Portal do Professor

Início do Conteúdo

ORDEM ALFAB?TICA E USO DO DICION?RIO ? Parte 2

Autor e Co-autor(es)

ELIANA APARECIDA CARLETO imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Ana Maria Ferola da Silva Nunes, Denize Donizete Campos Rizzotto, Luciana Soares Muniz, Patr?cia Carvalho Pacheco

Estrutura Curricular

Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial L?ngua Portuguesa Alfabetiza??o
Ensino Fundamental Inicial L?ngua Portuguesa L?ngua escrita: pr?tica de produ??o de textos

Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula

Com as atividades aqui propostas os/as alunos/as poder?o:

  •  Revisar seus conhecimentos sobre a ordem alfab?tica, letra mai?scula e min?scula.
  • (Re)conhecer a ordem alfab?tica e a sua fun??o como elemento organizador.
  • Desenvolver a capacidade de ler, compreender e localizar informa??es no texto lido.

Duração das atividades

Aproximadamente 180 minutos ? tr?s (3) aulas ) aulas de 60 minutos

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Professor/a para a realiza??o das atividades propostas, sugerimos que os/as alunos/as tenham vivenciado as atividades indicadas na aula ?Ordem alfab?tica e uso do dicion?rio ? Parte 1? dispon?vel no Portal do Professor. Os conhecimentos sobre a ordem alfab?tica, isto ?, a ordem em que as letras aparecem no alfabeto e a distin??o de letras mai?sculas e min?sculas s?o pr?-requisitos para melhor compreens?o pelo/a aluno/a das atividades aqui sugeridas.

Estratégias e recursos da aula

Primeira Aula: Uma (1) aula de 60 minutos

Professor/a organize os/as alunos/as em uma roda de conversa e informe a eles/as que ir?o cantar uma m?sica do cantor e compositor Toquinho. Pergunte se algu?m o conhece, se j? ouviram m?sica dele e se gostam de m?sica.
Em seguida fa?a um pequeno relato da biografia dele, diga, por exemplo, Toquinho se chama Antonio Pecci Filho nasceu em 6 julho de 1946, na cidade de S?o Paulo. Apelidado de ?Toquinho? pela m?e, ganhou um apelido que o acompanharia durante toda sua vida art?stica. Interessado pelo viol?o come?ou a tomar aulas desde os primeiros anos de sua adolesc?ncia. Foi parceiro de Vinicius de Moraes e comp?s v?rias m?sicas para crian?as.
Fonte: http://www.brasilescola.com/biografia/toquinho.htm

Ap?s essa conversa inicial distribua para cada aluno/a a letra da m?sica B?-A-B?. Ressalte o nome do cantor e compositor. Solicite que fa?am a leitura silenciosa do texto, aproveite a oportunidade para verificar a forma que est?o lendo, observe o movimento que fazem com os olhos e boca, interfira quando necess?rio dizendo a forma adequada para se fazer a leitura.
A leitura silenciosa permite que o/a aluno/a compreenda o texto mais facilmente e de forma mais completa. N?o se esque?a de acrescentar as letras k, y e w em suas exposi??es orais, uma vez que estas ainda n?o haviam sido inseridas em nosso alfabeto quando a m?sica foi composta.

    M?sica: B?-A-B?

        Toquinho     

Quando a gente cresce um pouco
? coisa de louco o que fazem com a gente:
Tem hora pra levantar,
hora pra se deitar,
Pra visitar parente.
Quando se aprende a falar,
se come?a a estudar,
Isso n?o acaba nunca.
E s? vai saber ler,
s? vai saber escrever
Quem aprender o b?-a-b?.
E al?m do abeced?rio,
um grande dicion?rio
Vamos todos precisar:

Com A escrevo amor,
com B bola de cor,
Com C eu tenho corpo, cara e cora??o.
Com D ao meu dispor escrevo dado e dor,
Com E eu sinto emo??o!
Com F falo flor,
com G eu grito gol
Com H de haver eu posso harmonizar.
Com I desejo ir,
com J volto j?,
com L tenho luar.
Com M escrevo m?o, mam?e, manjeric?o,
Com N digo n?o e o verbo nascer.
Com O eu posso olhar,
com P paparicar,
Com Q eu quero querer.
Com R posso rir,
Com S sapoti,
Com T tamandu?,
com U Urubupung?.
Com V juro que vi,
com X fa?o xixi,
No fim o Z da zebra.

Ao terminar de fazer a leitura silenciosa indague: ser? que voc?s conseguem cantar essa m?sica? Algu?m j? ouviu?
Pe?a aos/?s alunos/as que fa?am a leitura coletiva da letra e tentem descobrir o que os autores falam sobre as v?rias mudan?as que ocorrem em nossa vida.
Ressalte as letras do alfabeto e as palavras utilizadas para representar cada uma delas. N?o se esque?a de comentar, como registramos anteriromente, que a m?sica foi composta antes da nova reforma ortogr?fica, assim, as letras K, Y e W ainda n?o estavam incorporadas no nosso alfabeto, por isso n?o apareceram na letra da m?sica.

Depois de estabelecido o di?logo, convide os/as alunos/as para irem at? o Laborat?rio de Inform?tica, a fim de assistirem ao v?deo da m?sica em quest?o. Para isto utilize o sitio http://www.youtube.com/watch?v=5vzM90KEQZw . Professor/a caso n?o tenha acesso ao Laborat?rio de Inform?tica voc? poder? utilizar o CD ? Can??o dos direitos da crian?a (Toquinho ? Movieplay do Brasil, 1997).

Segunda Aula: Uma (1) aula de 60 minutos

Pro fessor/a retome a m? sica cant ada na aula anterior , cante com os/as al unos/as, fa?a a leitur a do texto da mesma destacando as letras do alfabeto.

Ap?s as diferentes leituras pe?a aos/?s alunos/as que colem a letra da m?sica no caderno de Portugu?s, se preferir voc? poder? escrev?-la na lousa e pedir que a turma copie.
Em seguida elabore algumas atividades que contemplem a m?sica trabalhada e tamb?m a ordem alfab?tica das palavras. Sugerimos as seguintes:

O que o texto nos diz?

Pense e responda:


a) O que ? b?-a-b?? Para que ele serve?

b) Observe o abeced?rio que aparece na m?sica. Copie as palavras usadas para identificar cada letra.
A - B - C----------- (at? a letra z)

c) As letras escritas no abeced?rio da m?sica B?-a-b? quando reunidas formam palavras, frases e textos. Elas formam o _____________________.

d) Este ? o alfabeto mai?sculo:- --------- (Os/as alunos/as dever?o escrever as letras mai?sculas).

e) Este ? o alfabeto min?sculo:- --------- (Os/as alunos/as dever?o escrever as letras min?sculas).

f) Escreva o nome de seus/suas colegas e professora/s em ordem alfab?tica. N?o se esque?a de incluir o seu nome.

g) Agora, reescreva as palavras abaixo em ordem alfab?tica:
melancia ? amora - p?ssego ? uva ? morango ? caqui ? laranja ? banana- lim?o ? jabuticaba. (Professor/a, utilize palavras conhecidas pelos/as alunos/as, ou se preferir solicitem que consultem o dicion?rio a fim de descobrirem seu/s significado/s).

h) Numere as palavras de acordo com a ordem alfab?tica.

( ) vaca                             ( ) cachorro
( ) gato                             ( ) arara
( ) bode                            ( ) macaco
( ) porco                           ( ) formiga

Terceira Aula: Uma (1) aula de 60 minutos

ORDEM ALFAB?TICA13 REGISTRANDO NO CADERNO DE L?NGUA PORTUGUESA

Fonte: http://2.bp.blogspot.com/_Q1QJn3ZMKRQ/SYMHS4n1DsI/AAAAAAAABGQ/cU7NAUDv7_Q/s400/2.gif

Professor/a proponha aos/as alunos/as que pensem sobre o que mais gostam de comer, de brincar, de fazer nas horas livres, na escola, no clube, dentre outros.
Elabore questionamentos do tipo: Pensem no que voc?s gostam de fazer quando est?o em casa; agora no que gostam de fazer quando est?o na escola...
Depois de feitas v?rias solicita??es, proponha que elaborem um texto descrevendo o que mais gostam.

Produ??o de texto

Pense em tudo que voc? gosta de fazer.
Pensou?
Ent?o, escolha algumas destas coisas e escreva o que voc? mais gosta utilizando as letras do alfabeto. Voc? dever? fazer o texto de acordo com a ordem alfab?tica, ou seja, pense em algo que goste de fazer que comece com a letra A e descreva-o, em seguida com a letra B e assim por diante at? terminar todas as 26 (vinte e seis) letras de nosso alfabeto. Voc? poder? escolher o t?tulo que desejar. Veja o exemplo abaixo:

ALFABETO1

alfabeto completo


Fonte: Texto produzido pela a luna Eduarda Duarte Santana Costa; 2? s?rie (atual 3? ano do Ensino Fundamental de 9 anos) da Escola de Educa??o B?sica da Universidade Federal de Uberl?ndia (ESEBA)- Professora Eliana Aparecida Carleto.

Avaliação

A avalia??o dever? ser realizada durante todas as atividades propostas. Para isso professor/a leve em considera??o a participa??o do/a aluno/a nas discuss?es e tamb?m no texto elaborado em aula, cujo tema permite que seja observado o entendimento do/a aluno/a perante os conte?dos apresentados.