Portal do Professor

Início do Conteúdo

Proporcionalidade no CAp UFRJ: Figuras semelhantes

Autor e Co-autor(es)

Rita Maria Cardoso Meirelles imagem do usuário

RIO DE JANEIRO - RJ COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO

Fernando Celso Villar Marinho, Daniella Assemany da Guia

Estrutura Curricular

Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Educa??o de Jovens e Adultos - 2? ciclo Matem?tica Proporcionalidade e Equival?ncia
Ensino Fundamental Final Matem?tica Grandezas e medidas
Ensino M?dio Matem?tica Geometria

Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula

Identificar figuras semelhantes e comparar suas medidas atrav?s da proporcionalidade.

Duração das atividades

3 aulas de 50 minutos cada.

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Operar com n?meros racionais.
Conceitos de proporcionalidade.

Estratégias e recursos da aula

O objetivo dessa aula ? aplicar os conceitos de proporcionalidade, para induzir de forma experimental a descoberta das condi??es para que duas figuras sejam semelhantes.

Sugerimos que o professor inicie a aula abordando o tema sobre amplia??o/redu??o de fotos.

Nota: As atividades propostas s?o mais bem compreendidas se cada aluno tiver a sua pr?pria folha com as atividades e, desse modo, fazer medi??es com o uso de uma r?gua.
Para distribuir a folha de atividades, tire c?pias para os alunos acessando o link:

http://www.cap.ufrj.br/matematica/PortaldoProfessorMec/atividades/geometriaplana/FolhaAtivSemelhancadeFiguras.pdf

Atividade 1.

Observe as fotos 1 e 2.

Coment?rio: Foto do Labirinto Verde, localizado na Pra?a da Rep?blica em Nova Petr?polis, Serra Ga?cha, RS. O Labirinto ? feito com ciprestes cuidadosamente cortados em forma de "cerca viva". As plantas formam as paredes que desenham o seu tra?ado.

Existem ?semelhan?as? entre as duas fotos?

Professor, promova uma discuss?o sobre o assunto e sugira as medi??es do comprimento e da largura das fotos.

Pe?a que os alunos verifiquem se essas medidas s?o proporcionais:

Ap?s a turma perceber que as fotos t?m a mesma forma e que diferem apenas pelo tamanho, introduza ent?o o conceito de semelhan?a de figuras:

Figuras semelhantes s?o aquelas que t?m a mesma forma e tamanhos diferentes.

Atividade 2.

Observe as ?molduras de quadro? das figuras 1 e 2 e diga se s?o semelhantes. Justifique a sua resposta.

Proponha o completamento da tabela.

Espera-se que, nessa situa??o, os alunos percebam, sem a necessidade de verificar se as grandezas s?o proporcionais, que as figuras n?o s?o semelhantes.

Caso contr?rio, pe?a para calcularem as raz?es:

E registrarem que:

Justificativa: As molduras representam dois quadril?teros ret?ngulos (figuras de mesma forma), mas as raz?es entre os comprimentos e as larguras n?o s?o iguais.

Atividade 3.

Observe os pares de figuras nos itens abaixo e diga se s?o semelhantes. Justifique a sua resposta.
a)

b) 

Fonte: http://www.prof2000.pt/users/amma/recursos_materiais/rec/7_ano/f_trab/04-05/FT7_05_04-05_ficheiros/image027.png

Respostas:

a) As figuras s?o semelhantes (raz?es dos segmentos iguais a 1,5).
b) As figuras n?o s?o semelhantes:

Sugest?o: Utilize a atividade do portal com os seus alunos.

recursos/9534/207/index2.html

Recursos Complementares

Avaliação

A avalia??o do aluno pode ser feita levando em considera??o:
? participa??o em aula
? resolu??o das atividades em aula
? trabalhos em grupo ou individuais