Portal do Professor

Início do Conteúdo

Reconhecimento dos principais poluentes e das principais doenças transmitidas por água contaminada: uma aprendizagem significativa para o Ensino Fundamental

Autor e Co-autor(es)

Tatiana D´Angelo Souza e Silva imagem do usuário

JABOTICABAL - SP ANTONIO JOSE PEDROSO PROF

Natália Rossi; Anderson Spimpolo Malta

Estrutura Curricular

Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Final Meio Ambiente Sociedade e meio ambiente

Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula

Esta sequência didática foi realizada a fim de promover simultaneamente, o desenvolvimento de conhecimento, de atitudes e de habilidades necessárias à preservação e melhoria da qualidade ambiental em alunos da 5ª. série do Ensino Fundamental, seguindo os conteúdos programáticos dos Parâmetros Curriculares Nacionais referentes ao terceiro bimestre. Mais especificamente, os alunos puderam aprender sobre diferentes tipos de poluição (ar, água e solo), tendo conhecido sobre destinos do lixo, 3 R´s, Efeito Estufa, Aquecimento Global, eutrofização e utilização de agrotóxicos. Todos esses aspectos foram relacionados também com as suas consequências para a saúde humana, além da ambiental. Algumas doenças veiculadas pela água contaminada (Esquistossomose, Hepatite A, Leptospirose, Amebíase e Cólera) também foram abordadas.

Duração das atividades

Foram utilizados 11 encontros, alternados entre aulas simples e duplas de 50 minutos cada, para a aplicação de toda a sequência didática.

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Antes da aplicação da seqüência didática foram averiguados os conhecimentos prévios dos alunos quanto às diferentes formas de poluição, conseqüências destas para a nossa saúde e para o meio ambiente e ao conhecimento sobre desequilíbrio ambiental, através de um questionário com quatro questões, o qual foi denominado questionário pré-teste.

Estratégias e recursos da aula

O primeiro encontro foi uma aula simples utilizada apenas para aplicação do pré-teste.
O segundo encontro houve duas aulas, sendo na primeira realizada uma dinâmica na qual cada aluno elaborou uma lista no caderno com os principais resíduos gerados na sua casa e na segunda aula foi enfatizada a poluição do solo, introduzido os conceitos de lixão, aterro sanitário e compostagem.
No terceiro encontro, aula simples, foi realizada uma gincana utilizando diferentes tipos de lixo. A atividade consistia na correta separação do lixo para reciclagem, de acordo com o material constituinte do produto.
O quarto encontro abordou o tema Aquecimento Global e iniciou com um trecho de aproximadamente 10 minutos do filme “A Era do Gelo 2”, seguido de problematização. O conceito sobre Efeito Estufa foi aplicado de forma expositivo-dialogada, com auxílio de desenhos feitos na lousa.
O quinto encontro começou com uma problematização sobre o caso do lago de Jaboticabal, cujo intuito foi a reflexão dos alunos sobre a causa da morte dos peixes e com isso introduziu-se o conteúdo sobre eutrofização, o qual foi exposto de forma expositiva-dialogada, com auxílio de fotos, utilizando-se apresentação no Power Point. Exercícios sobre o Protocolo de Kyoto foram pedidos como tarefa de casa.
No sexto encontro realizou-se a correção dos exercícios propostos e uma revisão sobre os tipos de poluição, relacionando à questão da saúde em geral. Focou-se nas doenças provocadas pela contaminação da água, as quais foram sorteadas, e propôs-se a realização de um trabalho em grupo nas próximas aulas, que finalizaria com a apresentação dos alunos para a sala. O sétimo encontro, caracterizado por aulas duplas, foi destinado para a pesquisa dos grupos acerca das doenças sorteadas. Para isso, na primeira aula, alguns grupos foram à biblioteca, pesquisar em livros e os outros foram pesquisar na internet, na sala de computação. Na segunda aula, houve uma inversão do local de pesquisa dos grupos.
No oitavo encontro os grupos elaboraram os cartazes que seriam utilizados na apresentação. O nono encontro foi reservado para conclusão dos cartazes e para que as apresentações dos cinco grupos fossem realizadas. As apresentações foram orais com a utilização de cartazes.
No décimo encontro foi trabalhado um mapa conceitual, o qual foi completado pelos próprios alunos e foi utilizado como forma de avaliação.
No décimo primeiro, e último, encontro foi aplicado o questionário pós-teste.
 

Avaliação

A avaliação foi contínua durante toda a aplicação da seqüência didática, sendo consideradas todas as atividades: questionário sobre o Protocolo de Kyoto, as discussões, a dinâmica, a gincana, a apresentação, o mapa-conceitual e o questionário pós-teste.