Portal do Professor

Início do Conteúdo

Energia: tipos e aplica??o

Autor e Co-autor(es)

G?lian Cristina Barros imagem do usuário

CURITIBA - PR SECRETARIA ESTADUAL DE EDUCA??O

Eziquiel Menta

Estrutura Curricular

Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Final Ci?ncias Naturais Tecnologia e sociedade
Ensino M?dio F?sica Universo, terra e vida

Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula

- Reconhecer os tipos de energia e suas formas de aplica??o, por meio da defini??o e relacionamento.

Duração das atividades

3 aulas de 50 minutos

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Algumas formas e tipos de produ??o de energia.

Estratégias e recursos da aula

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/1273/imagens/problematizacao.gif

Momento 01 –


Professor, questione a seus alunos sobre o que entendem por energia.

E depois apresente as seguintes descrições, incluindo o texto O que é energia, disponível em: http://www.geocities.com/CollegePark/Bookstore/2334/fisica/feynman.html, que apresenta um exemplo bem interessante para a compreensão da questão.
 

O que é energia?
A etimologia da palavra tem origem no idioma grego, onde εργος (ergos) significa "trabalho".

Uma das melhores definições de energia é a apresentada por Richard Feynman que afirma:

“A única coisa de que temos certeza e que a Natureza nos permite observar é uma realidade, ou se prefere, uma Lei chamada Conservação da Energia."Esta lei diz que existe 'algo', uma quantidade que chamamos energia, que se modifica em forma, mas que a cada momento que a medimos ela sempre apresenta o mesmo resultado numérico. É incrível que algo assim aconteça.”


Foram desenvolvidos, ao longo da história, procedimentos de produção, transporte e armazenamento de energia. As principais formas de produção de energia são: hidráulica, nuclear, eólica, solar e geotérmica.

Uma das energias mais utilizadas, no Brasil, é a hidráulica ou hidroenergia, em função da grande quantidade de rios em nosso país. Pesquisas demonstram que rendimento na conversão de água represada em eletricidade pode chegar a valores próximos de 90 %, tendo sua maior limitação como fonte energética na disponibilidade, só algumas regiões dispõem de quedas d’água aproveitáveis.

As rodas d’água foram importantes no período da revolução industrial e em todo o desenvolvimento tecnológico é destacada por diversos autores. A abundância de rios perenes na Europa, permitindo largo uso da roda d’água, foi fator essencial para o desenvolvimento da indústria, principalmente a siderúrgica, um dos suportes da revolução industrial.


  data/img-2
Disponível em: www.mfrural.com.br

O monjolo também se constitui como um instrumento distinto de utilização. Usado para socar arroz, milho, amendoim e café tem seu uso no Brasil desde a época colonial podendo ser encontrado em algumas regiões que possuem quedas d’água. Construído a partir de troncos de árvores, o monjolo, trabalha como um balanço em movimento oscilante.

data/img-3

A água possui uma potencialidade energética que quando represada aumenta. Numa usina hidrelétrica por meio da queda d`água as turbinas fazem funcionar geradores elétricos que produzem energia. A implantação de uma usina provaca impactos ambientais, na fase de construção mas, é uma fonte considerada limpa. Esta energia é transformada em eletricidade, que utilizamos para o funcionamento de eletrodomésticos, iluminação, geração de força, etc.


Momento 02 – Atividade Individual

 

data/img-4
Muitas questões ainda estão em aberto nesta aula, que tal solicitar aos que alunos que registrem individualmente, os pontos que ainda precisam ser esclarecidos. Estas questões podem ser respondidas por meio de pesquisa na biblioteca da escola ou utilizando o laboratório de informática, por meio de uma pesquisa na Internet.Vamos lá?

1 - Escolha pelo menos duas das energias citadas, com exceção da hidráulica e apresente vantagens e desvantagens de sua aplicação. Faça este registro em um blog.

2 – Em forma de dissertação responda as seguintes questões:
Existem outras fontes e formas de energia além da hidráulica, nuclear, eólica, solar e geotérmica? Quais são? Onde são utilizadas?

Se desejar pode utilizar as questões propostas nas tarefas da WebQuest: Fontes de Energia do Prof. Raul Nunes. Disponível em: http://www.vartdesign.com/energia/, para orientar a escrita do texto dissertativo.

data/img-5

Momento 03 – Atividade em Duplas

Agora vamos realizar atividades no laboratório de informática, se nunca trabalhou com os alunos, oriente-os antes de se encaminharem para este espaço, explique quais os objetivos da atividade que realizarão em tal espaço e estabeleça regras para o uso, bem como, os critérios que serão utilizados para avaliação das atividades realizadas no laboratório, previamente. Se possível estabeleça os critérios para realização de toda a aula com os alunos, já desde o início, independente de ser ou não no laboratório de informática, ok?!?


3 - No quadro, disponível a seguir, deverão ser preenchidas as formas de energia e onde as utilizamos.
Uma dupla de alunos preenche a primeira tela e depois outra dupla responde na tela seguinte, ok?!? Uma variação desta atividade pode ser feita com dois alunos no mesmo computador.


data/img-6

 

Recursos Educacionais

Nome Tipo
Utiliza??o e tipos de energia Anima??o/simula??o

Recursos Complementares

Tipos de energia - Dispon?vel em: http://www.latinevent.com.br/energias/tipos.htm. Acesso em: 04 de jan. de 2009.
Fontes de energia - Dispon?vel em: http://www.suapesquisa.com/cienciastecnologia/fontes_energia.htm. Acesso em: 05 de jan. de 2009.
Tipos de energia ? Dispon?vel em: http://www.bgfconsultoria.com.br/pag/energia_tipo.php. Acesso em: 05 de jan. de 2009.
Fontes alternativas de energia - Dispon?vel em: http://www.colegiosaofrancisco.com.br/alfa/meio-ambiente-fontes-alternativas-de-energia/. Acesso em 06 de jan. de 2009.
Para criar um blog acesse: |http://blog.uol.com.br/| http://home.services.spaces.live.com/ |http://www.blogger.com|

Avaliação

A avalia??o ser? realizada no transcorrer dos questionamentos apresentados, primeiramente observando a forma??o de conceitos pelos alunos, analisando seus questionamentos e interven??es, procurando, por meio do di?logo, perceber se houve assimila??o dos conte?dos propostos. Pela leitura das produ??es dos alunos, o professor avaliar? sugerindo as mudan?as e adequa??es necess?rias, estimulando as leituras e quando necess?rio, o feedback dos conte?dos.