Luciana Lacerda de Castro; Raimunda Porfirio Ribeiro
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Educa??o Infantil | Linguagem oral e escrita | Falar e escutar |
Educa??o Infantil | Arte Visual | O fazer art?stico |
Educa??o Infantil | Natureza e sociedade | Os seres vivos |
Educa??o Infantil | Linguagem oral e escrita | Pr?ticas de leitura |
Para vivenciar esta aula, os alunos precisam j? ter presenciado discuss?es iniciais sobre os seres que habitam o mar. Esses conhecimentos poder?o ser trabalhados atrav?s da aula, apresentada neste portal, intitulada " Ser vivo no ambiente marinho".
2? Momento: O professor procura investigar quais os conhecimentos das crian?as sobre a polui??o e se essa quest?o ? um problema para eles. Nesse momento o professor registra os saberes das crian?as e assume o papel de escriba registrando as id?ias das crian?as em forma de texto coletivo.
Atividade 2: Constru??o de um painel coletivo
1? Momento: O professor solicita que as crian?as registrem por interm?dio do desenho, os seres que habitam o mar e que est?o amea?ados pela polui??o causada pelo lixo jogado nas praias pelos seres humanos.
2? Momento: O professor e as crian?as montam um painel, como ilustra??o para uma campanha de conscientiza??o e preserva??o do ambiente marinho.
Painel produzido pelas crian?as na faixa et?ria de 5 anos
OBS.: Em nossa sala de aula a imagem do painel foi utilizada para estampar uma camiseta, que posteriormente foi utilizada pelas crian?as, pais e professores em uma campanha alertando sobre o perigo da polui??o marinha para os seres que habitam no mar; em nosso caso, a campanha foi sugerida pelas crian?as ap?s a leitura da hist?ria.
Avaliar se as crian?as;