Agostinho Beethoven Macedo Beghelli Filho
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Educa??o de Jovens e Adultos - 2? ciclo | Educa??o F?sica | Conhecimentos sobre o corpo |
Ensino Fundamental Final | Educa??o F?sica | Atitudes, conceitos e procedimentos: conhecimentos sobre o corpo |
Ensino M?dio | Educa??o F?sica | Gin?stica: Valores culturais |
N?o h? conhecimentos pr?vios a serem trabalhados
Relatar aos alunos que a qualidade de vida ? algo altamente individual, pois cada pessoa tem a sua perspectiva de mundo. Entretanto, esta s? ? alcan?ada gra?as ?s rela??es que as pessoas t?m consigo mesma e com a sociedade.
Questionaremos os alunos sobre a necessidade de exerc?cios f?sicos face a este conceito apresentado de qualidade de vida: ?? importante termos uma vida ativa fisicamente??, ?em quais aspectos a atividade f?sica entraria??, ?somente no aspecto de sa?de??, ?qualquer atividade f?sica traz benef?cios ? sa?de?? direcionando a discuss?o no sentido de que as pr?ticas corporais, quando bem orientadas, trazem benef?cios que v?o al?m da sa?de f?sica, mas na satisfa??o da pr?tica, etc. (DIMENS?ES DA PR?TICA CORPORAL ALTO RENDIMENTO, LAZER, EC.)
Ap?s isto, ser? exibido aos alunos o v?deo contido em http://www.youtube.com/watch?v=I5TmkW6ur80para fechamento da discuss?o. E, a partir das reflex?es realizadas, ser?o abordados nas pr?ximas aulas alguns aspectos relacionados ? atividade f?sica na constru??o da qualidade de vida.
Textos para o professor
http://www.scielosp.org/scielo.php?pid=S1413-81232000000100014&script=sci_arttext
http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S1413-81232000000100002&script=sci_abstract&tlng=pt
http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S0102-311X2004000200027&script=sci_arttext&tlng=pt
http://www.proceedings.scielo.br/scielo.php?pid=MSC0000000082005000200059&script=sci_arttext