Portal do Professor

Início do Conteúdo

Brincando de Compositor

Autor e Co-autor(es)

Lívia Raposo Bardy imagem do usuário

SAO CARLOS - SP Universidade Federal de São Carlos

Erwin Doescher, Andréa Marques Leão Doescher

Estrutura Curricular

Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Ciências Naturais Ambiente
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: gêneros discursivos
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: prática de produção de textos
Ensino Fundamental Inicial Artes Música: Expressão e comunicação em música: improvisação, composição e interpretação

Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula

Os alunos poderão através desta aula construir uma música a partir de um tema previamente selecionado pelo professor ou de interesse dos alunos. Nesta aula, os alunos serão instigados a “brincar de compositores”. Assim poderão aprender mais um tipo de linguagem textual; escrita de musicas, uma vez que é importante que se conheça vários tipos de linguagem textual e a música é uma linguagem universal.

Duração das atividades

Aproximadamente 50 minutos; Uma (1) aula.

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Não há necessidade de que conhecimentos prévios sejam trabalhados.

Estratégias e recursos da aula

As estratégias utilizadas serão:
-Aula interativa;
- Uso do Laboratório de Informática ou Uso de Rádio. No caso da impossibilidade de utilização do Laboratório de Informática, o recurso (áudio) pode ser salvo em CD.

AULA 1

Atividade 1

O professor deverá iniciar a aula conversando com os alunos sobre  música: se eles gostam de ouvir música, se alguma vez já pensaram como ela é construída e etc.  Feito isto,  o professor deverá apresentar aos alunos um recurso de áudio - no qual há a apresentação de duas músicas que versam sobre a importância da preservação de recursos naturais. Recomendamos que o professor faça um recorte no recurso de áudio para que sejam apresentadas aos alunos apenas as partes que abordam a temática da preservação de água, pois o recurso é um programa “Escola Brasil” – estas partes são: 0’23 até 2’08; 6’26 até 13’50 e 19’40 até 24’22. Portanto, se o professor puder apresentar o recurso em um computador, ficará mais fácil para selecionar tais partes!

Recurso:

link do recurso no site do Portal do Professor http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/recursos/308/dominio-em-geo-0041.mp3

 

Após a apresentação do aúdio,  o professor deverá conversar com os alunos sobre as músicas apresentadas, favorecendo que eles percebam que por trás da letra das músicas existia um tema. O professor pode perguntar se eles já conheciam as músicas apresentadas no recurso, se eles sabem de que assunto as músicas tratam etc. Em seguida, o professor deverá mostar as letras das músicas apresentadas no recurso para os alunos e pedir que eles prestem atenção nelas enquanto elas são tocadas (novamente). É importante que o professor retome as  perguntas feitas a eles anteriormente (se perceberam o tema de que se trata as músicas etc.).

Letras das músicas apresentadas no recurso:

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/1267/imagens/rio.jpg                                           

Figura 1 -  Relacionada com a letra da música abaixo. Disponível em: www.fatonovo.com.br/img/passeio_rio.jpg Acesso em: 12. Dez. 2008.

Rio de lágrimas
(Tião Carreiro, Piraci e Lourival Santos)
O rio de Piracicaba
Vai jogar água prá fora
Quando chegar a água
Dos olhos de alguém que chora

Lá no bairro onde eu moro
Só existe uma nascente
A nascente dos meus olhos
Já brotou água corrente
Pertinho da minha casa
Já formou uma lagoa
Com lágrimas dos meus olhos
Por causa de uma pessoa

Eu quero apanhar uma rosa
Minha mão já não alcança
Eu choro desesperado
Igualzinho a uma criança
Duvido alguém que não chore
Pela dor de uma saudade
Eu quero ver quem não chora
Quando ama de verdade

Referência da letra da música:
Disponível em: http://www.mpbnet.com.br/musicos/passoca/letras/rio_de_lagrimas.htm  Acesso em 29/set/2008.

 

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/1267/imagens/planeta.jpg

Figura 2 - Relacionada com a letra da música abaixo. Disponível em: http://piskologo.flogbrasil.terra.com.br/1192031860.jpg Acesso em: 12. Dez. 2008.

Planeta água

(Guilherme Arantes)

Água que nasce na fonte serena do mundo
E que abre o profundo grotão
Água que faz inocente riacho e deságua
Na corrente do ribeirão
Águas escuras dos rios
Que levam a fertilidade ao sertão
Águas que banham aldeias
E matam a sede da população
Águas que caem das pedras
No véu das cascatas ronco de trovão
E depois dormem tranqüilas
No leito dos lagos, no leito dos lagos
Água dos igarapés onde Iara mãe d'água
É misteriosa canção
Água que o sol evapora
pro céu vai embora
Virar nuvens de algodão
Gotas de água da chuva
Alegre arco-íris sobre a plantação
Gotas de água da chuva
Tão tristes são lágrimas na inundação
Águas que movem moinhos
São as mesmas águas
Que encharcam o chão
E sempre voltam humildes
Pro fundo da terra, pro fundo da terra
Terra planeta água... terra planeta água
Terra planeta água.

Referência da letra da música:
Disponível em: http://www.guilherme-arantes.planeta-agua.buscaletras.com.br/   Acesso em 29/set/2008.

Atividade 2

Nesta atividade, o professor deverá sugerir aos alunos que eles, em grupos de até quatro integrantes, elaborem músicas sobre um determinado tema ou então um tema de seu interesse, para fazer com que a atividade tenha mais significado. Observamos que o professor deverá explicar aos alunos algumas estratégias para a elaboração de música, como, por exemplo, a utilização de rimas.

Rimas:
As rimas são palavras que têm na sua terminação a mesma conformidade de sons, por exemplo, no trecho desta música de Guilherme Arantes:

Alegre arco-íris sobre a plantação
Gotas de água da chuva
Tão tristes são lágrimas na inundação

Com esta atividade, além do tema sobre a preservação da água ser abordado, o professor poderá trabalhar os processos da escrita (ortografia, gramática etc.) e a criatividade - duas competências fundamentais para a vida dos alunos e que devem ser desenvolvidas, principalmente, no processo de Educação Escolar.

Sugestão de aulas disponíveis no Portal do Professor que abordam a temática da escrita de textos:

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=654  
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=659
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=491  

Após a elaboração das letras das músicas, os alunos deverão fazer a apresentação destas para a sala de aula.

Observação:

Ressaltamos que é importante que o professor apresente aos alunos outras letras de música para que eles tenham um repertório maior no momento da elaboração de sua música e do tema desta. Abaixo seguem sugestões de alguns sites com letras de músicas de Toquinho, Vinícius de Moraes e Chico Buarque para o professor trabalhar com os alunos:


http://vagalume.uol.com.br/toquinho-e-vinicius/o-caderno.html  

http://vagalume.uol.com.br/toquinho-e-vinicius/aquarela.html

http://vagalume.uol.com.br/toquinho-e-vinicius/a-casa.html

http://vagalume.uol.com.br/chico-buarque/historia-de-uma-gata.html

http://vagalume.uol.com.br/chico-buarque/joao-e-maria.html
 

Recursos Educacionais

Nome Tipo
Dia Mundial da Água Áudio

Avaliação

O professor deverá avaliar os alunos pela participação destes nas discussões e atividade proposta (elaboração de uma música sobre um determinado tema). Observamos que na referida atividade, o professor poderá avaliar a escrita dos alunos, a ortografia, a conjugação de verbos entre outros aspectos da língua portuguesa.