Portal do Professor

Início do Conteúdo

POLUI??O DO MAR - um problema a ser discutido pelas crian?as

Autor e Co-autor(es)

Maria Jos? Campos Ferreira imagem do usuário

NATAL - RN NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI

Luciana Lacerda de Castro; Raimunda Porfirio Ribeiro

Estrutura Curricular

Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Educa??o Infantil Linguagem oral e escrita Falar e escutar
Educa??o Infantil Arte Visual O fazer art?stico
Educa??o Infantil Natureza e sociedade Os seres vivos
Educa??o Infantil Linguagem oral e escrita Pr?ticas de leitura

Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula

  •  Fazer propostas de solu??es para o problema da polui??o do mar e das praias;
  • Argumentar para defender seu ponto de vista ou abrir m?o dele quando julgar que n?o tem proced?ncia.
  • Desenvolver a habilidade de aten??o ouvindo hist?rias sobre o mar.

Duração das atividades

2 aulas com atividades est?o divididas em momentos com dura??o de 20 a 30 minutos cada.

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Para vivenciar esta aula, os alunos precisam j? ter presenciado discuss?es iniciais sobre os seres que habitam o mar. Esses conhecimentos poder?o ser trabalhados atrav?s da aula, apresentada neste portal, intitulada " Ser vivo no ambiente marinho".

Estratégias e recursos da aula

2? Momento: O professor procura investigar quais os conhecimentos das crian?as sobre a polui??o e se essa quest?o ? um problema para eles. Nesse momento o professor registra os saberes das crian?as e assume o papel de escriba registrando as id?ias das crian?as em forma de texto coletivo.

Atividade 2: Constru??o de um painel coletivo

1? Momento: O professor solicita que as crian?as registrem por interm?dio do desenho, os seres que habitam o mar e que est?o amea?ados pela polui??o causada pelo lixo jogado nas praias pelos seres humanos.

2? Momento: O professor e as crian?as montam um painel, como ilustra??o para uma campanha de conscientiza??o e preserva??o do ambiente marinho.

Painel produzido pelas crian?as na faixa et?ria de 5 anos

OBS.: Em nossa sala de aula a imagem do painel foi utilizada para estampar uma camiseta, que posteriormente foi utilizada pelas crian?as, pais e professores em uma campanha alertando sobre o perigo da polui??o marinha para os seres que habitam no mar; em nosso caso, a campanha foi sugerida pelas crian?as ap?s a leitura da hist?ria.

Recursos Complementares


Avaliação

Avaliar se as crian?as;


  • organizaram seus pain?is;
  • argumentaram para defender um ponto de vista;
  • expressam suas ideias por meio da oralidade e do desenho.