Portal do Professor

Início do Conteúdo

A caixa de Pandora – Ensino Fundamental

Autor e Co-autor(es)

Thiago Machado Mello de Sousa imagem do usuário

BRASILIA - DF Universidade de Brasília

Maria das Graças M. de Souza

Estrutura Curricular

Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Final Ciências Naturais Tecnologia e sociedade

Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula

Aprender a elaborar hipóteses (e a testá-las) a partir da observação de um fenômeno.

Duração das atividades

1 hora-aula de 50 minutos

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Saberes sócio-culturais do aluno sobre o tema

Estratégias e recursos da aula

Aula 1 – 50 minutos
 

Professor, por meio de uma atividade prática (um jogo), você vai trabalhar com os alunos alguns conceitos básicos de como funciona o pensamento científico. Mas antes de começar o jogo em si, discuta com seus alunos. Questione-os. O que eles acham que é ciência? O que é o conhecimento científico? Como será que pensam os cientistas ao elaborarem uma teoria? Eles conhecem alguma teoria famosa? O que é uma hipótese? Uma vez formulada, uma hipótese será sempre válida?

 

Dica! O objetivo não é expor diretamente, não é explicar aos alunos as etapas do método científico. Tal discussão deve servir para incitar nos alunos a curiosidade para o tema.

 

Atividade – Explorando a “caixa de Pandora”. Por meio deste roteiro de atividade você pode levar aos alunos a identificarem algumas etapas do método científico, no caso, a elaboração de uma hipótese a partir da observação de um fenômeno.

 

Dica! O objetivo desta atividade é que os alunos percebam, de uma forma divertida, que o processo de desenvolvimento de uma teoria pode surgir a partir de uma pergunta. Uma vez formulada uma pergunta a respeito de um fenômeno, como essa pergunta pode ser respondida? A hipótese criada satisfaz o questionamento? Ao descobrir novos elementos sobre o fenômeno, a hipótese continua válida? Com a descoberta de novos elementos outras perguntas podem ser feitas sobre o fenômeno? Que outra hipótese poderia ser formulada? Fique atento! Conduza a atividade de modo que estes tópicos fiquem bem claros. O conhecimento científico é dinâmico, uma hipótese formulada para explicar um fenômeno não representa uma verdade absoluta, inquestionável. O questionamento de uma hipótese é necessário para dar à Ciência este caráter dinâmico. É por meio do questionamento/teste de uma hipótese que normalmente surgem novos elementos para a criação de uma segunda hipótese e assim por diante.

 

Atividade para casa – Professor, esta atividade servirá como exercício de consolidação dos conteúdos e como forma de avaliar se os alunos entenderam os conce itos que foram trabal hados em sala. Peça aos alunos que façam um relato detalhado (um texto) de como foi o processo de descobrimento do conteúdo da caixa de Pandora. Algumas perguntas podem ajudar no desenvolvimento desta atividade:

Qual era o conteúdo da “caixa de Pandora”?

Quantas explicações diferentes (hipóteses) foram necessárias para descobrir o que havia na caixa?

Como foram testadas as explicações?

Que novas perguntas surgiram com o teste de cada explicação?

A sucessão das hipóteses foi necessária para a descoberta final? Explique.

 

Dica! Aproveite a correção do exercício na aula seguinte como gancho para a explicação formal dos conceitos trabalhados na aula.

 

Atenção! Caso alguns dos links da aula não estejam funcionando, você pode acessá-los pelos seguintes endereços (copie e cole no seu navegador):

Roteiro de atividade:
1. http://docs.google.com/Doc?id=dhpnwwtd_4739hdmmj - A caixa de Pandora. Atividade lúdica com o objetivo de perceber o processo de elaboração de um modelo teórico, como se dá a criação de hipóteses para explicar um determinado fenômeno observado.

Avaliação

A avaliação dos alunos pode ser feita da seguinte maneira: 1. Pela contribuição individual nas discussões e na proposição de hipóteses. 2. Por meio do texto produzido na atividade de casa. Os alunos conseguiram identificar de forma correta os conceitos trabalhados em sala durante a realização do exercício? Quais são os principais pontos de dificuldade para os alunos durante o processo? Aproveite esses pontos de dúvida para trabalhar de forma mais intensiva os conceitos que não foram bem entendidos.