Portal do Professor

Início do Conteúdo

Aprendendo de onde vem as frutas: um trabalho interdisciplinar

Autor e Co-autor(es)

Amanda Barros Teixeira imagem do usuário

JUIZ DE FORA - MG Universidade Federal de Juiz de Fora

Andr?a Vassallo Fagundes

Estrutura Curricular

Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial L?ngua Portuguesa Alfabetiza??o
Ensino Fundamental Inicial L?ngua Portuguesa Ortografia
Ensino Fundamental Inicial Ci?ncias Naturais Ser humano e sa?de

Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula

Sistematizar a ortografia
Associar palavras e figuras
Desenvolver a coordena??o motora fina, atrav?s de recorte e colagem
Enriquecer o vocabul?rio da crian?a
Motivar a crian?a a ter bons h?bitos alimentares com a ingest?o de frutas
Levar a crian?a a descobrir novas frutas

Duração das atividades

3 aulas de aproximadamente 45 minutos

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Estar inserido no processo de alfabetiza??o e letramento

Estratégias e recursos da aula

Momento 1

Atrav?s de uma conversa informal a professora conversar? com os alunos sobre a import?ncia das frutas na alimenta??o. A professora deve explorar a grande variedade de frutas existes perguntando quais s?o as frutas que os alunos conhecem, qual ? a preferida de cada um, qual a cor, tamanho, formato de cada fruta citada, etc.

? medida em que as crian?as forem falando, a professora poder? ir escrevendo o nome da fruta no quadro. Depois de todos terem falado, a professora perguntar? se sabem de onde vem cada uma das frutas citadas explicando que cada uma vem de uma ?rvore diferente, com um nome diferente. Perguntar de onde vem a ma??, o mam?o, a goiaba, etc...

Como atividade complementar enviar um bilhete para casa pedindo que tragam, no dia seguinte, uma fruta picada para fazerem uma salada de frutas coletiva.

Momento 2

A professora deve levar para a sala de aula um aparelho ?udio-visual, pode ser um data-show, uma TV com um DVD, ou um computador. Explicar que os alunos ver?o e ouvir?o o nome de v?rias frutas descobrindo tamb?m de onde vem cada uma delas. Apresentar a m?sica POMAR ? faixa 11 do cd ?Can??es de Brincar?

undefined

Imagem dispon?vel em:

http://www.fnac.com.br/Imagens/Produtos/124/268892_0_5.jpg

Can??es De Brincar
Palavra Cantada
Estilo: Infantil
Gravadora: Palavra Cantada
Selo: Eldorado
Ano: 1996


Dispon?vel em:

http://www.youtube.com/watch?v=MaH6E7mCYmk

Depois de ver e ouvir uma vez o v?deo, a professora pode convidar os alunos a tentar cantar a m?sica, para assim irem assimilando os nomes das diferentes ?rvores.

Momento 3

Perguntar se j? conheciam todas as frutas que aparecem na m?sica.
? Quais voc?s ainda n?o conheciam?
? Lembram de algum nome diferente que apareceu?
? Como escreve essa palavra?
A professora pode escrever no quadro mais frutas que as crian?as forem falando. Explicar que algumas frutas s?o encontradas em apenas algumas regi?es do nosso pa?s, por isso muitas vezes desconhecemos algumas. O umbu e a mangaba, por exemplo, s?o frutas comuns do nordeste.

Momento 4

Apresentar a seguinte atividade: (levar uma folha xerocada para cada crian?a)

Pedir para cortarem e colarem o nome de cada fruta em sua respectiva figura. Ap?s a colagem, poder?o colorir o desenho.

Momento 5

Dar a s eguinte atividade xerocada para cada crian?a:

Complete utilizando o nome das ?rvores (cajueiro - bananeira -laranjeira - mamoeiro - parreira - coqueiro - macieira -mangabeira - jabuticabeira - goiabeira)

1- A ma?? vem da __ _______________________.

2- A jabuticaba vem da _________________________.

3- O coco vem do _________________________.

4- A goiaba vem da _________________________.

5- A uva vem da _________________________.

6- O caju vem do _________________________.

7- A mangaba vem da _________________________.

8- A banana vem da _________________________.

9- O mam?o vem do _________________________.

10- A laranja vem da _________________________.

Momento 6

Fazer a salada de frutas coletiva com as frutas trazidas pelos alunos. Combinar com as crian?as, a partir desse dia, que um dia da semana ser? o ?dia da fruta? como op??o de merenda, justificando que as frutas s?o alimentos saud?veis que fazem bem ? nossa sa?de (esse dia deve ser estipulado pela professora e comunicado aos pais atrav?s de bilhete).

Avaliação

Analisar a capacidade de concentra??o da turma enquanto assistem ao v?deo.
Avaliar se conseguiram ler o nome das frutas associando ?s suas respectivas imagens, atrav?s da atividade de recorte e colagem.
Identificar o avan?o em rela??o ao c?digo escrito do aluno, baseado na atividade de completar o nome das ?rvores.
Avaliar as dificuldades de cada aluno em rela??o ? escrita: ortografia.
Analisar se a partir desse trabalho as crian?as t?m demonstrado interesse pelo consumo de frutas na merenda.