Portal do Professor

Início do Conteúdo

Estudando os meios de comunica??o

Autor e Co-autor(es)

Amanda Barros Teixeira imagem do usuário

JUIZ DE FORA - MG Universidade Federal de Juiz de Fora

Andr?a Vassallo Fagundes

Estrutura Curricular

Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial L?ngua Portuguesa Alfabetiza??o
Ensino Fundamental Inicial L?ngua Portuguesa Ortografia

Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula

Refletir com os alunos sobre a import?ncia dos meios de comunica??o e os benef?cios que eles nos proporcionam.
Desenvolver habilidades de escrita na elabora??o de frases.

Duração das atividades

3 aulas de aproximadamente 45 minutos

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Conhecer os ?rg?os do sentido e estar inserido no processo de alfabetiza??o e letramento

Estratégias e recursos da aula

Momento 1

A professora deve perguntar aos alunos o que eles entendem por meios de comunica??o. Se j? ouviram essa express?o e, se sabem dar exemplos de meios de comunica??o. Conforme as crian?as forem falando a professora dever? ir escrevendo no quadro os diversos meios de comunica??o citados. A lista deve conter o maior n?mero de nomes poss?vel dentre eles:

TELEFONE ? R?DIO ? COMPUTADOR ? CELULAR ? TELEVIS?O ? INTERNET ? CARTA ? JORNAL ? REVISTAS ? CINEMA ? LIVRO ? CD ? DVD ? M?SICA ? E-MAIL

Explicar que os meios de comunica??o s?o instrumentos que nos auxiliam a receber ou transmitir informa??o. Dessa maneira, eles ajudam a comunicarmos uns com os outros. Fazer com que reflitam como seria complicado viver sem os meios de comunica??o. Colocar situa??es para as crian?as pensarem... Imaginem se o telefone n?o existisse, como poder?amos dar uma not?cia urgente para a outra pessoa? E se a televis?o n?o existisse... como saber?amos o que acontece no nosso pa?s?

Momento 2

Ap?s essa conversa informal a professora deve escrever no quadro a seguinte frase e pedir para os alunos copiarem (essa atividade pode ser feita no caderno de aula da crian?a ou em uma folha de papel of?cio A4 distribu?da ? cada crian?a). OS MEIOS DE COMUNICA??O NOS D?O NOT?CIAS DE OUTRAS PESSOAS, LUGARES E ACONTECIMENTOS.

Em seguida, distribuir revistas para as crian?as pedindo que procurem os mais diversos meios de comunica??o, lembrar da lista feita no momento 1.

Momento 3

Explicar para os alunos que cada meio permite que nos comuniquemos de uma maneira diferente com o outro. Por exemplo: a televis?o permite que muitas pessoas vejam a mesma not?cia ao mesmo tempo, ou seja, ela ? um meio de comunica??o de grande abrang?ncia. J? o telefone ? um meio que permite que poucas pessoas se comuniquem ao mesmo tempo, o mais comum ? que duas pessoas falem ao telefone. Al?m disso, os meios de comunica??o s?o de diferentes tipos: uns s?o sonoros,   (r?dio, telefone, celular), outros visuais, (jornais, livros, revistas), h? ainda os audiovisuais (televis?o, cinema) e os de multim?dia, ou seja, diversos meios simultaneamente (internet).

Momento 4

Distribuir as seguintes folhas xerocadas para cada crian?a que, durante sua reasliza??o devem ser corrigidas individualmente e, posteriormente no quadro.

Folha 1

undefined

Folha 2

undefined

Avaliação

Observar a participa??o dos alunos durante as atividades propostas.
Analisar a capacidade de produ??o escrita de cada aluno, observando os avan?os e as dificuldades em rela??o ? escrita: ortografia.
Avaliar se o aluno reconhece os diferentes meios de comunica??o existentes, bem como a sua utilidade.