Portal do Professor

Início do Conteúdo

Parábola: construindo o conceito

Autor e Co-autor(es)

Gílian Cristina Barros imagem do usuário

CURITIBA - PR SECRETARIA ESTADUAL DE EDUCAÇÃO

Eziquiel Menta

Estrutura Curricular

Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Médio Matemática Funções
Ensino Fundamental Final Matemática Equações

Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula

- Construir o conceito de parábola por meio de exemplos práticos e visualização gráfica.

Duração das atividades

3 aulas de 50 minutos.

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

- Leitura de gráficos.

Estratégias e recursos da aula

 http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/1272/imagens/problematizacao.gif

Momento 01 -

Proponho que inicie a aula apresentando algumas das aplicações das parábolas e da função quadrática.

Nos faróis de carros, nas antenas parabólicas, em radares, no lançamento de projéteis as parábolas estão presentes.

Os refletores em forma parabólica de faróis e lanternas permitem que a luz da lâmpada localizada no foco se difunda em raios paralelos ao eixo da parábola formando o facho de luz. Propriedade geométrica importante ligada à Ótica Geométrica.

Nas antenas parabólicas devido à propriedade da parábola de refletir o conjunto de raios recebidos em um único ponto, as Antenas Parabólicas alto de residências e edifícios captam ondas eletromagnéticas que são enviadas por satélites em órbita ao redor da terra. Os radares operam semelhantemente às antenas parabólicas, recebendo o eco de pulsos eletromagnéticos.

Quando lançamos uma pedra, chutamos uma bola de futebol com certa inclinação, sempre desprezando a resistência do ar, este descreve uma curva parabólica, tendo nestas condições o ângulo de 45 graus como o de maior alcance horizontal.

A imagem da parábola é a curva advinda de uma função na forma f(x)=ax²+bx+c, que tem a, b e c como constantes reais, sendo que Dom(f)=R, Im(f)=R. Esta função é denominada quadrática ou função trinômia do segundo grau.O gráfico cartesiano desta função polinomial do segundo grau é uma curva plana denominada parábola.

Lembre-se que uma das aplicações da função quadrática está relacionada com a questão de máximos e mínimos, para determinar áreas. Um outro exemplo de aplicação da função quadrática pode ser vista no recurso abaixo, que pode ser utilizado no laboratório de informática. Embora para a garota a macã e a bolinha só vá para cima e para baixo, quem está de fora do trem consegue ver a  maçã e a bola fazer um movimento de parábola (com concavidade para baixo), pois o trem se movimenta para frente; além da maçã e a bola irem para cima. Veja:


  http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/1272/imagens/trem.jpg

 Lembre-se:

Se nunca trabalhou com os alunos, oriente-os antes de se encaminharem para este espaço, explique quais os objetivos da atividade que realizarão em tal espaço e estabeleça regras para o uso, bem como, os critérios que serão utilizados para avaliação das atividades realizadas no laboratório, previamente. Se possível estabeleça os critérios para realização de toda a aula com os alunos, já desde o início, independente de ser ou não no laboratório de informática, ok?!?

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/1272/imagens/instrumentalizacao.gif

Momento 02 - Laboratório de Informática

Toda função possui um gráfico e cada um é representado de uma forma. O gráfico de uma função linear,  de 1º grau é uma reta que poderá ser crescente ou decrescente. O gráfico de uma função quadrática será uma parábola de concavidade para baixo ou para cima. A que vemos na imagem abaixo está com a concavidade voltada para cima, com seu vértice num ponto negativo do eixo das ordenadas (eixo y) e dois pontos cortando o eixo das abscissas (eixo x).

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/1272/imagens/parabola.jpg

O que será que determina:

  • Que a concavidade da parábola ficará voltada para cima ou para baixo?
  • Onde ficará o vértice da parábola?
  • Uma parábola poderá corta o eixo das ordenadas em dois pontos? Quando?

Para responder a estas questões, no laboratório de informática em duplas, solicite aos alunos que acessem o recurso a seguir, e selecionem no objeto o item parábola como marcado na imagem acima. Depois anotem as conclusões alterando os valores possíveis para a, b e c no recurso educacional abaixo e depois apresentem e discutam com seus colegas em sala de aula.

Gráficos

  http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/1272/imagens/CATARSE.gif

 
 Momento 03 -
 Individualmente e em no mínimo duas laudas apresente uma síntese do conteúdo estudado dando ênfase a formação de uma parábola, o que determina sua concavidade, seu vértice e quando esta cortará o eixo das abscissas e ordenadas e em quantos pontos, apresentando imagens e funções que representem cada exemplo.
 
 

Recursos Educacionais

Nome Tipo
Trenzinho da Estação Animação/simulação

Recursos Complementares

Parábola e catenária: história e aplicações.Disponível em: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48134/tde-17062008-135338/. Acesso em 12 de jan. de 2009.
Cônicas.. Disponível em: http://www.educ.fc.ul.pt/icm/icm99/icm26/. Acesso em 12 de jan. de 2009.
Aplicação das Cônicas. Disponível em: http://www.educ.fc.ul.pt/icm/icm99/icm15/aplic.htm. http://www.educ.fc.ul.pt/icm/icm99/icm26/. Acesso em 12 de jan. de 2009.


Avaliação

A avaliação será realizada no transcorrer dos questionamentos apresentados, primeiramente observando a formação de conceitos pelos alunos, analisando seus questionamentos e intervenções, procurando, por meio do diálogo, perceber se houve assimilação dos conteúdos propostos. Pela leitura das produções dos alunos, o professor avaliará sugerindo as mudanças e adequações necessárias, estimulando as leituras e quando necessário, o feedback dos conteúdos.