Portal do Professor

Início do Conteúdo

Pol?gonos Regulares: constru??o e propriedades dos ?ngulos internos e centrais? Parte II

Raquel Fernandes Gon?alves Machado

imagem do usuário

UBERLANDIA - MG

Universidade Federal de Uberl?ndia

Edilamar Ferreira

imagem do usuário

UBERLANDIA - MG

ESC DE EDUCACAO BASICA

Antomar Ara?jo Ferreira

imagem do usuário

UBERLANDIA - MG

ESC DE EDUCACAO BASICA

Ma?sa Gon?alves da Silva

imagem do usuário

UBERLANDIA - MG

ESC DE EDUCACAO BASICA

Marcia Aparecida Mendes

imagem do usuário

UBERLANDIA - MG

ESC DE EDUCACAO BASICA

Gislaine Saraiva

imagem do usuário

UBERLANDIA - MG

ESC DE EDUCACAO BASICA

Hellen Cristina Borges Pires e Valmir Machado dos Santos

Estrutura Curricular

Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Final Matem?tica Espa?o e forma

Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula

- Representar, medir e operar com medidas de ?ngulos.

- Aplicar, na pr?tica, as f?rmulas para determinar as medidas dos ?ngulos internos e dos ?ngulos centrais de um pol?gono regular.

- Realizar procedimentos que concretizem os saberes te?ricos, por meio da constru??o, com o objetivo de verificar as habilidades que envolvem pol?gonos regulares.

- Resolver situa??es-problema do cotidiano, inovar e empreender.

Duração das atividades

Duas horas-aula de 50 minutos.

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

- Defini??o de Pol?gono Regular.
- C?lculo dos ?ngulos internos e centrais de um pol?gono regular.

Estratégias e recursos da aula

Materiais necess?rios para a aula:
-Estacas de madeira
-Martelo
-Barbante
-Transferidor de madeira (utiliza-se geralmente o do professor)
-R?gua de madeira de 1 m (utiliza-se geralmente a do professor) e/ou trena

Para realizar esta aula, o professor dever? dispor de um local n?o cimentado, preferencialmente terra ou gramado. Desta forma, fica mais f?cil fincar as estacas.

Estrat?gias para a aual:
1? parte: em sala de aula.


Divida a turma em grupos de aproximadamente 4 alunos.

Explique aos alunos que ser? realizada uma aula pr?tica sobre pol?gonos regulares, refletindo junto a eles a responsabilidade e cuidado que os mesmos devem ter com os materiais que v?o ser utilizados, para que assim, ningu?m se machuque.

Indique o pol?gono regular que cada grupo dever? construir, se preferir, fa?a a escolha por sorteio. S? n?o utilize pol?gonos com um n?mero muito grande lados (maior que 20 lados, por exemplo), pois pode desmotivar os alunos no momento da constru??o.

Pe?a para que cada grupo fa?a o calculo para determinar a medida do ?ngulo interno do pol?gono que vai construir. Se for necess?rio, retome alguns conceitos.

Pergunte para cada grupo quantas estacas ser?o necess?rias para construir o seu pol?gono. Associe a id?ia de que as estacas s?o os v?rtices e de que o barbante formar? os lados do pol?gono.

2? parte: no ambiente da aula pr?tica.


Permita que os alunos tentem ?sozinhos? construir o pol?gono. ? medida que for surgindo ?s d?vidas, oriente cada grupo.

Para facilitar, utilize como medida do lado do pol?gono o metro.

Para construir o pol?gono o grupo dever?:
1?) fincar a estaca que ser? o centro do pol?gono.
2?) Com o metro, determine a dist?ncia do centro ao primeiro v?rtice do pol?gono. Finque a segunda estaca. Pegue o barbante, amarre-o na estaca central e, esticando bem, leve-o at? a segunda estaca e d? duas voltas com o barbante envolta da estaca.
3?) com o auxilio do transferidor, me?a o ?ngulo central e finque a terceira estaca que dar? origem a mais um v?rtice do pol?gono. Pegue o barbante que est? na segunda estaca e d? duas voltas entorno da terceira. Em seguida, v? com o barbante at? a estaca central e d? mais duas voltas ao redor da mesma.

undefinedundefined

undefined

4?) repita o processo at? concluir a constru??o do pol?gono. undefined

Avaliação

Cada grupo dever? registrar os c?lculos e os passos que desenvolveu para construir o pol?gono e entregar ao professor em forma de relat?rio. O professor dever? avaliar durante a atividade o interesse e a participa??o dos alunos em cada grupo.