Andréa Vassallo Fagundes
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Alfabetização |
Refletir com os alunos sobre a importância dos meios de transporte e os benefícios que eles nos proporcionam.
Desenvolver habilidades de escrita.
Classificar os meios de transportes.
Desenvolver a coordenação motora fina, através de recorte e colagem.
Estar inserido no processo de alfabetização e letramento.
Momento 1
Iniciar a aula com uma conversa informal perguntando como os alunos vêm para escola? Alguns vão responder que vêm de carro, outros de ônibus, van, a pé, ... A partir das respostas a professora poderá perguntar se sabem o nome desses elementos que nos levam de um lugar para outro. Explicar que irão estudar sobre os “Meios de Transporte”, dizendo que eles proporcionam benefícios a todos nós. É utilizando os meios de transporte que as pessoas viajam, que os alimentos chegam até a nós, que temos a oportunidade de ir a lugares mais longes, etc.
Perguntar quais meios de transporte os alunos conhecem, listando no quadro os nomes que forem aparecendo:
CARRO – BICICLETA – AVIÃO – NAVIO – ÔNIBUS – MOTO – BARCO – HELICÓPTERO – TÁXI – CAMINHÃO – CARROÇA – BOTE – CANOA
Momento 2
Escrever no quadro a seguinte frase: OS MEIOS DE TRANSPORTE NOS LEVAM DE UM LUGAR A OUTRO
Distribuir revistas para as crianças e pedir que procurem vários tipos de meios de transporte diferentes. Elas deverão recortar essas figuras e colar logo abaixo da frase. Essa atividade pode ser feita no caderno de aula ou em uma folha de papel ofício A4 distribuída para cada criança.
Momento 3
Em uma roda, explicar que há vários tipos de transportes: uns voam, outros flutuam, outros deslizam, outros são puxados pela força animal. Exemplificar para as crianças:
Puxados por força animal: charrete, carroça, trenó.
Movidos pela força do homem: bicicleta, canoa, botes
Movido pelo vapor: trem, navio
Movido pela força do vento: barcos e caravelas
Movido pela força do motor: automóveis, aviões, caminhões, ônibus
Movido pela eletricidade: bonde, ônibus, trem
Movido pela propulsão: aviões a jato
Explicar também que esses meios de transporte podem ser divididos em: terrestres (andam no chão, sobre a terra), aéreos (andam no ar), aquáticos (andam nos rios, lagos e lagoas) ou marítimos (andam nos mares e oceanos)
Momento 4
Distribuir a folha abaixo xerocada para cada criança e pedir para completarem usando as palavras TERRA, MAR E CÉU. Depois, podem ilustrar os meios de transporte citados.
Momento 5
Atividade relacionada:
MARQQUE O NOME DE ANIMAIS QUE NOS AJUDAM NOS TRANSPORTES:
( ) BOI
( ) GALINHA
( ) ELEFANTE
( ) MACACO
( ) CAMELO
( ) PORCO
( ) RENA
( ) CAVALO
Momento 6
Contar para as crianças que quem inventou o avião foi um homem brasileiro chamado Santos Dumont. O avião que ele criou recebeu o nome de 14 Bis e ele ficou conhecido como o pai da aviação.
Nesse momento a professora distribuirá uma folha xerocada com a figura de Santos Dumont e do 14 Bis e pedirá que as crianças escrevam, "do jeitinho delas", quem foi ele e o que criou.
Imagens disponíveis em:
http://conversademenina.files.wordpress.com/2009/05/santos-dumont.jpg e
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/1751/imagens/14bis.jpg
Momento 7
Através de conversa informal, dizer as crianças que os transportes não andam sozinhos, explicar que só os homens põem em movimentos os transportes. Um dos transportes que o homem conseguiu fazer com que ande muito rápido é o avião.
Escrever no quadro e pedir para que as crianças copiem no caderno a seguinte frase:
O AVIÃO É UM MEIO DE TRANSPORTE MUITO RÁPIDO.
Logo em seguida, pedir para que transcrevam essa frase com letra cursiva.
Distribuir gravuras de aviões para que as crianças colem abaixo e pintem como desejar.
Momento 8
Conversar com as crianças dizendo que, de todos os meios de transporte estudados, um dos mais usados é o automóvel. Nesse momento a professora poderá explicar que existem diferentes marcas de automóveis, com vários tipos e modelos, de diversos anos de fabricacação. Explicar também o que faz o carro andar (álcool, gasolina, g ás).
Produzir uma frase coletiva com a turma sobre os automóveis para ser copiada.
Exemplo: O AUTOMÓVEL É UM MEIO DE TRANSPORTE MUITO USADO NAS CIDADES.
Em seguida, podeRÃO desenhar vários tipos de automóveis e pintar de cores diferentes.
Momento 9
Distribuir uma folha xerocada para cada criança com a atividade abaixo pedindo para recortarem e colarem cada meio de transporte no seu devido lugar. A criança deverá separar os meios de transporte terrestres, aéreos e marítimos ou aquáticos.
Observar a participação dos alunos durante as atividades propostas.
Nas atividades de escrita perceber se os alunos estão avançando em relação a fase da escrita que se encontram (pré-silábico, silábico, silábico-alfabético e alfabético). Essa análise servirá de diagnóstico para a elaboração de atividades que visem o avanço da escrita.
Observar o traçado da letra cursiva do aluno.
Avaliar a desenvoltura e o manuseio com a tesoura através dos recortes propostos.
Analisar se os alunos conseguem classificar os meios de transportes existentes.
Avaliar os conhecimentos apreendidos sobre o tema proposto.