Portal do Professor

Início do Conteúdo

Sobre o emprego do imperativo em an?ncios publicit?rios

Autor e Co-autor(es)

Lazuita Goretti de Oliveira imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Eliana Dias

Estrutura Curricular

Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Educa??o de Jovens e Adultos - 2? ciclo L?ngua Portuguesa Linguagem escrita: leitura e produ??o de textos
Ensino Fundamental Final L?ngua Portuguesa L?ngua oral e escrita: processos de interlocu??o

Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula

  • identificar as formas verbais do imperativo em textos publicit?rios;
  • analisar efeitos de sentido produzido pelo emprego de verbos no imperativo em propagandas;
  • empregar verbos no modo imperativo como recurso de persuas?o;
  • produzir an?ncio publicit?rio.

Duração das atividades

3 aulas de 50 minutos cada

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

  • conhecer e diferenciar os modos verbais: indicativo, subjuntivo e imperativo;
  • conhecer e diferenciar tempos verbais.

Estratégias e recursos da aula

  • utiliza??o do laborat?rio de inform?tica;
  • uso de an?ncios publicit?rios impressos.

Aula 1

A tem?tica a ser trabalhada nessa aula ? o emprego do imperativo em an?ncios publicit?rios. Esse g?nero textual est? presente em nosso cotidiano e tamb?m no de nossos alunos, j? que pertencemos a uma sociedade de consumo. Com atividades de an?lise de textos publicit?rios, objetivamos n?o s? conscientizar o aluno da manipula??o a que n?s, enquanto consumidores, estamos sujeitos, mas tamb?m explorar a linguagem verbal, especificamente o imperativo que ? frequentemente usado em textos publicit?rios, uma vez que o emprego desse modo verbal possibilita criar-se intimidade com o leitor, envolvendo-o e levando-o a fazer o que o texto prop?e.

Atividade

Para ativar o conhecimento pr?vio dos alunos sobre o tema, o professor dever? perguntar a eles em quais textos eles identificam o emprego de verbos no modo imperativo.

Ap?s ouvir os alunos, o professor dever? lembr?-los de que, no dia a dia, em linguagem coloquial, nem sempre o imperativo ? usado de forma autorit?ria e que as propagandas, em geral, usam o verbo no imperativo como forma de interferir no comportamento do consumidor.

Importante: Conforme as respostas dadas pelos alunos, se o professor considerar necess?rio fazer uma retomada do assunto, poder? lev?-los ao laborat?rio de inform?tica para, em dupla, pesquisarem sobre a forma??o do imperativo. Importante destacar que a pesquisa servir? para que o professor proponha uma reflex?o sobre o uso e sentidos do verbo no imperativo. Nada de decorar regras.

Sugest?o de sites:

http://pt.wikipedia.org/wiki/Modo_imperativo

http://educacao.uol.com.br/portugues/ult1693u86.jhtm

Aula 2

O professor dever? reproduzir e entregar aos alunos c?pias dos an?ncios publicit?rios apresentados na sequ?ncia.

1.


Dispon?vel no site:

http://biancamafra.files.wordpress.com/2009/10/3380153015_67d523e2b9.jpg

2 

Dispon?vel no site:

http://3.bp.blogspot.com/_-Do8ComKY78/SbAVKSi3IQI/AAAAAAAAAKI/cDBtyj6qeWA/s400/ROMANA+Anuncio+Cantina+Dia+dos+Namorados+Agente.jpg

3.

Dispon?vel no site:

http://2.bp.blogspot.com/_tSG-Vcdxar0/SKA3N9_sX1I/AAAAAAAAAE8/yIxoOgu0q_M/s320/dia+dos+pais+agua+inga.jpg

4.

Dispon?vel no site:

http://2.bp.blogspot.com/_-sPuSwnFfH0/SsoDeovT-2I/AAAAAAAAAU o/H7bKO6vJolg/s400/Escola+de+Propaganda+(Meia+pag).jpg

6.

Dispon?vel em:

http://2.bp.blogspot.com/_G1rHjVPsYuc/SBHWTXhBOpI/AAAAAAAAGrk/64zFWjLPyeI/s400/papel.jpg

7.

Dispon?vel em:

http://comuniquei.com.br/wp-content/uploads/2009/09/propagandaomo1957.jpg


8.

Dispon?vel no site:

http://farm4.static.flickr.com/3296/2892637768_3616411bca.jpg?v=0

Depois da apresenta??o dos an?ncios, o professor dever? propor aos alunos que, em dupla, respondam ?s perguntas propostas abaixo:

1. Para que o resultado de um an?ncio seja eficiente, ? necess?rio estabelecer o p?blico-alvo, isto ?, os prov?veis consumidores do produto. Os recursos escolhidos devem estar diretamente relacionados com as caracter?sticas desse p?blico: idade, posi??o social, sexo, ocupa??o, expectativas e ideais de vida.

a. Defina o p?blico alvo de cada um dos an?ncios.
b. Os produtores dos an?ncios levaram em considera??o os p?blico alvo do produto em cada caso? Justifique sua resposta.
c. Em que suportes textuais os an?ncios publicit?rios costumam aparecer?

2. Todo an?ncio publicit?rio tem com finalidade persuadir, convencer o interlocutor, ou seja, chamar sua aten??o e convenc?-lo a comprar um determinado produto ou mudar um comportamento. Responda:
a. Qual ou quais dos an?ncios t?m como finalidade a venda de um produto?
b. Qual ? o produto que est? sendo promovido nesse(s) an?ncio(s)?

3. Um an?ncio pode ser comercial, qua ndo oferece e promove algum produto; ou n?o-comercial, quando est? destinado a difundir uma id?ia ou valor a servi?o de uma comunidade ou institui??o. Responda:
a. Quais dos an?ncios s?o n?o-comerciais?
b. Qual ? a finalidades desses an?ncios?
c. Pode-se dizer que an?ncios publicit?rios n?o-comerciais s?o ?desinteressados?? Justifique.

4. Observe a linguagem verbal usada nos an?ncios.
A mensagem publicit?ria ? formada por imagens e palavras ou sons de acordo com o canal. As imagens ? desenhos, fotografias, filmagens ? s?o poliss?micas, isto ? apresentam diferentes significados. A mensagem verbal, nos an?ncios, tem como fun??o guiar a interpreta??o, ou seja, limitar as poss?veis leituras que uma imagem admite.

a. Identifique as formas verbais no imperativo presente em cada an?ncio.
b. Os verbos est?o no imperativo afirmativo ou negativo?
c. Os verbos no imperativo est?o flexionados na segunda ou na terceira pessoa?
b. Pode-se dizer que o imperativo foi usado como um recurso de persuas?o? Explique.

Aula 3

Atividade
Produ??o de texto

Observe as imagens apresentadas a seguir. Que produtos poderiam ser anunciados com essas imagens? Pense e crie mensagens verbais, usando verbos no imperativo como recurso lingu?stico de persuas?o.

N?o se esque?a de estabelecer previamente quem s?o os prov?veis consumidores do produto. Os recursos escolhidos devem se relacionar diretamente com as caracter?sticas desse p?blico: idade, posi??o social, sexo, ocupa??o, expectativ as e ideais de vida. Defina tamb?m o suporte em que ser? veiculado o an?ncio.

A.

Dispon?vel no site:

http://publicador.itodas.com.br/portal/mae/criancas/saude/crian%C3%A7as_animais1.jpg


B.

Dispon?vel no site:

http://3.bp.blogspot.com/_qPHaWKwmq6k/SIh-8MuUmAI/AAAAAAAAACo/Nu3B-Jgw7V8/S271/Ecologia.jpg

Avaliação

A avalia??o dar-se-? de forma processual, isto ?, em todos os momentos em que os alunos estiverem participando das discuss?es propostas e, individualmente, por meio da realiza??o das atividades escritas. Em rela??o ? produ??o de an?ncios publicit?rios, os alunos ser?o avaliados, considerando o atendimento ? proposta, e principalmente ao emprego do imperativo como recurso de persuas?o.