Portal do Professor

Início do Conteúdo

Dramatiza??o

Autor e Co-autor(es)

Maria Jos? Campos Ferreira imagem do usuário

NATAL - RN NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI

Luciana Lacerda de Castro; Raimunda Porfirio Ribeiro

Estrutura Curricular

Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Educa??o Infantil Movimento Expressividade
Educa??o Infantil Linguagem oral e escrita Falar e escutar
Educa??o Infantil Natureza e sociedade Os seres vivos

Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula

  • Ampliar os conhecimentos relacionados aos seres que habitam o mar reconhecendo as fun??es que s?o essenciais para o ser ser vivo.
  • Desenvolver a habilidade de improvis?o;
  • Acionar a mem?ria e lembrar de cenas em filmes que aparecem a estrela-do-mar;
  • Participar do jogo simb?lico contemplando o conte?do da dramatiza??o.

Duração das atividades

1 aula com diferentes momentos de 30 minutos cada.

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Os seres que habitam o ambiente marinho.

Estratégias e recursos da aula

Para vivenciar esta aula, os alunos precisam j? ter presenciado discuss?es iniciais sobre o tema dos seres vivos e n?o-vivos que habitam o mar. Esses conhecimentos poder?o ser trabalhados atrav?s das aulas, apresentadas neste portal, intituladas: "Ser vivo no ambiente marinho".

ATIVIDADE 1- Brincar de ser uma Estrela-do-mar

Para que as crian?as se apropriem do conceito de ser vivo ? importante que elas conhe?am as caracter?sticas essenciais desse seres; ? importante que elas ao definirem o que ? um ser vivo inclua em suas respostas as quest?es de nutri??o, reprodu??o e rela??o realizadas pelos seres que possuem vida.

1? Momento- O professor e as crian?as combinam qual o lugar da sala que pode ser reservado ao espa?o c?nico; para brincar de estrela do mar as crian?as devem recordar situa??es vivenciadas anteriormente ao assistirem filmes em que a estrela do mar aparece na cena; imaginar a forma e improvisar situa??es para mostrar para os colegas como pode ser representada a estrela do mar.

2? momento

  •  Improvisando uma situa??o que mostra como pode ser representada a estrela-do-mar.

As crian?as no cotidiano usam a improvisa??o para brincar e se aventurar no jogo simb?lico, desse modo, a improvisa??o entra como recurso para se discutir as caracter?sticas externas da estrela do mar e incluir nesse jogo as caracter?sticas que indicam que a estrela do mar ? um ser vivo.

3? momento - O professor discute o conte?do que entra na dramatiza??o (as caracter?sticas dos seres vivos) nesse momento as crian?as devem discutir que o corpo deve fazer toda a express?o, sem que haja fala ou sons, mas na dramatiza??o devem aparecer as caracter?sticas dos seres vivos (caracter?sticas percept?veis para as crian?as: reprodu??o, alimenta??o, movimento e rela??o com o ambiente).

  • Reprodu??o da estrela-do-mar

  • Rela??o com o ambiente.

  • A busca por alimento

Avaliação

Avaliar se as crian?as conseguiram:

  • Destacar as propriedades de um ser vivo com base nas fun??es de nutri??o, reprodu??o e rela??o com o meio ambiente;
  • Participar da dramatiza??o utilizando seus recursos de representa??o para improvisar a forma do corpo da estrela do mar, o movimento, a reprodu??o, a alimenta??o e a rela??o com o ambiente.