Andr?a Vassalo Fagundes
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetiza??o | Processos de leitura |
Escutar textos lidos, apreciando a leitura gravada.
Interessar-se pela leitura de hist?rias.
Desenvolver a imagina??o e a criatividade.
Familiarizar-se com a escrita de textos, mesmo de forma n?o convencional.
Estar inserido no processo de alfabetiza??o e letramento.
Aula 1:
Em uma sala onde os alunos possam estar sentados em roda, de prefer?ncia ? meia luz, a professora dever? criar um clima de suspense, tecendo coment?rios sobre coisas que nos assustam. Nesse momento, uma pessoa da escola poder? entrar na sala fantasiada e provocar um susto na maioria dos alunos. Essa atividade ? muito interessante, pois, ap?s a volta ? calma, o professor avaliar? com os alunos os efeitos produzidos em n?s quando nos assustamos. Em seguida, introduzir o tema do livro que ser? trabalhado.
a) Ouvir a hist?ria O susto, de Mary e Eliardo Fran?a, Cole??o Gato e Rato, da Editora ?tica, a partir do link:
http://www.plenarinho.gov.br/sala_leitura/ouca-uma-historia/o-susto
Conto infantil que narra a hist?ria de um saco que assustou muitos bichos da floresta com seu estranho barulho; uns foram chamando os outros para ver o motivo do barulho e, depois de longa demora pra decidir quem ia abrir o saco, saiu deste um bando de insetos, assustando a todos.
Imagem do livro dispon?vel em
http://3.bp.blogspot.com/_W0PvKvGofAo/SqxQHKy8XvI/AAAAAAAAAMA/3YXFyN57Riw/s320/O+susto.jpg
b) Ap?s escutar a hist?ria, os alunos poder?o manusear o livro, caso a biblioteca escolar o tenha.
c) Recordar com os alunos quais as personagens que aparecem na hist?ria e como eles aparecem: aos pares.
Questionar qual era o problema em que os personagens se achavam envolvidos. Como foi resolvida a situa??o?
O que tinha dentro do saco?
Atividade relacionada:
Distribuir folhas de papel crepom para ser confeccionado um saco parecido com o da hist?ria. Em seguida, os alunos far?o o desenho de uma coisa assustadora e colocar? dentro do seu saco, para ser apresentado na pr?xima aula.
Aula 2:
Recordar a hist?ria da aula anterior oralmente. pedindo que cada crian?a apresente o seu desenho assustador.
Pode ser feito um varal com os saquinhos pendurados intitulado: Um saco assustador. Abra e confira. Em seguida, perguntar se algu?m j? levou um susto e pedir que conte como foi.
Ap?s ouvir os alunos, a professora poder? propor que os alunos contem o susto que j? sentiram por escrito. Depois, poder?o ilustrar suas hist?rias.
Caso os alunos ainda n?o escrevam da forma convencional, a professora poder? escrever ortograficamente, a l?pis, embaixo do texto da crian?a.
Os textos poder?o ser colocados em exposi??o no mural da sala, a fim de que todos possam conhecer a hist?ria de susto de seus colegas.
A professora observar? como os alunos participam da aula, seu envolvimento com a hist?ria, assim como a atitude de escuta.
A produ??o de desenhos assustadores deve ser avaliada percebendo se o aluno foi capaz de reproduzir o que foi solicitado.
Avaliar?, tamb?m, o texto produzido, verificando a coer?ncia das ideias, assim como a criatividade e a imagina??o utilizadas para recontar e ilustrar a situa??o vivenciada.