Portal do Professor

Início do Conteúdo

VISITAR UM LUGAR QUE TENHA ANIMAIS MARINHOS.

Autor e Co-autor(es)

Maria José Campos Ferreira imagem do usuário

NATAL - RN NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI

Luciana Lacerda de Castro; Raimunda Porfirio Ribeiro

Estrutura Curricular

Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Educação Infantil Linguagem oral e escrita Falar e escutar
Educação Infantil Natureza e sociedade Os seres vivos

Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula

  • Orientar-se por um planejamento prévio para participar de uma aula de campo;
  • Ampliar os conhecimentos relacionados a alguns seres que habitam o mar;
  • Envolver-se no tema relacionado a preservação de seres que habitam o mar.

Duração das atividades

2 aulas organizadas em diferentes momentos com duração de 30 minutos cada.

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Para vivenciar esta aula, os alunos poderão já ter presenciado discussões iniciais sobre os seres que habitam o mar. Esses conhecimentos poderão ser trabalhados através da aula, apresentada neste portal, intitulada "Ser vivo no ambiente marinho"

Estratégias e recursos da aula

O professor pode realizar uma aula passeio com o objetivo das crianças se familiarizarem com os seres que habitam o mar. As crianças terão a oportunidade de conhecer, tocar e observar esses seres.

Atividade 1 – Visita ao Aquário de Natal

1º momento -  O (a) professor(a) deve:

  • Visitar previamente o local antes da aula passeio com as crianças e agendar o local;
  • Planejar a aula passeio junto com as crianças;

2ª momento – O professor e as crianças ao chegarem ao Aquário de Natal procuram o guia que mostrará os animais e dará explicações. É importante que o professo r incentive as crianças a formular questões e ájudá-los a fazer as perguntas durante o processo de observação dos animais. 

  • Observar  a tartaruga marinha no tanque do Áquario e conversar com o guia sobre os danos que a poluição está causando às tartarugas marinhas;
  • Observar e tocar no tubarão e perguntar como é feita a conservação da água que o mantem nos tanque s do Aquário.

3° Momento: Com objetivo de enriquecer o estudo, o professor retoma o passeio  e realiza o registro das observações feitas pelas crianças. Incentiva as crianças a lembrarem do percurso feito dentro do Àquario de Natal: Quais os animais observados? Eles estavam dentro de que? Quais os animais grandes? Quais os animais pequenoos? O guia falou da poluição do mar? O que disse sobre as tartarugas marinhas? E sobre os tubarões?;

OBS.: O professor pode, ainda, realizar diversas leituras envolvendo os seres que habitam o mar e/ou que foram observados no aquário. Como os livros sugeridos abaixo:

undefined

Como nasce a tartaruga, Eunice Braido, Editora FTD, 1996. No site: http://i.s8.com.br/images/books/cover/img5/1 6575.jpg

Como nasce o golfinho, Eunice Braido, Editora FTD, 1994. No site: http://i. s8.com.br/images/books/cover/img9/16579.jpg

Mini Larousse dos Golfinhos e Baleias, Editora Larousse do Brasil, 2005. No site: http://i.s8.com.br/images/books/cover/img9/1411689.jpg

Avaliação

Avaliar se durante  a observação dos animais do Aquário de Natal as crianças:

  • Fizeram perguntas vinculadas a preservação da vida dos animais observados e dos cuidados com eles no aquário;
  • Relataram verbalmente a vivência no Aquário;
  • Registraram a aula passeio por intermédio do desenho e da escrita;
  • Participaram das discussões em relação aos danos causados pela poluição marinha aos seres que habitam o mar .