Luciana Lacerda de Castro; Raimunda Porfirio Ribeiro
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Educa??o Infantil | Movimento | Expressividade |
Educa??o Infantil | Linguagem oral e escrita | Falar e escutar |
Educa??o Infantil | Natureza e sociedade | Os seres vivos |
Os seres que habitam o ambiente marinho.
Para vivenciar esta aula, os alunos precisam j? ter presenciado discuss?es iniciais sobre o tema dos seres vivos e n?o-vivos que habitam o mar. Esses conhecimentos poder?o ser trabalhados atrav?s das aulas, apresentadas neste portal, intituladas: "Ser vivo no ambiente marinho".
ATIVIDADE 1- Brincar de ser uma Estrela-do-mar
Para que as crian?as se apropriem do conceito de ser vivo ? importante que elas conhe?am as caracter?sticas essenciais desse seres; ? importante que elas ao definirem o que ? um ser vivo inclua em suas respostas as quest?es de nutri??o, reprodu??o e rela??o realizadas pelos seres que possuem vida.
1? Momento- O professor e as crian?as combinam qual o lugar da sala que pode ser reservado ao espa?o c?nico; para brincar de estrela do mar as crian?as devem recordar situa??es vivenciadas anteriormente ao assistirem filmes em que a estrela do mar aparece na cena; imaginar a forma e improvisar situa??es para mostrar para os colegas como pode ser representada a estrela do mar.
2? momento
As crian?as no cotidiano usam a improvisa??o para brincar e se aventurar no jogo simb?lico, desse modo, a improvisa??o entra como recurso para se discutir as caracter?sticas externas da estrela do mar e incluir nesse jogo as caracter?sticas que indicam que a estrela do mar ? um ser vivo.
3? momento - O professor discute o conte?do que entra na dramatiza??o (as caracter?sticas dos seres vivos) nesse momento as crian?as devem discutir que o corpo deve fazer toda a express?o, sem que haja fala ou sons, mas na dramatiza??o devem aparecer as caracter?sticas dos seres vivos (caracter?sticas percept?veis para as crian?as: reprodu??o, alimenta??o, movimento e rela??o com o ambiente).
Avaliar se as crian?as conseguiram: