Portal do Professor

Início do Conteúdo

O que é que o pinto tem: nomeando as partes externas do pinto

Autor e Co-autor(es)

Solange Kátia Epifânio Soares imagem do usuário

NATAL - RN NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI

Suzana Maria Brito de Medeiros

Estrutura Curricular

Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Educação Infantil Natureza e sociedade Os seres vivos
Educação Infantil Linguagem oral e escrita Falar e escutar
Educação Infantil Matemática Números e sistemas de numeração (contagem; notação e escrita numéricas e operações)

Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula

Os alunos da Educação Infantil, na faixa etária de 2 a 3 anos, poderão:

  • Familiarizar-se com as características externas do pinto;
  • Vivenciar situações de contagem;
  • Vivenciar situações de falar e escutar.

Duração das atividades

Uma aula de aproximadamente 30 minutos.

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Para vivenciar esta aula, os alunos precisam já ter presenciado discussões iniciais sobre o tema Os Pintos. Esses conhecimentos poderão ser trabalhados por intermédio da aula, apresentada neste portal, intitulada: O Pintinho o que é? É um Passarinho? , que possibilita uma introdução sobre esta temática.

Estratégias e recursos da aula

 Atividade - Nomeando as partes externas do Pinto.

1º Momento - O (a) professor (a) deverá reunir o grupo de crianças em uma roda e apresentar algumas imagens de pintos, galos e galinhas. Nesse momento o professor instiga as crianças a nomear as partes externas do pinto. Assim, o professor poderá propor construir em um painel (cartolina ou papel madeira) o desenho de um pinto. A medida que esse desenho for sendo construído o professor poderá questionar o grupo sobre quais partes ainda faltam daquele desenho.

2º Momento - Escrevendo o nome das partes externas do pintinho.

Depois de construir o desenho, o professor poderá escrever ao lado de cada parte externa do pinto o seu respectivo nome.

undefined

3º Momento - Registrando esta atividade

Nesse momento da aula o professor poderá sugerir que cada criança registre, através do desenho, o corpo de um pinto. Uma outra atividade a ser realizada poderá ser a de completar as partes que estão faltando em uma imagem de um pinto, para tanto, o (a) professor (a) entregará um desenho faltando algumas partes, como por exemplo, olhos e/ou pés etc.

Após o desenho de cada criança é importante que o professor pergunte a ela o que desenhou .

Recursos Complementares


Avaliação

o final da aula o professor deverá observar:

  • Se a criança conseguiu identificar as partes externas do pinto;
  • Se nomeou o seu desenho;
  • Se o seu desenho apresentou formas;