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Ser vivo no ambiente marinho

Autor e Co-autor(es)

Maria Jos? Campos Ferreira imagem do usuário

NATAL - RN NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI

Luciana Lacerda de Castro; Raimunda Porfirio Ribeiro

Estrutura Curricular

Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Educa??o Infantil Linguagem oral e escrita Falar e escutar
Educa??o Infantil Arte Visual O fazer art?stico
Educa??o Infantil Natureza e sociedade Os seres vivos

Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula

  • Adquirir conhecimentos acerca dos seres vivos que habitam o mar;
  • Valorizar as pr?prias ideias em rela??o ao tema discutido;
  • Respeitar as opini?es dos outros alunos.

Duração das atividades

2 aulas com diferentes momentos de 30 minutos cada.

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Estratégias e recursos da aula

ATIVIDADE 1- Diagnosticar o conhecimento inicial que as crian?as t?m sobre os seres vivos que habitam o ambiente marinho.

1? Momento-  O professor inicia o diagn?stico dos conhecimentos das crian?as sobre os seres vivos e n?o-vivos que habitam o mar, usando como recurso   imagens desse ambiente; solicita que as crian?as observem o cartaz e descrevam o que veem. Nesse momento, o professor registra as observa??es das crian?as, a  descri??o as crian?as identificam cada ser que aparece na imagem do habitat do mar e dizem quais os seres que tem vida e os inanimados.

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2? momento - o professor n?o d? nenhuma informa??o para as crian?as, mas traz material e os orientam a observar nos livros o habitat do mar e apontar os seres que consideram vivos e os seres inanimados.

Crian?as observando imagens dos seres que habitam o mar;

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Momentos de observa??o e de conversa sobre o que est?o observando;

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Momento da leitura e busca de  informa??es sobres os seres do mar.

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Observando as imagens e discutindo em pequenos grupos.

3? Momento- o professor e as crian?as  sentam  na roda e a partir das observa??es e das an?lises fazem uma rela??o dos seres vivos e dos n?o vivos que habitam o mar. A partir dessa discus?o inicial  respondem as seguintes quest?es:

  • O que ? um ser vivo?
  • Todos os seres que habitam o mar tem vida?
  • Quais os seres vivos que habitam o mar?
  • Quais os seres que n?o tem vida e habitam o mar?

? medida que as crian?as forem respondendo,  o professor  escreve no  quadro, fazendo a divis?o indicada, como no exemplo abaixo ( crian?as na faixa et?ria de 5 anos):

4? Momento: O professor inicia ent?o uma discuss?o para conhecer que crit?rios foram utilizados para agrupar os seres em cada grupo; nesse momento o professor realiza o papel de escriba anotando todas as hip?teses apresentadas pelas crian?as para serem utilizadas e confrontadas ao final do estudo.

 Em seguida, o professor apresenta diferentes imagens de seres que habitam o mar e pede que as crian?as e destaquem caracter?sticas que  elas consideram essenciais para identificar  os seres vivos. Essa discuss?o desencadeia  Com base nas atividade anteriores  as crian?as registram, fazendo o desenho apenas dos seres que eles consideram  como seres vivos.

                          &n bsp;  &nbs p;    A tividades realizadas por crian?as na fa ixa et?ria de 5 anos.

Avaliação

  • avaliar:
  • Os crit?rios que as crian?as utilizaram para apontar os seres vivos que habitam o mar;
  • as  atividade realizadas para fazer  no contexto da aula (se houve envolvimento, se as crian?as executaram a orienta??o, procuraram informa??es no livro, discutiram com os colegas).