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Jogo do STOP em L?ngua Portuguesa e Matem?tica

Autor e Co-autor(es)

PATRICIA CARVALHO PACHECO imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Ana Maria Ferola da Silva Nunes, Denize Donizete Campos Rizzotto, Eliana Aparecida Carleto, Luciana Soares Muniz.

Estrutura Curricular

Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial L?ngua Portuguesa L?ngua escrita: usos e formas
Ensino Fundamental Inicial L?ngua Portuguesa L?ngua oral: usos e formas
Ensino Fundamental Inicial Matem?tica N?meros e opera??es

Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula

A partir dessa aula os/as alunos/as poder?o desenvolver as linguagens oral, escrita e exercitar a opera??o de adi??o; ampliar seu conhecimento de mundo e de ortografia; socializar e descontrair em grupo; al?m de ampliar seus conhecimentos sobre substantivos pr?prios e comuns.

Duração das atividades

Aproximadamente 120 minutos_2 aulas de 60 minutos cada uma.

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Professor/a ? preciso que os/as alunos/as j? tenham estudado substantivos comuns e pr?prios e saibam diferenci?-los e aplic?-los em textos e contextos significativos, nos quais ocorrem atividades orais e escritas.

Estratégias e recursos da aula

Professor/a retome com seus/suas alunos/as, separadamente, os conceitos de substantivo pr?prio e substantivo comum, fornecendo-lhes exemplos cotidianos para que os compreendam sem criar confus?o conceitual. Professor/a acesse o sitio e descubra um pouco mais sobre o jogo STOP que ser? trabalhado nesta aula: 

http://www.centraldejogos.com.br/stop/stop.asp

1? aula ? Uma (1) aula de 60 minutos


Professor/a fa?a com os/as alunos/as, reunidos/as em duplas e/ou trios, o Jogo do STOP, tamb?m conhecido como Adedonha, jogando com nomes pr?prios e nomes comuns. Providencie para cada grupo uma folha avulsa, contendo os temas (nomes de pessoas, de lojas, de animais,de objetos, etc) separados em colunas. Feita a distribui??o da folha, providencie um alfabeto m?vel, para sortear as letras, em cada rodada deve ser sorteada uma letra.
Segue abaixo um modelo:

Modelo de Jogo
Letra SorteadaNome de pessoasNome de lojasNome de animaisNome de objetosTotal

? importante que antes do in?cio do jogo, as crian?as sejam apresentadas ?s regras e concordem com elas. Para isso, seria interessante que voc?, professor/a apresentasse-as em retroprojetor para discuss?o em sala de aula com toda a turma, lembrando-lhes que ap?s a concord?ncia de todos/as, as regras n?o ser?o modificadas ao longo do jogo.


As regras do Jogo do STOP ou Adedonha s?o as seguintes:


a. Escolha dos temas (estes poder?o ser definidos a partir da necessidade do/a professor/a diante do conte?do que est? trabalhando em sala de aula. Acima sugerimos alguns para o desenvolvimento dessa atividade)
b. Com os temas definidos, ser? sorteada uma letra e inicia-se uma rodada.
c. Em duplas e/ou os trios, os/as alunos/as ter?o um tempo determinado para preencher as colunas com a letra sorteada.
d. Todos/as devem responder cada tema com a letra sorteada no in?cio da resposta.
e. Quando algum grupo preencher os temas que souber, poder? pedir STOP! Nesse momento, todos/as os/as outros/as jogadores/as n?o poder?o escrever mais nada. Quem preencheu, preencheu!
f. Os nomes pr?prios e comuns colocados nas colunas devem ser comparados entre os grupos. Se algu?m escreveu uma palavra igual ? dos outros grupos, todos ganham 5 pontos. Se algum grupo escreveu uma palavra que ningu?m tenha preenchido igual, ganha 10 pontos. E, por fim, se algum grupo escreveu uma palavra de um tema que ningu?m tenha preenchido com nenhuma palavra, ganha 15 pontos.
g. A validade da resposta para cada tema poder? ser conferida por voc? professor/a de modo coletivo ou deixar para que os grupos o fa?am.
h. O processo ? repetido at? atingir um n?mero de rodadas espec?fico.
i. Os pontos de cada rodada devem ser somados e anotados. Ao fim das rodadas, somam-se todos os pontos. Ganha o grupo que fizer mais pontos.


2? aula ? Uma (1) aula de 60 minutos


Um desdobramento interessante desse jogo ? trabalhar os pontos conseguidos no jogo do STOP, nas aulas de matem?tica.
Voc?, professor/a, poder? retomar a pontua??o dos grupos pedindo que refa?am as somas, que descubram a diferen?a de pontos entre o primeiro e o ?ltimo grupo e que escrevam por extenso os valores obtidos por cada grupo.
Os desdobramentos para a aula de matem?tica dever?o ser planejados, conforme o n?vel de compreens?o de sua turma.

Avaliação

A avalia??o desta aula pode ser feita considerando a participa??o e o envolvimento dos grupos na atividade, desta forma, a observa??o e os registros feitos por voc? professor/a s?o importantes.