![]() CURITIBA - PR SECRETARIA ESTADUAL DE EDUCA??O |
![]() TELEMACO BORBA - PR WOLFF KLABIN CE E FUND MED NOR E PROF |
![]() CURITIBA - PR SECRETARIA ESTADUAL DE EDUCA??O |
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Matem?tica | N?meros e opera??es |
__________________________
* Este todo pode ser representado por valor monet?rio, figura, total de um conjunto, etc.
N?o h? conte?dos pr?vios a serem trabalhados.
Iniciar as atividades conversando com os estudantes, no sentido de apurar e registrar o que os alunos j? conhecem sobre o conte?do: Fra??o.
Ap?s anote os conceitos por eles apresentados em quadro-negro e a partir destes apresente o que segue.
Nesta aula, proponho que fa?a uso da metolodologia WebQuest com seus alunos e alunos. Professor/a, sabe o que ? WebQuest?
Camila Leonardo prop?e no acervo de WebQuests da Comunidade WebQuestBrasil, atividades que far?o com que estudantes aprendam sobre a hist?ria das fra??es, atendendo neste momento a dimens?o hist?rica do conte?do.
Ent?o vamos l?!
Atividade 01 - Sobre a hist?ria das fra??es
Proponha aos estudantes que visitem, em duplas no laborat?rio de inform?tica a WebQuest: Hist?ria da Matem?tica: Fra??o, e realizem as atividades nela proposta, esta atividade levar? 2 aulas, para que pesquisem, organizem e apresentem os registros referentes aos questionamentos propostos.
Os questionamentos propostos na tarefa da WebQuest: Hist?ria da Matem?tica: Fra??o e que deve?o ser respondidos, s?o:
1) Na Hist?ria da Matem?tica como surgiu a fra??o? A descoberta da fra??o foi importante?
2) O que ? fra??o? Quais s?o os tipos de fra??o? E explique cada tipo de fra??o.
3) Em que situa??o do nosso cotidiano usamos a fra??o? Para que elas servem?
Neste momento os estudantes dever?o perceber as necessidades apresentadas no fato hist?rico que fizeram com que o homem desenvolvesse o conceito de fra??o.
Antes de partir para as atividades propriamente ditas, assista ao que apresenta o v?deo Fra??es: Conversa de Professor, de aprox. 11 min. para que conhe?a e compreenda os problemas e maneiras de ensinar o conceito de fra??es, dispon?vel em: http://objetoseducacionais2.mec.gov.br/handle/mec/8793
Fra??es [Conversa de professor]
Ap?s a leitura do v?deo parta a novas atividades com os estudantes.
Atividade 02 - Sobre o conceito de fra??es
Nesta atividade, que durar? 01 aula, por meio de quatro figuras geom?tricas planas divididas em partes iguais, com partes que possuem colora??es diferentes. Abaixo da figura existe um campo para preenchimento com a representa??o fracion?ria das partes coloridas em rela??o a todas as partes que comp?em a figura geom?trica plana. Em outro momento, ? solicitado ao aluno a representa??o em forma de fra??o das partes n?o coloridas em rela??o a todas as partes da figura geom?trica plana.
Dispon?vel em: http://objetoseducacionais2.mec.gov.br/handle/mec/8991
Atividade 03 - Sobre equival?ncia de fra??es
a) Proponha aos estudantes que realizem a seguinte atividade, dispon?vel em: http://www.gilian.escolabr.com/webquest/frac/tangram/
b) Com base num valor monet?rio qualquer, como por exemplo R$ 36,00 solicite que os estudantes realizem atividade similar a anterior.
Calculem 1/2 de R$ 36,00
Calculem 1/4 de R$ 36,00
Calculem 1/4 de R$ 36,00 + 1/4 de R$ 36,00
Discutam no grupo e encontrem outras divis?es que unidas d?em 1/2 de R$ 36,00
Solicite aos alunos e alunas que ainda em grupos, fa?am uma s?ntese do que estudamos at? aqui. Esta s?ntese poder? ser realizada por meio de texto, hist?ria ou desenho livre que represente o que foi estudado at? aqui. Esta atividade poder? ser realizada como tarefa de casa.
A ?ltima aula desta s?rie, dever? ser realizada em sala de aula.
Com a turma organize um cartaz, que poder? ser apresentado e disponibilizado posteriormente para toda a escola que apresente o conceito de fra??o constru?do pela turma. Neste cartas poder?o ser inclu?das imagens, colagens e frases que apresentem a s?ntese da turma sobre o tema.
Nome | Tipo |
---|---|
Fracciones1 | Anima??o/simula??o |
Barros, G?lian C. WebQuest: Fra??o - Dispon?vel em: http://www.webquestbrasil.org/criador/webquest/soporte_izquierda_w.php?id_actividad=189&id_pagina=2