Maria Cristina Weitzel Tavela
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Final | L?ngua Portuguesa | An?lise lingu?stica: organiza??o estrutural dos enunciados |
Ensino M?dio | L?ngua Portuguesa | Produ??o, leitura, an?lise e reflex?o sobre linguagens |
As atividades ajudar?o o aluno a:
a) valorizar as manifesta??es do folclore lingu?stico como leg?timos representantes de uso de nossa l?ngua;
b) refletir sobre as estruturas sint?ticas destas manifesta??es, observando os recursos utilizados para promover a concis?o da mensagem;
c) diferenciar frase, ora??o e per?odo;
d) identificar o per?odo simples e o composto;
e) conhecer o conceito de elipse aplicado ?s estruturas sint?ticas como recurso de economia lingu?stica.
Os alunos j? devem ter tido oportunidade de conhecer algumas das manifesta??es do nosso folclore lingu?stico tais como os prov?rbios, as frases feitas, as legendas de caminh?o e as f?rmulas de fiado. (professor veja a aula sobre este tema: Voz do povo, voz de Deus).
Os alunos j? devem conhecer as classes morfol?gicas dos verbos.
Os alunos j? devem ter estudado as fun??es sint?ticas dentro das ora??es (os termos da ora??o), especialmente, o sujeito e o predicado.
Dever?, tamb?m, conhecer o conceito de elipse aplicado ?s estruturas sint?ticas.
Para realizarmos a reflex?o lingu?stica proposta nas atividades desta aula, utilizaremos aqui material exemplificador, a maioria colhida no livro Folclore liter?rio e lingu?stico; pesquisas de literatura oral e de linguagem popular do Prof. Ant?nio Henrique Weitzel, que apresenta exemplos oriundos das manifesta??es da cidade mineira de Juiz de Fora e regi?o. O professor poder? substituir esse material por exemplares pr?prios da sua regi?o.
Materiais:1. Lista de Ditados Populares (com as estruturas sint?ticas colocadas no Quadro de Categorias).
2. Quadro de Categorias.
3. Orienta??es para a discuss?o em cada grupo.
I- TRABALHO DE REFLEX?O LINGU?STICA
1? Etapa
Apresenta??o da proposta de trabalho aos alunos.
Explicar aos alunos que eles realizar?o um trabalho de reflex?o lingu?stica em grupo sobre as estruturas mais recorrentes nos chamados ditados populares ou prov?rbios. Para esclarecer e embasar o trabalho, ser? lido, para a turma, um pequeno texto informativo, que poder? ajudar professor e aluno na defini??o do que seja esta manifesta??o do nosso folclore lingu?stico. O texto ? uma adapta??o do que nos diz o Prof. Ant?nio Henrique Weitzel em seu livro: Folclore liter?rio e lingu?stico; pesquisas de literatura oral e de linguagem popular.
DITADO POPULAR
Ditado popular ? uma frase sentenciosa, concisa, de verdade comprovada, porque baseada na secular experi?ncia do povo, exposta em forma po?tica e contendo uma norma de conduta ou qualquer outro ensinamento.
Eles nos chegam da mais remota antiguidade, emanados de pensamentos ou senten?as de utilidade pr?tica, ou de frases popularizadas da hist?ria, da literatura, das artes e das ci?ncias.
O que faz a sua for?a e explica sua persist?ncia no meio do povo ? sua concis?o, a profundeza do conceito, a constru??o muitas vezes, binomial, ritmada, e preferencialmente rimada, funcionando a rima como elemento embelezador e mnem?nico.
Prov?rbio, ditado ou refr?o, seja qual for o t?tulo que lhe dermos, representa sempre a sabedoria do povo a respeito das pessoas, animais e coisas, uma sabedoria que se acumulou atrav?s de idades e gera??es, t?o velho quanto o mundo e ao mesmo tempo t?o novo quanto os acontecimentos de nossos dias.
H? ditados populares sobre a vida humana, sobre a moral, a religi?o e a vida social, sobre a flora e a fauna, sobre a agricultura, sobre a medicina e os cuidados com a sa?de, enfim, abrangem todos os elementos da exist?ncia, atuando na forma??o e conserva??o dos modos de pensar e agir. Da? a sua grande import?ncia, pois, segundo observa??o de Francis Bacon, neles se revelam o ?g?nio, a intelig?ncia e o esp?rito de uma na??o?. (Browne, 1970)
? importante que se estudem estas formas sint?ticas do saber das gentes, que se analisem as caracter?sticas nelas evidenciadas, para se chegar ?s causas de seu sucesso, dos tempos idos aos rec?m-vindos.
2? Etapa
A turma ser? dividida em grupos de, no m?ximo, quatro alunos. Cada grupo receber? a Lista de Ditados Populares, o Quadro de Categorias e as Orienta??es para a discuss?o em cada grupo. O grupo far?, sobre cada estrutura listada, uma reflex?o a partir das Orienta??es para a discuss?o para chegar ? determina??o de sua composi??o estrutural. Cada prov?rbio ser? classificado e transcrito no Quadro de Categorias. O professor dever? disponibilizar um dicion?rio, preferencialmente para cada grupo, a fim de dirimir qualquer d?vida de vocabul?rio.
ORIENTA??ES PARA DISCUSS?O EM GRUPO
Para cada ditado, o GRUPO dever? refletir a partir das seguintes quest?es:
a) Qual o sentido que atribuem ao ditado?
b) H? verbo na forma??o do ditado?
c) ? poss?vel identificar a estrutura de suje ito e predicado nest a frase?
d) Con siderando que cada verbo marca a presen?a de uma estrutura oracional, quantas e quais s?o as ora??es de cada ditado?
e) Nos ditados com mais de uma ora??o, cada uma delas poderia formar uma frase isoladamente?
f) H? a ocorr?ncia de elipse do verbo em algum ditado?
LISTA DE DITADOS POPULARES
1. Cada cabe?a, uma senten?a.
2. Barata sabida n?o atravessa galinheiro.
3. Angu de um dia n?o engorda porco.
4. N?o ria do mal do vizinho, que o seu est? a caminho.
5. Dizei-me com quem andas, que eu te direis quem ?s.
6. Uns gostam dos olhos, outros, da remela.
7. Antes causar inveja que d?.
8. A palavras loucas, orelhas moucas.
9. Muita trovoada ? sinal de pouca chuva.
10. Se o mundo fosse bom, o dono moraria nele.
11. N?o h? regra sem exce??o, nem mulher sem sen?o.
12. O sol nasce para todos, a lua para quem merece.
13. Por fora, bela viola; por dentro, p?o bolorento.
14. A lua n?o fica cheia em um dia.
15. ?gua e conselho s? se d?o a quem pede.
ESTRUTURA SINT?TICA DOS DITADOS POPULARES | EXEMPLOS |
ESTRUTURA NOMINAL | |
ESTRUTURA ORACIONAL SIMPLES (Per?odo Simples) | |
ESTRUTURA ORACIONAL COMPOSTA (Per?odo Composto) | |
ESTRUTURA ORACIONAL COMPOSTA COM ELIPSE VEBAL | |
CONCLUS?O SOBRE CADA CATEGORIA | |
CONCLUS?O |
3? Etapa
A - Valida??o das an?lises e conclus?es.
A turma ser? disposta em um grande c?rculo. Sob coordena??o do professor, os grupos apresentar?o sua an?lise de cada prov?rbio. O professor cuidar? para que todos participem, mas sem repeti??es desnecess?rias. Ao final, dever?o anotar, no quadro de categoria, as conclus?es:
Estrutura 1: estes ditados apresentam uma estrutura nominal, ou seja, s?o frases que transmitem uma mensagem, mas n?o est?o estruturadas em forma de ora??o.
Estrutura 2: estes ditados apresentam uma estrutura oracional, ou seja, t?m sujeito e predicado, enfim, ? uma frase organizada em uma ora??o.
Estrutura 3: estes ditados apresentam duas ou mais estruturas oracionais, ou seja, ? uma frase organizada em ora??es. S?o constitu?dos por per?odos compostos.
Estrutura 4: estes ditados apresentam um verbo el?ptico e, portanto, nestes per?odos, n?o haver? coincid?ncia entre o n?mero de verbos e a quantidade de ora??es.
B ? A for?a expressiva da concis?o.
Ainda no grupo maior, o professor solicitar? aos alunos a transforma??o das estruturas nominais em estruturas mais complexas, assim como pedir? que digam os ditados com elipse acrescentando os verbos. Fazer com eles uma avalia??o desta mudan?a para se chegar ? conclus?o final que dever? ser anotada no Quadro de Categorias.
CONCLUS?O
Os ditados populares apresentam estruturas variadas, com predomin?ncia de frases nominais ou de per?odos simples. Quando estruturados com per?odos compostos, ? comum a elipse de algum termo at? mesmo do verbo da ora??o. Esta estrutura??o menos complexa n?o significa pobreza lingu?stica. Pelo contr?rio, ? esta concis?o que faz a sua for?a e explica sua persist?ncia no meio do povo.
LISTA DE DITADOS POPULARES
1. Amigos, amigos; neg?cios, ? parte.
2. Cada qual canta como lhe ajuda a garganta.
3. Um dia ? da ca?a, outro do ca?ador.
4. A cavalo dado n?o se olham os dentes.
5. Cobra que n?o anda n?o apanha sapo.
6. Cada louco com sua mania.
7. A corda sempre arrebenta pelo lado mais fraco.
8. ? melhor n?o soltar roj?o antes do tempo.
9. Roupa suja lava-se em casa.
10. De m?dico, poeta e louco, todo mundo tem um pouco.
11. Quem quer a rosa, ag?ente o espinho.
12. Mais vale um cachorro amigo do que um amigo cachorro.
13. N?o h? bem que sempre dure, nem mal que sempre se ature.
14. Santo de casa n?o faz milagre.
15. Quando a barriga est? cheia, toda goiaba tem bicho.
16. Ladr?o de tost?o, ladr?o de milh?o.
BIBLIOGRAFIA
(Se poss?vel, o professor dever? conhecer)
WEITZEL, Ant?nio Henrique. Folclore liter?rio e ling??stico; pesquisas de literatura oral e de linguagem popular. 2. EDUFJF.Juiz de Fora, 1995.
VIEIRA, S?lvia Rodrigues e BRAND?O, S?lvia Figueiredo (orgs). Ensino de Gram?tica: descri??o e uso. S?o Paulo: Contexto, 2007.
AZEREDO, Jos? Carlos de. Fundamentos de gram?tica do portugu?s. 2.ed. Revista. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editora, 2002.
1. Organize a lista dos ditados populares que est? presente em Recursos Complementares em um quadro com as seguintes categorias:
a) Ditados com estrutura nominal
b) Ditados com estrutura oracional simples (per?odo simples)
c) Ditados com estrutura oracional composta (per?odo composto)
d) Ditados com estrutura com verbo el?ptico.
2. De cada categoria acima, escolha um ditado para analisar seu conte?do sem?ntico e explicar sua estrutura sint?tica.