Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino M?dio | Matem?tica | ?lgebra |
Ensino M?dio | Literatura | Estudos liter?rios: an?lise e reflex?o |
Ensino M?dio | Sociologia | Indiv?duo, identidade e socializa??o |
Ensino M?dio | Filosofia | L?gica e filosofia geral: problemas metaf?sicos |
Ensino M?dio | Hist?ria | Sujeito hist?rico |
Ensino M?dio | F?sica | Universo, terra e vida |
- Relacionar fatos do cotidiano com os conte?dos estudados.
- Trabalhar com projetos:
- Planejar, executar, avaliar a??es para resolver um problema.
- Utilizar as ferramentas gr?ficas e de tratamento de informa??o.
- Como usar a teoria de conjuntos e o estudo de fun??es para tratar uma quest?o aparentemente apenas de cunho filos?fico, mas que pode receber um tratamento matem?tico.
- Recursos b?sicos tecnol?gicos: Navega??o na internet, Uso de ferramentas do pacote office
- Conceito da teoria dos conjuntos e de fun??es.
- Ferramentas gr?ficas para o tratamento de informa??es.
Providencias que o professor deve realizar para o preparo da atividade.
- Verificar seus conhecimentos sobre o uso de portfolio e como utiliz?-lo como uma t?cnica avaliativa.
- Mesmo que seus alunos tenham acesso f?cil a internet, providenciar pelo menos um resumo sobre o que ? e como ? utilizado o portfolio.
- No inicio e final da din?mica realizada extra-sala pergunta: Qual o sentido da vida? Preparar uma encena??o (criar um cen?rio) de maneira a sensibilizar os alunos e prepar?-los para uma atividade diferente das costumeiramente realizadas nas aulas de matem?tica, no meu caso inicialmente deixei-os bem a vontade de maneira que se espalharam pelo p?tio da escola depois fui reunindo-os aos poucos em grupos, no final fizemos um grande circulo no meio da quadra para socializar as respostas, depois que todos se pronunciaram e eu inclusive respondi algumas perguntas, lembrando-lhes que n?o havia uma resposta ou procedimento certo ou errado no diz respeito a pergunta. Somente no final fiz quest?o que todos estivessem juntos na roda, at? ent?o n?o os obriguei a desenvolver as atividades, nesta hora contei a es(his)t?ria: O Buscador.
- Devido a peculiaridade da atividade eu a propus como atividade e pontua??o extra assim n?o ningu?m ficou obrigado a desenvolve-la assim apenas a din?mica no p?tio e a aula na STE (Sala de Tecnologia Educacional) foi realizada com todos os alunos das turmas, os demais encontros foram marcados fora do hor?rio de aula.
- Realizar a atividade em comum acordo com a dire??o escolar, inclusive deixando uma copia do planejamento com os mesmo, para o caso de algum respons?vel pelo aluno procure a escola questionando a atividade.
..............................................................................................................................................................
Procedimentos:
- Reunir os alunos no p?tio da escola pedir-lhes que :
- respondam individualmente a pergunta: Qual o sentido da vida?
? respondam a mesma pergunta em grupos de tr?s alunos.
? Dividam a sala de aula em tr?s grupos e respondam a mesma pergunta.
? Socializar as respostas com todos os alunos.
- Contar a (his)est?ria O Buscador ( http://www.youtube.com/watch?v=74hI9MYpops )
- Acessar o sitio http://www.ipaea.xpg.com.br/prj/melhor.htm , ler as instru??es para a realiza??o do trabalho.
==================== P?gina inicial do endere?o acima ==========================
Qual o sentido da Vida?
Leia o texto sobre a aplica??o do estudo sobre fun??es.
Aplica??es das rela??es e fun??es no cotidiano.
Contextualiza??o
Ren? Descartes
Din?mica
Veja o exemplo de uso de gr?fico cartesiano para o estudo de movimento (planilha excell).
Elabore um breve estudo de como voc? faria para responder matematicamente (atrav?s do uso de fun??es) a pergunta: Qual o sentido da vida?
Manter um "di?rio de bordo", nele deve conter:
. Narrativa de como se desenrolou a realiza??o do trabalho.
A parte escrita do trabalho deve ser entregue no formato de portf?lio,contendo:
. Di?rio de bordo.
. Trabalho (planilha com a tabela e gr?fico correspondente)
. Linha do tempo da execu??o do trabalho, incluindo: antes, durante e entrega do trabalho. Incluindo textos resumos das etapas.
Exemplos de trabalhos :
Ana, Anderson, Anne, Daniele e Pablo
Andr?ia, Josiane, K?zia e Val?ria
Texto com a avalia??o da execu??o da atividade
Considera??es finais .
A seguir alguns endere?os que podem servir de introdu??o, meio ou fim da discuss?o :
Qual o sentido da vida?
Quem somos n?s
1/12 - http://www.youtube.com/watch?v=o7TZLnL7HLA
2/12 - http://www.youtube.com/watch?v=AKYqRcffRdg
3/12 - http://www.youtube.com/watch?v=IiDRWLH_sLc
4/12 - http://www.youtube.com/watch?v=z180JD_t6rg
5/12 - http://www.youtube.com/watch?v=S3rpVf0mwmo
6/12 - http://www.youtube.com/watch?v=9XhOICpDfy4
7/12 - http://www.youtube.com/watch?v=NQY4reFcNI8
8/12 - http://www.youtube.com/watch?v=-JxW_PuTVns
9/12 - http://www.youtube.com/watch?v=sPd3KmxZDdI
10/12 - http://www.youtube.com/watch?v=oZXr2YFhgt0
11/12 - http://www.youtube.com/watch?v=iqqaowOaanU
12/12 - http://www.youtube.com/watch?v=3DaadF9pHsc
Universos Paralelos ? BBC
1 http://www.youtube.com/watch?v=llmoNz_O4FY
2 http://www.youtube.com/watch?v=Cm-u_j3qXgw
3 http://www.youtube.com/watch?v=9DwjciohUCg
4 http://www.youtube.com/watch?v=HTAcUTFJRv0
5 http://www.youtube.com/watch?v=sXiX4pcBypI
Teoria das cordas
1 - http://www.youtube.com/watch?v=RZfyBR9bimQ
2 ? http://www.youtube.com/watch?v=uXNS6ZttMuM
3 - http://www.youtube.com/watch?v=bWUpYQERL_M
4 ? http://www.youtube.com/watch?v=nIHcAZ2fErU
5 ? http://www.youtube.com/watch?v=fHeA6BpwUp0
6 ? http://www.youtube.com/watch?v=XrTIo06zatE
7 - http://www.youtube.com/watch?v=gP3qeAvbbZM
Endere?o do video O Buscador:
http://www.youtube.com/watch?v=74hI9MYpops
Endere?o das aulas realizadas por mim.
http://www.ipaea.xpg.com.br/
- Observa??es feitas durante todo a execu??o das din?micas.
- analise do portifolio entregue pelos grupos.