Portal do Professor

Início do Conteúdo

Brincando com jornais

Autor e Co-autor(es)

Ricardo lucas da Rocha imagem do usuário

JUIZ DE FORA - MG Universidade Federal de Juiz de Fora

Jose Luiz Lacerda

Estrutura Curricular

Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Educa??o Infantil Movimento Coordena??o
Ensino Fundamental Inicial Educa??o F?sica Esportes, jogos, lutas e gin?sticas

Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula

Aprender a brincar com materiais alternativos e ou reciclaveis;

Exercitar os seus sentidos, estimular a criatividade do brincar;

Reconhecer as possibilidades de adapta??es de materiais que se transformam em brincadeiras;

Duração das atividades

3 aulas de 50 min./total:150 min

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

N?o ? necess?rio nenhum conhecimento

Estratégias e recursos da aula

Aula 1

Espa?o: p?tio da escola, quadra esportiva ou qualquer espa?o que possibilite o desenvolvimento da atividade.

Material: folhas de jornal, bola de pl?stico, borracha, t?nis ou meia.

Atividade 1

Dividir a turma em grupos iguais e enfileir?-los atr?s de uma linha de largada no fundo da quadra. O primeiro de cada grupo dever? correr com uma p?gina de jornal no peito e com as m?os para tr?s sem deix?-la cair e pass?-la para o seu companheiro do grupo. O grupo que terminar primeiro ser? o vencedor.

undefined

Atividade 2

Dividir a turma em dois grupos iguais de 4 a 8 alunos e demarcar um percurso de 10 ou 20 metros ida e volta. Os alunos dever?o correr segurando uma folha aberta de jornal, dois a dois. O grupo que terminar primeiro ser? o vencedor.

undefined

Atividade 3

Jogo dos dez pontos

Dividir a turma em dois grupos, um grupo dever? colocar um "colete" feito com jornal (uma folha inteira dobrada no meio com um furo para colocar a cabe?a) e uma bola pl?stica. Cada grupo dever? passar a bola entre si (jogando, n?o pode entregar na m?o do companheiro) contando em voz alta de 1 at? 10, conseguindo marcar um ponto. Vence o grupo que fizer cinco pontos primeiro.

undefined

Aula 2

Espa?o: p?tio da escola, quadra esportiva ou qualquer espa?o que possibilite o desenvolvimento da atividade.

Material: folhas de jornal, bola de pl?stico, borracha, t?nis ou meia e um barabante para amarrar o jornal na trave do gol.

Atividade 1

Dividir a turma em dois times em uma quadra de futsal, amarra-se uma folha de jornal no meio de cada gol e utiliza-se uma bola de borracha, t?nis ou de meia. Os alunos de cada time devem atacar e defender, mas n?o podem entrar na ?rea de handebol para arremessar a bola ou na ?rea escolhida pelo professor. O objetivo ? arremessar a bolinha e rasgar totalmente o jornal do time advers?rio com a bolinha.

undefined

Aula 3

Espa?o: p?tio da escola, quadra esportiva ou qualquer espa?o que possibilite o desenvolvimento da atividade.

Material: folhas de jornal, fita adesiva colorida, giz, fita crepe e tinta guache

Atividade

Jogo da velha vivo e interativo

Como fazer:

undefined

undefined

Como Brincar:

1 - O profesor vai separar a turma em grupos de seis alunos, sendo que tr?s de cada grupo ser?o as pe?as em X e os outros tr?s as pe?as em O do jogo.

2 - Demarcar? o ch?o com giz ou fita adesiva amarela ou fita crepe, formando o tabuleiro do jogo da velha (duas linhas paralelas na horizontal e duas perpendiculares na vertical). Sorteie qual grupo come?ar? primeiro. Um aluno X e um aluno O tiram par ou impar para saber quem come?a o jogo. Caso o X comece, um dos tr?s de X escolhe r? um dos espa?os do t abuleiro para ocupar. Em seguida, ser? a vez de um aluno O fazer sua escolha. O jogo segue alternando-se a vez das "pe?as".

3 - Vence o grupo que conseguir formar sequ?ncia de tr?s simbolos iguais de (X ou O) em uma linha vertical, horizontal ou diagonal.

undefined

Recursos Complementares

Avaliação

Verificar com os alunos se existem possibilidades para se brincar utilizando a criatividade com materiais alternativos e ou reciclaveis;

Reconhecer as possibilidades de adapta??es de materiais que se transformam em brincadeiras;

Verificar junto com alunos o quanto as brincadeiras foram divertidas e que pode haver uma competi??o saud?vel.