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Transporte passivo - Difus?o

Autor e Co-autor(es)

Thiago Machado Mello de Sousa imagem do usuário

BRASILIA - DF Universidade de Bras?lia

Maria das Gra?as M. de Souza

Estrutura Curricular

Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino M?dio Biologia Identidade dos seres vivos

Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula

1. Diferenciar transporte ativo de transporte passivo; 2. Explicar como funciona o processo de difus?o de um soluto; 3. Distinguir difus?o passiva e a difus?o facilitada de solutos pela membrana citoplasm?tica.

Duração das atividades

2 horas-aula de 50 minutos cada

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

1. Conceito de densidade; 2. Caracter?sticas da membrana plasm?tica (composi??o bioqu?mica, modelo do mosaico fluido e permeabilidade seletiva).

Estratégias e recursos da aula

 Aula 1 – 50 minutos

 

Professor, a seguinte atividade deve ser realizada na sala de informática.

 

No início da aula exponha aos seus alunos os conceitos do que é transporte ativo e transporte passivo. Uma forma de fazer isso é verificar com os alunos o que eles entendem por transporte ativo e passivo respectivamente. Questione os alunos. O que é transporte? E transporte ativo? E passivo? Deixe-os formularem suas próprias idéias. Peça exemplos.

 

Dica! Durante esta discussão oriente os alunos a buscarem exemplos que não estejam necessariamente relacionados com a Biologia. Aproveite os exemplos dos alunos como gancho para a exposição dos conceitos formais de transporte ativo e passivo em relação ao gasto de energia.

 

Atividade para casa 1 - Uma boa forma de verificar a compreensão dos conceitos trabalhados é relacioná-los ao exemplo de um automóvel. Que diferença existe entre um carro que está subindo uma ladeira em primeira marcha e uma carro que desce a ladeira com o motor desligado? Existe diferença de gasto de energia entre os dois exemplos? Qual? Qual dos exemplos se relaciona melhor com os conceitos de transporte ativo e passivo. Peça aos alunos que lhe entreguem por escrito as respostas.

 

Vamos pensar? Professor, questione seus alunos acerca de uma situação inusitada: o que acontece quando alguém “solta” um pum no elevador cheio de passageiros? Como o cheiro desagradável se espalha? Para responder estas perguntas explore com os alunos o objeto de aprendizagem do RIVEDPum no elevador”. Para a realização desta atividade é necessário explorar apenas a primeira e segunda parte do roteiro apresentado. A primeira parte do roteiro mostra como é a difusão das moléculas do cheiro desagradável dentro do elevador. Já a segunda parte ilustra a difusão de corantes em um tanque com água.

 

Dica! Durante esta atividade é recomendável que os alunos estejam voltados para você professor, de modo que você possa conduzir processo passo a passo. Peça aos aluno s que registrem suas hipóteses para e xplicar o fenômeno da difusão do cheiro desagradável. Ao final da atividade aproveite para expor aos alunos os seguintes conceitos: 1) o que é o soluto; 2) o que é o solvente; 3) gradiente de concentração do soluto e 4) difusão. As hipóteses dos alunos para explicar o fenômeno são plausíveis levando em consideração os conceitos apresentados?

 

Exercício – Como atividade de revisão de conceitos e avaliação do aprendizado oriente os alunos a resolverem os seguintes exercícios propostos pelo objeto de aprendizagem:

 

1) Comportamento das moléculas de dois solutos diferentes enquanto se misturam.

 

  

 2) Mistura de ácido clorídrico e hidróxido de amônia.

 

 

   

3) Montagem de um modelo sobre trocas gasosas nos alvéolos.

 

  

Dica! Para a realização desta atividade separe a turma em grupos. No caso dos alunos não terem tempo para a realização desta atividade por completo, oriente-os a darem preferência para a realização dos exercícios 1 e 3.

 

Atividade para casa 2 - Oriente cada grupo a lhe entregar por escrito, como foi pensada a estratégia de resolução de cada um dos exercícios.

 

 

Aula 2 – 50 minutos
 

Professor, a seguinte atividade deve ser realizada na sala de informática.

 

Na aula passada, trabalhamos com os alunos o conceito de difusão de uma forma ampla. Nesta segunda aula a proposta &eac ute; um aprofundamento do con ceito, aplicado aos sistemas biológicos. No caso vamos a diferenci ar difusão simples (ou diálise) da difusão facilitada. Inicialmente, explore com os alunos o objeto de aprendizagem do RIVEDdenomina do “Transporte Passivo Através da Membrana Plasmática”, mais especificamente, a experiência sobre difusão:

  

  

A experiência interativa consiste em observar como di ferentes solutos entram na célula através da membrana plasmática. Durante a realização da experiência interativa oriente os alunos a observarem se existem diferenças de como ocorre a movimentação de cada soluto proposto. Alguns questionamentos podem ajudar: Todos os solutos atravessam a membrana da mesma forma? Observando o sentido de movimentação é possível determinar onde a concentração de cada soluto é maior?

 

Dica! Fique atento! Os alunos conseguiram perceber a diferença de movimentação de cada soluto? Aproveite esta atividade para discutir com os alunos a diferença que existe entre a difusão simples e a facilitada, o papel dos canais transportadores, proteínas carreadoras e a influência do tamanho e carga do soluto no transporte.

 

Dica! Não exponha diretamente os conceitos. Uma boa forma de discuti-los é incitar os alunos a tentarem estabelecer as diferenças entre os tipos de difusão. Aproveite o gancho das idéias levantadas pelos os alunos para a apresentação dos conceitos formais.

 

Exercício Como exercício de consolidaç&at ilde;o dos conteúdos oriente os alunos a resolverem o último exercício proposto pela atividade RIVED “Pum no elevador”:

 


 

Atenção! Caso alguns dos links da aula não estejam funcionando, você pode acessá-los pelos seguintes endereços (copie e cole no seu navegador):

Objetos de aprendizagem:

http://rived.mec.gov.br/atividades/biologia/pum_no_elevador/pum_elevador.swf - Pum no elevador. Atividade desenvolvida para o RIVED. Objeto de aprendizagem sobre o fenômeno de difusão, através de experimentação, exploração, reconhecimento e análise das atividades contidas no objeto.

http://rived.mec.gov.br/atividades/biologia/transporte_passivo_membrana_plasmatica/ - Transporte Passivo Através da Membrana Plasmática. Atividade desenvolvida para o RIVED. Animação interativa que exemplifica os processos de difusão e osmose.

Avaliação

A avalia??o dos alunos pode ser feita da seguinte maneira: 1. Pela contribui??o individual nas discuss?es. 2. Por meio das atividades de casa: os alunos conseguiram diferenciar transporte ativo de passivo em termos de gasto de energia? Os alunos conseguiram relacionar os conceitos de transporte ativo e passivo com o exemplo do autom?vel? Como foi a estrat?gia de resolu??o dos exerc?cios do objeto de aprendizagem do RIVED ?Pum no elevador?? Os alunos conseguiram estabelecer a rela??o de como ocorre a mistura de dois solutos em um ambiente aquoso? Que crit?rios foram utilizados para a montagem do modelo de troca de gases nos alv?olos? 3. Pelas hip?teses levantadas para a explica??o dos fen?menos observados nos dois objetos de aprendizagem utilizados nas duas aulas.