Portal do Professor

Início do Conteúdo

Pintinho o que é? É um passarinho?

Autor e Co-autor(es)

Solange Kátia Epifânio Soares imagem do usuário

NATAL - RN NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI

Suzana Maria Brito de Medeiros.

Estrutura Curricular

Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Educação Infantil Linguagem oral e escrita Falar e escutar
Educação Infantil Natureza e sociedade Os seres vivos

Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula

Os alunos da Educação Infantil, na faixa etária de 2 a 3anos, poderão:

  • Familiarizar-se com as características externas do pinto;
  • Representar através do desenhos o pinto.

Duração das atividades

As atividades desta aula terão a duração de 15 a 20 minutos.

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Para iniciar a discussão sobre o tema  Os Pintos, o professor deverá reunir o grupo de crianças e questionar o que eles sabem sobre esse animal, investigando assim os seus conhecimentos prévios, através de questões do tipo:

  • O que é um pinto?
  • Quem já viu?
  • Aonde ele estava?
  • Como ele andava?

Estes conhecimentos prévios poderão ser registrados em um painel que ficará exposto no mural da sala ao alcance das crianças.

Estratégias e recursos da aula

1º Momento - Conversa Inicial

O (a) professor (a) inicia a conversa relendo para as crianças as idéias iniciais que as mesmas relataram anteriormente sobre o pintinho. Depois dessa leitura ele (a) conduz a conversa com o objetivo de levantar com as crianças o que poderão saber sobre este animal, e a partir dessas informações, o (a) professor (a) poderá provocar o grupo para buscar os aspectos sobre o pintinho que ainda não são conhecidos. Essas questões poderão, também, ser registradas em um painel que ficará exposto no mural da sala, para nortearem a pesquisa e serem retomadas sempre que necessário.
undefined
Após esse momento o (a) professor (a) poderá mostrar fotos ou imagens de alguns pintos para as crianças e, se possível, trazer um ou mais (de preferência de cores diferentes) para a sala de aula para que os alunos observem as suas características físicas externas.

undefined

2º Momento - O (a)  professor (a) poderá solicitar que as crianças registrem livremente, através do desenho as suas primeiras impressões sobre o pinto.
undefined
Sugestão: Ao final do estudo cada criança poderá leva r para casa um pintinho par a que possa juntamente com um adulto cuidar dele e praticar o que estudamos em sala de aula.

Recursos Complementares

Avaliação

Ao final da aula o professor deverá observar:

  • Se a criança conseguiu identificar as partes externas do pinto (penas, asas, pés, bico, etc);
  • Se nomeou o seu desenho.