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O corpo ? trabalhando a lateralidade

Autor e Co-autor(es)

Dominique Cristina Souza de Sena imagem do usuário

NATAL - RN NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI

Nayde Solange Fonseca Garcia

Estrutura Curricular

Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Educa??o Infantil Natureza e sociedade Os lugares e suas paisagens

Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula

Utiliza??o do corpo como instrumento de orienta??o, suas posi??es e pontos de refer?ncias.

Duração das atividades

Cada atividade ser? desenvolvida em diferentes momentos com dura??o aproximada de 15 minutos cada.

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Posi??o do corpo

Estratégias e recursos da aula

Atividade 1 ? Vivenciar  diferentes possibilidades corporais para se orientar no tempo e espa?o, atrav?s dos pontos de refer?ncias.
1? Momento: O professor dever? iniciar a aula sentado na roda, solicitando que as crian?as observem o espa?o ao seu redor, e que relatem o que ou quem  est? ao seu lado, na frente e atr?s.  O professor deve deixar que todos falem sobre os objetos e pessoas que est?o pr?ximos a cada um. Lembrando que estas pessoas ou objetos s?o refer?ncias com rela??o ao seu corpo. Neste momento o professor dever? solicitar que falem o que ou quem est? a direita ou a esquerda de cada um, depois pede para que mudem de lugar e questiona se as mesmas pessoas continuam a sua esquerda ou direita. Nesse momento o professor poder? provocar uma discuss?o, questionando se a porta ou a janela mudaram de posi??o, ou foram s? as crian?as que se moveram, o professor dever? deixar as crian?as se colocarem, sempre respeitando a fala de cada uma. Depois o professor dever? propor alguns movimentos para que as crian?as conhe?am: esquerda, direita, para frente, para tr?s, em cima, embaixo. O professor dever? mostrar desenhos de bonecos que orientam seus movimentos, bra?os e pernas para cima,  bra?os e pernas para baixo, bra?o esquerdo e perna esquerda para cima, bra?o e perna direita para cima, em seguida as crian?as devem acompanhar esses movimentos.
Como exemplo:

desenho  desenho  desenho  desenho

2? Momento: O professor pode pedir para as crian?as ficarem em p? e localizarem quem est? atr?s, na frente, do lado esquerdo e do lado direito. Ele pode mostrar pontos na sala de aula para as crian?as se situarem, j? que mudando de posi??o a refer?ncia de esquerda e direita muda tamb?m. Em seguida mostrar os desenhos do exercicio anterior  para as crian?as realizarem novamente os movimentos.

Como exemplo:

desenho

desenho

desenho

desenho

3? Momento: Para concretizar a atividade realizada, o professor pode solicitar que as crian?as representem por meio do desenho o que elas aprenderam sobre orienta??o e refer?ncias.

desenho

3? Momento: Ao final da aula, o grupo deve fazer uma avalia??o sobre as atividades realizadas, explicitando o que aprenderam, seus sentimentos durante a realiza??o: felicidade, alegria, frusta??es, medos, solidariedade e suas dificuldades. 

Avaliação

O professor poder? avaliar se as crian?as:

? Conheceram alguns os pontos de refer?ncias;

? Utilizaram-se do corpo como ponto de refer?ncia para se orientar;

? Perceberam os movimentos com o corpo, realizando-os;