Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
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Ensino Fundamental Inicial | Matem?tica | N?meros e opera??es |
Formar conjuntos de m?ltiplos de um n?mero
Conhecer as regras para a forma??o de conjuntos de m?ltiplos de um n?mero
Multiplica??o de n?meros naturais
No p?tio, com a turma dividida em grupos, dar o seguinte desafio:
"Quero montar um grupo que contenha todos os n?meros m?ltiplos do n?mero 5". Voc?s t?m... (combinar com eles um tempo para a tarefa) para realizar a tarefa.
Primeira parte ? compreendendo o significado das palavras:
Procurar no dicion?rio o significado da palavra m?ltiplo.
Deixar que registrem, troquem as descobertas feitas e tentem montar os grupos de m?ltiplos de 5.
? importante que o professor circule, n?o s? para observar de que forma os grupos encaminham seus trabalhos, mas tamb?m para lan?ar perguntas e desafios que possam ajudar ? caminhada de todos os grupos.
Ao final do tempo combinado, pedir que cada grupo apresente as suas descobertas.
Em seguida, organizar com eles, a partir das descobertas realizadas, o que s?o os m?ltiplos de um n?mero e de que maneira esses grupos s?o fromados:
M?ltiplos de um n?mero natural
Para obter os m?ltiplos de um n?mero natural, multiplicamos esse n?mero pela sequ?ncia de n?meros naturais. Exemplo:
5X0 = 0
5X1 = 5
5X2= 10
5X3= 15
5X4 = 20 e assim por diante.
Dar v?rios n?meros para que procurem os grupos de m?ltiplos. Encaminhar as descobertas para o fato de que estes grupos s?o infinitos.
Lan?ar perguntas do tipo:
Que n?meros aparecem em todos os grupos?
Ouvir as respostas que aparecer?o, dando oportunidade para que eles percebam que o zero ? m?ltiplo de todos os n?meros e que o pr?prio n?mero ? sempre m?ltiplo dele mesmo.
Registrar formalmente as descobertas no caderno das crian?as ? ? importante ressaltar que os registros devem ser sempre coletivos e elaborados com as palavras das crian?as, este ? apenas um lembrete o que n?o pode ser esquecido.
"O conjunto dos m?ltiplos de um n?mero pode ser representado assim:
M(5) = { 0,5, 10, 15, 20 ...}
O zero ? m?ltiplo de qualquer n?mero natural.
Todo n?mero natural ? m?ltiplo de si mesmo.
Um n?mero natural diferente de zero tem infinitos m?ltiplos.
Para representar que um grupo ou conjunto ? infinito, usamos retic?ncias (...)"
Dar exerc?cios individuais no caderno.
Observa??o da participa??o nos grupos, no registro coletivo e corre??o dos exerc?cios individuais.