Portal do Professor

Início do Conteúdo

Discutindo a qualidade de vida

Autor e Co-autor(es)

Adriano de Paiva Reis imagem do usuário

JUIZ DE FORA - MG Universidade Federal de Juiz de Fora

Agostinho Beethoven Macedo Beghelli Filho

Estrutura Curricular

Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Educa??o de Jovens e Adultos - 2? ciclo Educa??o F?sica Conhecimentos sobre o corpo
Ensino Fundamental Final Educa??o F?sica Atitudes, conceitos e procedimentos: conhecimentos sobre o corpo
Ensino M?dio Educa??o F?sica Gin?stica: Valores culturais

Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula

O aluno ser? capaz de identificar as diversas dimens?es que permeiam a no??o de qualidade de vida, bem como a sua rela??o com a atividade f?sica.

Duração das atividades

2 aula de 50 minutos (100 minutos)

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

N?o h? conhecimentos pr?vios a serem trabalhados

Estratégias e recursos da aula

Relatar aos alunos que a qualidade de vida ? algo altamente individual, pois cada pessoa tem a sua perspectiva de mundo. Entretanto, esta s? ? alcan?ada gra?as ?s rela??es que as pessoas t?m consigo mesma e com a sociedade.

Questionaremos os alunos sobre a necessidade de exerc?cios f?sicos face a este conceito apresentado de qualidade de vida: ?? importante termos uma vida ativa fisicamente??, ?em quais aspectos a atividade f?sica entraria??, ?somente no aspecto de sa?de??, ?qualquer atividade f?sica traz benef?cios ? sa?de?? direcionando a discuss?o no sentido de que as pr?ticas corporais, quando bem orientadas, trazem benef?cios que v?o al?m da sa?de f?sica, mas na satisfa??o da pr?tica, etc. (DIMENS?ES DA PR?TICA CORPORAL ALTO RENDIMENTO, LAZER, EC.)

Ap?s isto, ser? exibido aos alunos o v?deo contido em http://www.youtube.com/watch?v=I5TmkW6ur80para fechamento da discuss?o. E, a partir das reflex?es realizadas, ser?o abordados nas pr?ximas aulas alguns aspectos relacionados ? atividade f?sica na constru??o da qualidade de vida.

Recursos Complementares

Avaliação

Pedir aos alunos que escrevam um texto respondendo a pergunta: de acordo com o que foi apresentado na aula, o que voc? entende por qualidade de vida?