Andr?a Vassalo Fagundes
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Sa?de | Cuidados do corpo |
Reconhecer as partes do corpo humano.
Compreender as fun??es das partes do corpo.
Identificar e compreender a import?ncia dos cinco sentidos: vis?o, paladar, olfato, audi??o e tato.
N?o ? necess?rio conhecimento pr?vio, al?m do reconhecimento do pr?prio corpo.
1? aula:
a) Vis?o do Corpo como um todo
Com o aux?lio de um espelho, do tamanho de um corpo infantil, o aluno observar? em si e nos outros as diversas partes do corpo: cabe?a, tronco, bra?os e pernas.
Recortar de revistas a imagem de pessoas de corpo inteiro.
b) Explorar as diversas posi??es em que o corpo pode movimentar-se: deitadas, sentadas, pessoas com diversos movimentos corporais.
Movimentar-se cantando a m?sica: Se ?s feliz
Se ?s feliz quero te ver bater as m?os
Se ?s feliz quero te ver bater as m?os
Se ?s feliz pra mim poder acreditar
Se ?s feliz quero te ver bater as m?os
Se ?s feliz quero te ver bater os p?s
Se ?s feliz quero te ver bater os p?s
Se ?s feliz pra mim poder acreditar
Se ?s feliz quero te ver bater os p?s
Bater as m?os, bater os p?s
Se ?s feliz pra mim poder acreditar
Se ?s feliz quero te ver bater os p?s
(ir acumulando as posi??es)
Dispon?vel no site: http://letras.terra.com.br/sandrinha-a-garotada/1522166/
c) Brincar de modelagem com o corpo, em duplas.
Essa atividade pode ser feita em folhas de papel pardo emendadas ou em folhas de jornal. O aluno escolhido deitar? sobre as folhas e ser? desenhada a sua circunfer?ncia no papel.
O desenho poder? ser exposto em sala de aula.
2? aula: Cabe?a:
a) Nomear as partes da cabe?a: testa, sobrancelhas, olhos, p?lpebras, c?lios, narinas, boca, l?bios, dentes, l?ngua, queixo, bochechas e orelhas.
Observar os detalhes no colega, ficando face a face com ele.
b) Tipos de cabelos: pretos, loiros, lisos, enrolados.
Testa: fazer movimentos de testa, observando no espelho.
Tipos de testas: largas, estreitas, com rugas, lisas, de beb?, de velho, de jovem.
Observar: tem gente que usa o cabelo na testa (se chama franja), tem gente que usa o cabelo preso, tem gente careca e a testa parece que fica maior.
Observar e explorar as sobrancelhas do colega (fina, grossa, comprida, curta, larga, estreita, escura, clara). Usar as m?os para a explora??o.
Fazer recortes de revistas de diferentes tipos de cabelos, testa e sobrancelhas.
Em uma folha of?cio desenhar diferentes rostos utilizando os recortes selecionados.
3? aula: Olhos
a) Apresentar gravuras de diferentes rostos para o aluno observar os diversos tipos de olhos e m pessoas: grandes, pequenos, olhos pr?ximos, olhos mais afastados, olhos ?puxados? (japoneses).
Explorar cores diferentes de olhos.
Explorar movimentos dos olhos. Brincar de movimentar os olhos.
Exemplo:
Vamos olhar para cima, para baixo, para um lado (observa??o: s? podemos mexer com os olhos)
b) Desenvolver a compreens?o de que os olhos s?o respons?veis pela vis?o.
Observar: cor, forma, tamanho e posi??o de diferentes objetos.
Apresentar um cartaz e pedir que os alunos observem. Esconder o cartaz e pedir que eles contem o que viram.
Pedir que observem a sala de aula. De olhos vendados dever?o dizer o que h? na sala.
Brincar com jogo de mem?ria das letras.
Desenhar: OS OLHOS S?O RESPONS?VEIS PELA VIS?O.
4? aula: Nariz
Explorar os diversos tipos de nariz que existem na sala de aula (fino, grande, pequeno...)
Fazer exerc?cios respirat?rios. Perceber o ar preso e o ar saindo das narinas.
Sentir o cheiro das coisas (de olhos abertos e nomeando).
Sentir o cheiro de alguns ingredientes com os olhos vendados: banana, ma??, p? de caf?, cebolinha, alho.
Conversar sobre a import?ncia de sentirmos, tanto os odores agrad?veis quanto os desagrad?veis.
Citar odores desagrad?veis como: lixo; comida estragada, fezes etc...
Desenhar: O NARIZ ? RESPONS?VEL PELO OLFATO.
5? aula:
a) Boca
Explorar os diversos movimentos com a boca: abrir, fechar, jogar beijos, chamar cavalo, soprar velas, encher bal?o, etc.
Explorar os diversos tipos de boca: grande, pequena, l?bios finos, l?bios grossos, boca aberta, boca fechada, boca chorando, boca sorrindo, ...
Brincar de bolinha de sab?o no parquinho.
b) L?ngua (gusta??o)
Fazer diversos movimentos com a l?ngua.
Sentir diversos sabores e relatar a experi?ncia: ?cido(lim?o), salgado(sal), doce (a??car), amargo (agri?o), de prefer?ncia de olhos vendados.
Perceber a consist?ncia: mole, duro, l?quido, s?lido. Pedir exemplos aos alunos. Dar um copinho de gelatina ou bala para cada crian?a experimentar.
c) Gusta??o
De olhos vendados, fazer a experi?ncia de sabores. Oferecer uma bala, um biscoito, um lim?o etc...
Utilidade dos dentes e l?ngua: lembrar da import?ncia da higiene da boca.Desenhar: COM O PALADAR, SENTIMOS O GOSTO DAS COISAS.
6? aula:
a) Queixo e bochechas
Explorar os movimentos de articula??es no espelho.
Mastigar observando o movimento do queixo.
Fazer movimento frente ao espelho (bochecha cheia, vazia)
Observar bochechas coradas, inchadas, magras, gordas, com sardas, com rugas, etc.
b) Orelhas:
Observar e explorar diversos tipos de orelhas, grandes, pequenas, de homem, de mulher (o uso do brinco), de beb?, orelha mole, orelha dura...
Posi??o das orelhas na cabe?a (posi??o especial)
Descobrir a fun??o da orelha como prote??o dos ouvidos (perceber o ?buraquinho?, tampar com os dedos e experimentar diversos sons)
Recortar diversas orelhas e escrever: OS OUVIDOS S?O RESPONS?VEIS PELA AUDI??O.
c) Fazer uma excurs?o na escola para perceber os diversos sons: barulho de carro na rua (pr?ximo ? entrada da escola), de pessoas, de sino, etc.
Explorar diversos sons de objetos na sala de aula: l?pis batendo na carteira, r?gua caindo no ch?o, ...
7? aula:
a) Tronco
Detalhes do tronco: co stas, peito, barriga, cintura, umbigo, ombro, quadril, n?degas, vagina, p?nis.
Nomear, localizar e discriminar a fun??o.
Observar a uni?o das pernas e troncos.
b) Pesco?o
Pedir aos alunos para localizar a parte do corpo que une a cabe?a ao tronco.
Fazer exerc?cios com o pesco?o.
c) Bra?os
Reconhecer os bra?os em si e nos outros. Identificar as fun??es dos bra?os.
Movimentar os bra?os: para cima, para baixo, para frente, para tr?s.
Observar: bra?os compridos e suas fun??es: dobrar, levantar, abaixar, abrir, fechar.
Brincar de lan?ar uma bola de soprar de um colega para o outro.
Ressaltar o ponto de uni?o dos bra?os com o tronco (ombro). Realizar movimentos poss?veis que dependem da mobilidade dessa articula??o, fazendo com que a crian?a ponha a m?o contr?ria na articula??o, em movimento, de maneira que tenha uma dupla sensa??o pelo movimento e pelo todo.
Montar um boneco de papel articulado.
8? aula:
a) M?os
Observar, destacar, assinalar, tocar e nomear em si mesmo, no companheiro, em objetos e em gravuras.
Destacar quantas m?os temos. Vis?o da m?o como um todo.
Movimentar dedos, n?mero de dedos. Imitar profiss?es: datil?grafo, pianista, cozinheiro...)
Observar as unhas , nomes e apelidos dos dedos. Cantar a m?sica dos dedinhos.
Polegares
Polegares
Onde est?o?
Aqui est?o
Eles se sa?dam
Eles se sa?dam
E se v?o
E se v?o
Indicadores
Indicadores
Onde est?o?
Aqui est?o
Eles se sa?dam
Eles se sa?dam
E se v?o
E se v?o
Dedos m?dios
Dedos m?dios
Onde est?o?
Aqui est?o
Eles se sa?dam
Eles se sa?dam
E se v?o
E se v?o
Anelares
Anelares
Onde est?o?
Aqui est?o
Eles se sa?dam
Eles se sa?dam
E se v?o
E se v?o
Dedos m?nimos
Dedos m?nimos
Onde est?o?
Aqui est?o
Eles se sa?dam
Eles se sa?dam
E se v?o
E se v?o
Todos os dedos
Todos os dedos
Onde est?o?
Aqui est?o
Eles se sa?dam
Eles se sa?dam
E se v?o
E se v?o
Todos os dedos
Todos os dedos
Onde est?o?
Aqui est?o
Eles se sa?dam
Eles se sa?dam
E se v?o
E se v?o
Dispon?vel no site:
http://letras.terra.com.br/eliana/91150/
Contornar as m?os com l?pis e depois cobrir com cola colorida.
b) Tato
Embalar objetos para os alunos descobrirem caracter?sticas atrav?s do tato: leve, pesado, frio, quente, ?spero, liso, rugoso)
Desenhar: PELA PELE SENTIMOS O TATO
9? aula: Pernas e p?s
Observar, tocar, nomear as pernas no companheiro, em si mesmo, sem espelho. Fazer refer?ncia ao ponto de unidade do tronco com as pernas.
Para que servem as pernas? Quantas pernas temos? Tirar os sapatos e meias. Observar os p?s. A??es: caminhar, correr, pular.
Mover os dedos dos p?s. Assinalar a analogia entre m?os e p?s (ambos tem dedos e unhas)
Andar com as pernas duras, flexionando os joelhos, andar com a m?o, saltar como sapo, caminhar, saltar, correr, dan?ar, subir escadas, patinar.
Deitado, flexionar as pernas como se estivesse andando de bicicleta.
Exerc?cios de atividades de rela??o: cal?ar-se, descal?ar, tirar e colocar as meias...
Referir-se ? articula??o que liga pernas e p?s: tornozelo: movimento de andar nas pontas dos p?s, andar com os calcanhares, com os lados dos p?s.
Observar, no decorrer das aulas, se os alunos reconhecem as partes do corpo, se as nomeiam e identificam suas fun??es.
Verificar, tamb?m, se os alunos conseguem nomeiar os ?rg?os dos sentidos e reconhecem a fun??o de cada um.
Avaliar a participa??o e o envolvimento do aluno em cada atividade proposta.