Andr?a Vassallo Fagundes
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | L?ngua Portuguesa | Alfabetiza??o |
Ensino Fundamental Inicial | L?ngua Portuguesa | Ortografia |
Refletir com os alunos sobre a import?ncia dos meios de comunica??o e os benef?cios que eles nos proporcionam.
Desenvolver habilidades de escrita na elabora??o de frases.
Momento 1
A professora deve perguntar aos alunos o que eles entendem por meios de comunica??o. Se j? ouviram essa express?o e, se sabem dar exemplos de meios de comunica??o. Conforme as crian?as forem falando a professora dever? ir escrevendo no quadro os diversos meios de comunica??o citados. A lista deve conter o maior n?mero de nomes poss?vel dentre eles:
TELEFONE ? R?DIO ? COMPUTADOR ? CELULAR ? TELEVIS?O ? INTERNET ? CARTA ? JORNAL ? REVISTAS ? CINEMA ? LIVRO ? CD ? DVD ? M?SICA ? E-MAIL
Explicar que os meios de comunica??o s?o instrumentos que nos auxiliam a receber ou transmitir informa??o. Dessa maneira, eles ajudam a comunicarmos uns com os outros. Fazer com que reflitam como seria complicado viver sem os meios de comunica??o. Colocar situa??es para as crian?as pensarem... Imaginem se o telefone n?o existisse, como poder?amos dar uma not?cia urgente para a outra pessoa? E se a televis?o n?o existisse... como saber?amos o que acontece no nosso pa?s?
Momento 2
Ap?s essa conversa informal a professora deve escrever no quadro a seguinte frase e pedir para os alunos copiarem (essa atividade pode ser feita no caderno de aula da crian?a ou em uma folha de papel of?cio A4 distribu?da ? cada crian?a). OS MEIOS DE COMUNICA??O NOS D?O NOT?CIAS DE OUTRAS PESSOAS, LUGARES E ACONTECIMENTOS.
Em seguida, distribuir revistas para as crian?as pedindo que procurem os mais diversos meios de comunica??o, lembrar da lista feita no momento 1.
Momento 3
Explicar para os alunos que cada meio permite que nos comuniquemos de uma maneira diferente com o outro. Por exemplo: a televis?o permite que muitas pessoas vejam a mesma not?cia ao mesmo tempo, ou seja, ela ? um meio de comunica??o de grande abrang?ncia. J? o telefone ? um meio que permite que poucas pessoas se comuniquem ao mesmo tempo, o mais comum ? que duas pessoas falem ao telefone. Al?m disso, os meios de comunica??o s?o de diferentes tipos: uns s?o sonoros, (r?dio, telefone, celular), outros visuais, (jornais, livros, revistas), h? ainda os audiovisuais (televis?o, cinema) e os de multim?dia, ou seja, diversos meios simultaneamente (internet).
Momento 4
Distribuir as seguintes folhas xerocadas para cada crian?a que, durante sua reasliza??o devem ser corrigidas individualmente e, posteriormente no quadro.
Folha 1
Folha 2
Observar a participa??o dos alunos durante as atividades propostas.
Analisar a capacidade de produ??o escrita de cada aluno, observando os avan?os e as dificuldades em rela??o ? escrita: ortografia.
Avaliar se o aluno reconhece os diferentes meios de comunica??o existentes, bem como a sua utilidade.