Luciana Lacerda de Castro; Raimunda Porfirio Ribeiro
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Educa??o Infantil | Linguagem oral e escrita | Falar e escutar |
Educa??o Infantil | Arte Visual | O fazer art?stico |
Educa??o Infantil | Natureza e sociedade | Os seres vivos |
ATIVIDADE 1- Diagnosticar o conhecimento inicial que as crian?as t?m sobre os seres vivos que habitam o ambiente marinho.
1? Momento- O professor inicia o diagn?stico dos conhecimentos das crian?as sobre os seres vivos e n?o-vivos que habitam o mar, usando como recurso imagens desse ambiente; solicita que as crian?as observem o cartaz e descrevam o que veem. Nesse momento, o professor registra as observa??es das crian?as, a descri??o as crian?as identificam cada ser que aparece na imagem do habitat do mar e dizem quais os seres que tem vida e os inanimados.
2? momento - o professor n?o d? nenhuma informa??o para as crian?as, mas traz material e os orientam a observar nos livros o habitat do mar e apontar os seres que consideram vivos e os seres inanimados.
Crian?as observando imagens dos seres que habitam o mar;
Momentos de observa??o e de conversa sobre o que est?o observando;
Momento da leitura e busca de informa??es sobres os seres do mar.
Observando as imagens e discutindo em pequenos grupos.
3? Momento- o professor e as crian?as sentam na roda e a partir das observa??es e das an?lises fazem uma rela??o dos seres vivos e dos n?o vivos que habitam o mar. A partir dessa discus?o inicial respondem as seguintes quest?es:
? medida que as crian?as forem respondendo, o professor escreve no quadro, fazendo a divis?o indicada, como no exemplo abaixo ( crian?as na faixa et?ria de 5 anos):
4? Momento: O professor inicia ent?o uma discuss?o para conhecer que crit?rios foram utilizados para agrupar os seres em cada grupo; nesse momento o professor realiza o papel de escriba anotando todas as hip?teses apresentadas pelas crian?as para serem utilizadas e confrontadas ao final do estudo.
Em seguida, o professor apresenta diferentes imagens de seres que habitam o mar e pede que as crian?as e destaquem caracter?sticas que elas consideram essenciais para identificar os seres vivos. Essa discuss?o desencadeia Com base nas atividade anteriores as crian?as registram, fazendo o desenho apenas dos seres que eles consideram como seres vivos.
&n bsp; &nbs p; A tividades realizadas por crian?as na fa ixa et?ria de 5 anos.