam e o que mais gostaram.

Sugest?o: Ao final do estudo cada crian?a pod er? levar para casa um pintinho para que possa jun tamente com um adulto cuidar dele e praticar o que estudou em sala de aula.

Avaliação

Ao final da aula o professor dever? observar se a crian?a:

  • Conseguiu aprender sobre o tema abordado durante o passeio (habitat);
  • Observou, descreveu como ? um lugar onde vivem os pintinhos;
  • Representou o seu conhecimento/aprendizagem por interm?dio do desenho;
  • Nomeou o desenho.