Portal do Professor

Início do Conteúdo

As curvas na estrada chamada Matem?tica

Raquel Fernandes Gon?alves Machado

imagem do usuário

UBERLANDIA - MG

Universidade Federal de Uberl?ndia

Edilamar Ferreira

imagem do usuário

UBERLANDIA - MG

ESC DE EDUCACAO BASICA

Antomar Ara?jo Ferreira

imagem do usuário

UBERLANDIA - MG

ESC DE EDUCACAO BASICA

Ma?sa Gon?alves da Silva

imagem do usuário

UBERLANDIA - MG

ESC DE EDUCACAO BASICA

Marcia Aparecida Mendes

imagem do usuário

UBERLANDIA - MG

ESC DE EDUCACAO BASICA

Gislaine Saraiva

imagem do usuário

UBERLANDIA - MG

ESC DE EDUCACAO BASICA

M?rcia Aparecida Mendes

Estrutura Curricular

Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Matem?tica Espa?o e forma

Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula

? Identificar e construir curvas abertas e fechadas, simples e n?o simples.

Duração das atividades

Duas horas/aula de 50 minutos

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

N?o h? necessidade de trabalhar nenhum conhecimento pr?vio.

Estratégias e recursos da aula

1? etapa

O professor separa a turma em em grupos de quatro alunos e entrega a cada um deles 4 peda?os de barbante simples ou cord?es coloridos que chamar?o a aten??o dos alunos e deixar?o um visual mais alegre, uma cartolina ou qualquer outro papel e quatro folhas de sulfite.
Ap?s dar alguns minutos para os alunos explorarem o material, comparar o tamanho dos pr?prios cord?es com os dos colegas, observar as cores e os formatos dos pap?is, o professor dar? as seguintes instru??es.


1. Jogue um dos cord?es sobre a carteira ou no ch?o.


2. Analise o tipo de curva que ele formou.

? As pontas ficaram separadas?
? Houve cruzamentos? Quantos?


3. Reproduza, atrav?s de desenho, na folha de sulfite a curva que os cord?o fez.
4. Pegue as cartolinas e numa delas escreva: CURVAS SIMPLES (curvas sem cruzamento) e na outra, CURVAS N?O SIMPLES (curvas com cruzamento).
5. Cole o cord?o na cartolina espec?fica formando a curva obtida, sendo o mais fiel poss?vel ? forma conseguida.
6. Jogue o segundo cord?o.
7. Siga as mesmas instru??es dadas para o primeiro cord?o.
8. Fa?a a mesma coisa com o terceiro e o quarto cord?es.

2? etapa

Cada grupo apresentar? para a classe as curvas conseguidas, tanto as coladas como as reproduzidas por desenho ressaltando e explicando as simples e as n?o simples.

3? etapa

O professor apresentar? um painel feito por ele apresentando curvas feitas por cord?es e outras desenhadas pedindo aos alunos para classific?-las.

Avaliação

Ser? feita durante todo o processo culminando com o professor pedindo aos alunos para desenhar em seus cadernos diversas curvas simples e diversas curvas n?o simples.