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Brincadeira de crian?a como ? bom!

Autor e Co-autor(es)

Ricardo lucas da Rocha imagem do usuário

JUIZ DE FORA - MG Universidade Federal de Juiz de Fora

Jos? Luiz Lacerda

Estrutura Curricular

Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Educa??o Infantil Movimento Coordena??o
Ensino Fundamental Inicial Educa??o F?sica Esportes, jogos, lutas e gin?sticas

Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula

Resgate dos jogos e brincadeiras populares;

Vivenciar as brincadeiras utilizadas em gincanas;

Perceber as atividades dos jogos e brincadeiras como meio para o desenvolvimento da coopera??o;

Vivenciar habilidades encontradas nas manifesta??es dos jogos e brincadeiras e de forma l?dica.

Duração das atividades

2 aulas de 50 min./total:150 min

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

N?o ? necess?rio nenhum conhecimento anterior.

Estratégias e recursos da aula

 Espa?o: p?tio da escola, quadra esportiva ou qualquer espa?o que possibilite o desenvolvimento da atividade.

 Material: coletes.

ATIVIDADE 1

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BARRA MANTEIGA

Como brincar:

Trace duas linhas distantes 8 metros ou 8 passos uma da outra. Atr?s dessas marca??es ficaram os alunos e divididos em dois grupos com o mesmo n?mero de participantes e uns de frente para os outros. Dado o sinal um aluno do grupo escolhido para ser o "Barra Manteiga" e para come?ar vai at? o limite do outro time, onde est?o todos com os bra?os estendidos e com a palma da m?o virada para cima e recita: "Barra Manteiga/ Minha M?e/ Mandou bater/ Um, dois, tr?s".

O aluno vai batendo de leve em cada m?o at? bater mais forte numa delas e pronunciando "Barra Manteiga e fugindo na dire??o do seu grupo. Todos os alunos do grupo advers?rio tem de correr atr?s dele e tentar peg?-lo. Se isso acontecer, o aluno ? incorporado ? equipe advers?ria. Caso contr?rio, ? a vez do outro aluno fazer o mesmo com algu?m do outro time. A linha nunca deve ser invadida pelo perseguidor. Caso aconte?a, o aluno ? capturado. Em seguida um aluno do grupo perseguido passa a ser o "Barra Manteiga".

Vence o grupo que ficar com mais gente.

ATIVIDADE 2 

Espa?o: p?tio da escola, quadra esportiva ou qualquer espa?o que possibilite o desenvolvimento da atividade.

Material: uma bola e coletes.

Caranguejobol

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www.youtube.com/watch?v=aRPfZBbSQkM

Como brincar:

O professor dividir? a turma em duas equipes na posi??o de caranguejo (quatro apoios de costas). O jogo consiste em fazer o gol na meta contr?ria e os goleiros ficam de joelhos e os demais s? podem deslocar na posi??o de caranguejo e o aluno que levantar fica dois minutos do lado de fora ou at? acontecer um gol.

Somente os goleiros est?o autorizados a pegar a bola com as m?os. Marca-se o tempo de dura??o da partida com dois tempos de cinco minutos.

ATIVIDADE 3

Espa?o: p?tio da escola, quadra esportiva ou qualquer espa?o que possibilite o desenvolvimento da atividade.

Material: 4 sacos e um giz.

Corrida de Saco

Como brincar:

A turma ser? dividida em quatro grupos e ser? tra?ada duas linhas paralelas com cerca de dez metros de dist?ncia uma da outra. Uma ser? a marca da partida e a outra da chegada. Cada grupo receber? um saco.

O primeiro corredor de cada grupo " veste" o saco e o segura com as m?os na altura da cintura e ao sinal do professor, ele sai pulando at? a marca??o oposta e volta, tamb?m pulando.

Em seguida, tira o saco e o entrega ao segundo participante. O jogo prossegue assim at? que todos os integrantes de uma das equipes completem o percurso e ven?am a competi??o.

A brincadeira tamb?m ? chamada de corrida do canguru.

ATIVIDADE 4

Espa?o: p?tio da escola, quadra esportiva ou qualquer espa?o que possibilite o desenvolvimento da atividade.

Material:colheres, ovo cozido, laranjas ou batatas.

Corrida ovo na colher

Como brincar:

Marca-se um local de partida e outro de chegada. Cada corredor deve segurar com uma das m?os ou com a boca uma colher com um ovo cozido em cima. Vence quem chegar primeiro ao local de chegada e sem derrubar o ovo. Para variar variar, substitua o ovo cozido por laranja ou batata.

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Espa?o: quadra esportes, sala de aula ou qualquer espa?o que possibilite a execu??o da atividade.

Material: tampinha de garrafa pet ou de refrigerante garrafa e giz

tampinha de refrigerante

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tampinha garrafa pet

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Para brincar s?o necess?rias no m?nimo duas crian?as.

Um caminho que servir? como uma pista ? desenhado no ch?o e cada crian?a fica com uma tampinha.

Um de cada vez os participantes v?o dando leves toques na tampinha com a ponta do indicador, para faz?-la andar sem sair do caminho ou tocar na linha.

Quem errar passa a vez a outro. Quando algu?m erra, volta a jogar de onde parou na rodada seguinte. O primeiro que terminar o caminho vence.

Recursos Complementares

Avaliação

Os alunos aprenderam a respeitar as limita??es dos colegas e aproveitaram para desenvolver suas habilidades?

Os alunos aprenderam o sentido de cooperar uns com os outros atrav?s dos jogos e brincadeiras?

Houve a percep??o das atividades dos jogos e brincadeiras como meio para o desenvolvimento da coopera??o;