Ana Maria Ferola da Silva Nunes, Denize Donizete Campos Rizzotto, Luciana Soares Muniz, Patrícia Carvalho Pacheco
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Matemática | Tratamento da informação |
Ensino Fundamental Inicial | Matemática | Números e operações |
O/A aluno/a poderá:
Para a realização desta aula é necessário que o/a aluno/a: consiga distinguir os diferentes conceitos e utilizações do sistema decimal (ordens e classes), mais especificamente: unidades, dezenas e centenas simples; identificar e registrar numerais de 1 a 999, bem como a quantidade que cada um representa e sua escrita numérica. Assim, professor/a retome com os/as alunos/as os conteúdos citados antes de propor a atividade.
Professor/a providencie um espaço, que poderá ser a própria sala de aula, desde que seja possível trabalhar em equipes de no máximo seis alunos/as; lápis; borracha e folha de papel sulfite para cada elemento da equipe.
Construa 30 fichas medindo (4cm x 4cm) para cada equipe. Para cada dez fichas deverá utilizar uma mesma cor, e numerá-las de 0 a 9, por exemplo:
a- dez fichas verdes escritos os números de zero a nove;
b- dez fichas brancas também escritos os números de zero a nove;
c- dez fichas amarelas escritos os números de zero a nove.
Providencie também 03 saquinhos de tecidos de cores diferentes ou caixinhas também de cores diferentes.
a- Dentro de cada saquinho ou caixinha deverão ser colocadas nove fichas de uma única cor, assim, cada equipe deverá ter três saquinhos ou caixinhas de cores diferentes.
b- Deverá ser um conjunto de fichas e saquinhos para cada equipe de até seis elementos.
Veja como fiz:
Primeira Aula– Estruturando a atividade
Professor/a dividida a turma em equipes. Em cada equipe entregue um conjunto de 3 saquinhos com nove fichas em cada um, sendo de cores diferentes em cada um deles.
A equipe pegará os saquinhos com as fichas de 0 a 9 e jogará assim:
Você poderá explicar a atividade para os/as alunos/as da seguinte forma:
__Vocês já aprenderam a decompor e compor numerais. Vamos fazer uma atividade que irá demonstrar se realmente aprenderam.
Para isto, organizem-se em grupos de cinco elementos. Em cada grupo haverá três saquinhos contendo fichas numeradas de zero (0) a nove (9), estas fichas terão cores diferentes em todos os saquinhos. Na sua vez de jogar você deverá pegar uma ficha de cada cor, ou seja, uma ficha em cada saquinho. Em seguida deverá ficar atento/a as solicitações que irei fazer a fim de que escreva um numeral utilizando os algarismos que foram retirados nos diferentes saquinhos. Vocês deverão ao final de cada rodada escrever o número formado na folha que receberam.
Veja o exemplo: professor/a retire uma ficha de cada saquinho e em seguida utilize os algarismos retirados deles e escreva o maior número possível utilizando-os, observe a imagem abaixo:
Os algarismos retirados foram: 7, 3 e 8. O maior número que poderá ser formado com estes algarismos é 873
Segunda Aula: Registrando
Professor/a faça o registro da atividade no caderno de Matemática. Registre o nome da atividade e os objetivos propostos por você. Sugerimos que alguns exercícios possam contemplá-la, porém não se esqueça de rever os conteúdos que você poderá trabalhar utilizando esta atividade, a qual poderá ser trabalhada, por e xemplo, solicitando ao s/às alunos/as que elaborem uma tabela com os numerais formados por alguns/mas alunos/as nas diferentes jogadas. Veja a sugestão:
Elementos do grupo |
1ª Jogada |
2ª Jogada |
3ª Jogada |
4ª jogada |
Gustavo | 346 | 421 | 531 | 607 |
Maria Emilia | 905 | 432 | 789 | 137 |
Ana Flávia | 957 | 873 | 231 | 809 |
Rafael | 324 | 801 | 321 | 176 |
Nicolle Vitória | 901 | 432 | 783 | 532 |
Após a elaboração da tabela, faça análise da mesma através de questionamentos:
a) Qual é a soma dos numerais formados por Gustavo?
b) Quem marcou o maior número de pontos na: 1ª jogada ______? 2ª jogada _____? 3ª jogada _____? 4ª jogada ______?
c) Quem conseguiu marcar mais pontos no final de todas as jogadas?
d) Adicione todos os numerais formados na 3ª jogada.
e) Qual a diferença de pontos entre Maria Emília e Ana Flávia na 4ª jogada?
f) Escreva todos os numerais ímpares que aparecem em todas as jogadas.
g) Escreva os numerais formados na quarta jogada em ordem decrescente.
h) Escreva os nomes de sua equipe em ordem alfabética.
Uma outra atividade poderá ser proposta
Pensando no jogo de Fichas e Números, registre:
a) Todos os numerais que você formou.
b) Os numerais que você formou em ordem crescente.
c) Os numerais registrados acima por extenso.
d) Os numerais registrados que são pares e os que são ímpares?
e) O sucessor e o antecessor dos numerais que você formou.
Vamos decompor os numerais que você formou? Para isto veja o exemplo:
358- três centenas, cinco dezenas e oito unidades.
Professor/a, para concluir a atividade registre também:
Com o jogo Fichas e Números revimos que o nosso sistema de numeração decimal é estruturado em três ordens: unidades, dezenas e centenas. Todos os numerais com até três algarismos pertencem a classe das unidades simples. No entanto, na leitura, não é necessário dizer a classe, basta falar o numeral.
Por exemplo: 48 – quarenta e oito (observe que não se fala quarenta e oito unidades simples), esta ideia foi registrada na tabela abaixo.
Já aprendemos que, cada coluna não pode ter dois numerais. É importante não esquecermos que começamos a escrever os algarismos da direita para a esquerda. Assim, cada ordem pode chegar até o numeral 9. Veja como colocar os numerais na tabela de ordens:
NÚMEROS | CENTENAS | DEZENAS | UNIDADES |
5 | 5 | ||
48 | 4 | 8 | |
106 | 1 | 6 | |
279 | 2 | 7 | 9 |
Importante
Professor/a ao utilizar uma atividade lúdica tenha sempre objetivos bem definidos ao executá-la e jamais a realize apenas com o intuito de executá-la ou pelo prazer de dizer que as utiliza em sua sala de aula.
Foto 1 ; &nb sp; &nbs p; Foto 2
Foto 1 e 2 – Jogo Fichas e números. Realizado em 2007 com alunos/as da 2ª série (atual 3º ano do Ensino Fundamental de 9 anos) da Escola de Educação Básica da Universidade Federal de Uberlândia (ESEBA)- Professora Eliana Aparecida Carleto
Fonte: Acervo da autora
Professor/a discuta com os/as participantes os conceitos que foram contemplados na atividade. Solicite que digam se ao final da atividade aprenderam alguma coisa que ainda não sabiam. Em caso afirmativo peça que enumerem essas aprendizagens.